Garotas órfãs são aterrorizadas por boneca assombrada na prequel de 'Annabelle' dirigida por David F. Sandberg
Embora o título nacional sugira uma sequência, Annabelle 2: A Criação do Mal é uma prequel do fraco Annabelle (2014), de John R. Leonetti, que por sua vez era um spin-off do ótimo Invocação do Mal (2013), de James Wan. O longa é dirigido pelo sueco David F. Sandberg, o mesmo realizador de Quando as Luzes se Apagam (2016). Gary Dauberman, que escreveu o primeiro Annabelle, retorna como roteirista da prequel.
A trama, ambientada na década de 1950, segue um grupos de garotas órfãs que são acolhidas temporariamente na propriedade rural do fabricante de bonecas Samuel Mullins e sua esposa Esther, depois do fechamento do orfanato onde viviam. Logo as meninas começam a presenciar eventos sobrenaturais e, tarde demais, descobrem que estão na mira da boneca assombrada Annabelle.
PUBLICIDADE
Assim como no primeiro filme, o roteiro de Dauberman tem muitas falhas. Falta de profundidade nem de longe é um problema para mim em um filme de terror. Já o excesso de conveniências, a previsibilidade e os clichês ruins realmente são difíceis de relevar. A boa notícia é que o diretor contorna a maioria dos deslizes do roteiro com bastante criatividade, e o resultado acaba sendo um filme muito superior ao original.
![]() |
Lulu Wilson em imagem do filme 'Annabelle 2: A Criação do Mal', de David F. Sandberg | ©Warner Bros. |
O talento de Sandberg é visível nos ângulos e movimentos de câmera e na correta manipulação de elementos de luz e sombra. Algumas situações de tensão anunciam jump scares que não acontecem. Outras, aparentemente calmas, terminam com um grande susto. Há um cuidadoso planejamento para que as coisas não sigam por um caminho óbvio. E é muito bom quando um filme de terror consegue subverter positivamente as expectativas e nos surpreender sempre que possível.
PUBLICIDADE
O elenco faz o que pode com o material limitado que tem para trabalhar. Comprei a amizade entre as meninas Linda e Janice, interpretadas por Lulu Wilson (Ouija: Origem do Mal) e Talitha Bateman (Tempestade: Planeta em Fúria). Gostei da irmã Charlotte (Stephanie Sigman, da série Narcos), que lidera as garotas em apuros. E me importei até com as atrizes adolescentes, que recebem pouquíssima atenção do roteiro.
![]() |
Lulu Wilson em imagem do filme 'Annabelle 2: A Criação do Mal', de David F. Sandberg | ©Warner Bros. |
Gostaria que Anthony LaPaglia (Inocente Mordida) e Miranda Otto (O Senhor dos Anéis), que interpretam os donos da casa assombrada, tivessem um pouco mais de tempo na tela. Acho que alguns efeitos digitais poderiam ter sido evitados. Mas na soma geral, Annabelle 2 me divertiu muito mais do que eu esperava.
Nota: 7/10
Título original: Annabelle: Creation.
Gênero: Terror.
Produção: 2017.
Lançamento: 2017.
Pais: Estados Unidos.
Duração: 109 minutos.
Roteiro: Gary Dauberman.
Direção: David F. Sandberg.
Elenco: Anthony LaPaglia, Samara Lee, Miranda Otto, Brad Greenquist, Lulu Wilson, Talitha Eliana Bateman, Stephanie Sigman, Mark Bramhall, Grace Fulton, Philippa Coulthard, Tayler Buck, Lou Lou Safran, Joseph Bishara, Alicia Vela-Bailey, Jessie Giacomazzi.