Passageiros de trem bala são atacados por zumbis no terror sul-coreano do diretor Sang-ho Yeon
Quarto longa-metragem do diretor sul-coreano Sang-ho Yeon, Invasão Zumbi acompanha os passageiros de um trem-bala que parte da capital da Coréia do Sul com destino à cidade de Busan. O que eles não sabem é que um vírus desconhecido está tomando conta do país, transformando gente comum em zumbis muito nervosos. Além de sobreviver à infecção que ameaça se espalhar pelo trem, os sobreviventes terão que rezar para que sua cidade de destino não tenha sido afetada pelo vírus.
Enquanto o caos se espalha dentro e fora do trem, o roteiro apresenta e desenvolve muito bem seus personagens. Invasão Zumbi é sobre um pai ausente (Yoo Gong) que tenta se reconciliar com a filha (Su-an Kim). É sobre um marido (Dong-seok Ma) disposto a tudo para proteger a esposa (Yu-mi Jung) e o filho que ainda não nasceu. É sobre sacrifício, egoísmo e redenção. E sobre como uma única voz é capaz de despertar a histeria em uma multidão assustada.
A boa notícia é que, diferente da maior parte dos filmes atuais desse gênero que focam demais nos personagens e deixam o terror em segundo plano, os zumbis aqui ganham o devido destaque. Tanto que se tornam o ponto alto do filme. Gostei da maneira quase instantânea com que a transformação acontece. Gostei da maquiagem e da maneira bizarra como os infectados se movem. E mais ainda dos ataques furiosos, que garantem um senso de urgência constante.
Quem gosta de suspense e momentos de roer as unhas vai encontrar um prato cheio nas cenas claustrofóbicas ambientadas nos vagões apertados. Quem gosta de ação vai se deliciar com as perseguições frenéticas em ambientes abertos. E se você já está familiarizado com os clichês do gênero, saiba que o diretor os subverte frequentemente, o que deixa a viagem infernal ainda mais divertida.
O filme tem efeitos práticos razoavelmente sangrentos e uma dose de CGI no último ato, quando a batalha ganha dimensões mais grandiosas. Felizmente, não há aquelas cenas extravagantes típicas de blockbuster. E isso também conta pontos a favor da obra, que ainda nos presenteia com um final que provavelmente vai emocionar o público mais sensível. Invasão Zumbi é o melhor filme de zumbis desde o espanhol [Rec], que a dupla Jaume Balagueró e Paco Plaza dirigiu em 2007. E isso não é pouca coisa.
Nota: 8
Título original: Busanhaeng / Train to Busan.
Gênero: Terror.
Produção: 2016.
Lançamento: 2016.
País: Coréia do Sul.
Duração: 118 minutos.
Roteiro: Joo-Suk Park, Sang-ho Yeon.
Direção: Sang-ho Yeon.
Elenco: Yoo Gong, Yu-mi Jung, Dong-seok Ma, Su-an Kim, Eui-sung Kim, Woo-sik Choi, Sohee, Soo-jung Ye, Myung-shin Park, Gwi-hwa Choi, Seok-yong Jeong, Hyuk-jin Jang, Seong-soo Han, Do-im Woo, Hye-Yeong Moon.