Crítica | Corra! (Get Out, 2017)

Daniel Kaluuya e Allison Williams estrelam o terror social 'Corra!', filme de estreia do diretor e roteirista Jordan Peele


O ator Daniel Kaluuya como Chris no filme 'Corra!'
O ator Daniel Kaluuya como Chris no filme 'Corra!', de Jordan Peele | ©Blumhouse Productions


Corra! é um suspense/terror sobre um jovem fotógrafo negro que descobre alguns segredos perturbadores durante uma visita à família de sua namorada branca. É o longa-metragem de estreia do diretor Jordan Peele, roteirista e membro do elenco do programa Key and Peele, do Comedy Central. Peele também assina o roteiro de Corra!, estrelado por Daniel Kaluuya (série Skins), Allison Williams (série Girls), Bradley Whitford (O Segredo da Cabana) e Catherine Keener (Onde Vivem os Monstros).

O primeiro personagem que vemos no filme, porém, é o de LaKeith Stanfield (A Vida de Miles Davis), que protagoniza uma ótima cena pré-crédito ambientada em uma rua suburbana. Não será a última vez que o veremos. Mas antes de reencontrá-lo, vamos conhecer o protagonista, o fotógrafo Chris (Kaluuya), que está um pouco desconfortável com a idéia de viajar para a zona rural para ser apresentado aos pais de sua namorada, Rose (Williams).

PUBLICIDADE

Chris teme que os pais de Rose não aceitem o relacionamento da filha com um rapaz negro. Rose o tranquiliza, jurando que seu pai votaria em Obama pela terceira vez se pudesse. De fato, o neurocirurgião Dean Armitage (Whitford) e sua esposa, a hipnoterapêuta Missy (Keener), parecem amigáveis. Na verdade, parecem amigáveis até demais, o que acaba aumentando a preocupação do rapaz.

Imagem do filme 'Corra!'
Imagem do filme 'Corra!', de Jordan Peele | ©Blumhouse Productions


Corra!, então, se transforma no que pode ser descrito como uma mistura divertida, surpreendente e assustadora de Adivinhe Quem vem para Jantar com As Esposas de Stepford. A propriedade rural da família Armitage transpira mistérios. Ou será que a tensão racial está interferindo na maneia como Chris enxerga os eventos ao seu redor? Seja como for, Peele se diverte plantando e cultivando a semente da dúvida por um bom tempo.

PUBLICIDADE

Assim como o protagonista, o espectador também ficará com a pulga atrás da orelha após presenciar algumas cenas e diálogos. E as coisas ficam ainda mais alarmantes quando entram em cena um jardineiro assustador chamado Walter (Marcus Henderson, de Django Livre) e uma governanta, também assustadora, chamada Georgina (Betty Gabriel, de 12 Horas para Sobreviver: O Ano da Eleição).

Daniel Kaluuya e Allison Williams como Chris e Rose no filme 'Corra!'
Daniel Kaluuya e Allison Williams como Chris e Rose no filme 'Corra!', de Jordan Peele | ©Blumhouse Productions


O elenco faz um trabalho muito bom, com destaque para Kaluuya, que consegue transmitir uma infinidade de emoções apenas com olhares. O humor-negro está sempre presente em Corra!, mas o diretor consegue um bom equilíbrio entre a comédia, o terror e a crítica social. Apenas as cenas com o oficial Rod, interpretado por Lil Rel Howery (Loucuras em Família) me pareceram um pouco exageradas, mas elas não chegam a comprometer a experiência.

O mistério sobre a família de Rose nos acompanha até o último ato, quando Peele deixa o suspense de lado e entrega um filme de terror de primeira linha. Dificilmente você verá a reviravolta chegando. Mesmo se matar a charada antes da hora, ainda vai se surpreender com a maneira como a revelação é apresentada, e com algumas cartas extras que o diretor espertamente esconde na manga, e só apresenta nos minutos finais.

Nota: 7.8/10

Título original: Get Out.
Gênero: Suspense, terror.
Produção: 2017.
Lançamento: 2017.
País: Japão, Estados Unidos.
Duração: 1h 44m.
Roteiro: Jordan Peele.
Direção: Jordan Peele.
Elenco: Daniel Kaluuya, Allison Williams, Bradley Whitford, Caleb Landry Jones, Marcus Henderson, Betty Gabriel, LaKeith Stanfield, Stephen Root, Lil Rel Howery, Ashley LeConte Campbell, John Wilmot, Caren L. Larkey, Julie Ann Doan, Rutherford Cravens.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem