O medo da paternidade se transforma em pesadelo no novo filme de terror da Blumhouse dirigido por Roxanne Benjamin
David Mattle e Briella Guiza como Spencer e Lucy no filme 'Mistério na Floresta', de Roxanne Benjamin. Foto: © Blumhouse Television |
Em 2019, o diretor Lee Cronin e seu co-roteirista Stephen Shields nos presentearam com O Bosque Maldito, um filme assustador da A24 que apresenta Seána Kerslake como uma mãe desesperada após seu filho pequeno desaparecer na floresta. Quando o menino interpretado por James Quinn Markey retorna, a mãe começa a desconfiar de seu comportamento estranho, e acaba chegando à conclusão de que ele foi substituído por uma cópia maligna.
Essa ideia bizarra, que resgata elementos do folclore europeu das crianças trocadas, também serve de base para Mistério na Floresta, o novo filme da Blumhouse Television e da Epix, cuja parceria já rendeu o regular A Casa no Bayou e o duvidoso Desumano. Só que ao invés de focar na paranoia de uma mãe, desta vez a história é apresentada pela perspectiva de um amigo da família das crianças desaparecidas, que vê o medo comum de não estar preparado para ser pai se transformar em algo literalmente horrível.
PUBLICIDADE
Ben (Zach Gilford, da série O Clube a Meia-Noite) e sua esposa Margaret (Alisha Wainwright, de Morte de um Operador de TeleMarketing) são um jovem casal sem filhos que optou por suas carreiras ao invés dos desafios da paternidade. Eles vão acampar com um casal de amigos, Thomas (Carlos Santos, de Amizade de Férias) e Ellie (Amanda Crew, de A Maldição de Isabelle), para se divertir e deixar os problemas em casa.
Alisha Wainwright, Briella Guiza e Amanda Crew como Margaret, Lucy e Ellie no filme 'Mistério na Floresta', de Roxanne Benjamin. Foto: © Blumhouse Television |
Para azar deles, Thomas e Ellie trouxeram alguma tensão conjugal para a viagem. Para azar do espectador, a primeira meia hora de Mistério na Floresta é dedicada quase exclusivamente a desenvolver esse drama chato. Ou melhor, tentar desenvolver, pois no fim das contas a subtrama não tem muito peso nos eventos do filme. Isso é uma pena, pois com um pouco mais de cuidado, dava para extrair coisa boa dessa história.
PUBLICIDADE
A viagem dos amigos fica sombria quando Lucy e Spencer (Briella Guiza, da série A Lista Terminal, e David Mattle, da série Life & Beth), filhos pequenos do casal em crise, desaparecem na floresta. Quando retornam como se nada tivesse acontecido, Ben desconfia que há algo muito errado com as crianças. Não dá para culpá-lo, já que ele presenciou um evento medonho enquanto procurava por elas. Independente disso, os irmãos realmente parecem mais assustadores do que já eram.
Alisha Wainwright e Zach Gilford como Margaret e Ben no filme 'There's Something Wrong with the Children', de Roxanne Benjamin. Foto: © Blumhouse Television |
A partir daí, os roteiristas T.J. Cimfel e David White abraçam o velho clichê do protagonista que sabe a verdade, mas ninguém acredita nele. Também cuidam de acrescentar detalhes que o tornam um personagem não confiável, incentivando o espectador a questionar sua percepção sobre a realidade. É um terreno pantanoso, e já vi muitos diretores afundarem ao tentar atravessá-lo. Mas a direção surpreende, extraindo suspense e tensão e até um pouco de humor-negro de situações batidas.
PUBLICIDADE
Roxanne Benjamin estreou na direção de longas-metragens com Rastros na Escuridão, uma mistura de drama, fantasia e comédia lançada em 2019, sobre uma guarda-florestal que passa a noite vigiando uma possível cena de crime em uma trilha remota na montanha. Rastros na Escuridão não chega a abraçar verdadeiramente elementos de terror, mas Benjamin já tinha experiência com o gênero. Em 2015 e 2017 ela dirigiu segmentos das antologias de terror Southbound e XX, respectivamente. Mais tarde, comandou episódios de séries como Creepshow e O Mundo Sombrio de Sabrina.
Alisha Wainwright como Margaret no filme 'Mistério na Floresta', de Roxanne Benjamin. Foto: © Blumhouse Television |
Seu trabalho em Mistério na Floresta destaca-se principalmente no segundo ato, quando o desespero toma conta de Ben e seu mundo começa a desabar. Também vale destacar sua criatividade na criação de alguns momentos de tensão, reservados para o ato final, quando a personagem de Alisha Wainwright assume o protagonismo. Espere por confrontos relativamente bem filmados, um pouco de violência e algumas cenas sangrentas. E não se espante se começar a se questionar "o que exatamente esse filme está querendo dizer?", pois o subtexto realmente é, no mínimo, estranho.
Infelizmente, o subtexto acaba ganhando mais destaque do que o entretenimento, o que leva Mistério na Floresta para um final um tanto anti-climático. Acaba não sendo um grande filme, mas tem seus bons momentos, e com certeza é melhor do que as últimas tosqueiras lançadas pela Blumhouse.
Nota: 5/10
Título Original: There's Something Wrong with the Children.
Gênero: Terror.
Produção: 2023.
Lançamento: 2023.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 32 min.
Roteiro: T.J. Cimfel, David White.
Direção: Roxanne Benjamin.
Elenco: Alisha Wainwright, Amanda Crew, Carlos Santos, Zach Gilford, Briella Guiza, David Mattle, Ramona Tyler.