Dana Kimmell interpreta jovem traumatizada que retorna com amigos a Crystal Lake em 'Sexta-Feira 13, Parte 3', de Steve Miner
Richard Brooker como Jason Voorhees no filme 'Sexta-Feira 13, Parte 3', de Steve Miner |
Como o título já indica, Sexta-Feira 13, Parte 3 é o terceiro filme da famosa franquia de terror iniciada em 1980 pelo diretor Sean S. Cunningham e pelo roteirista Victor Miller, sobre adolescentes perseguidos por um assassino em um acampamento de verão amaldiçoado. O longa é dirigido por Steve Miner, mesmo realizador do filme anterior. Dana Kimmell (série As Panteras) lidera o elenco do novo capítulo, roteirizado por Martin Kitrosser e Carol Watson.
A idéia original era que Sexta-Feira 13, Parte 3 mostrasse a final girl Ginny confinada em um hospital psiquiátrico, tendo um novo confronto com o assassino Jason Voorhees. Como a atriz Amy Steel, que interpretou Ginny em Sexta-Feira 13, Parte 2, recusou a oferta para retornar ao papel por conflitos de agenda, os roteiristas tiveram que mudar a história e criar novos personagens para serem perseguidos por Jason, desta vez interpretado por Richard Brooker.
PUBLICIDADE
Brooker foi escolhido para interpretar Jason porque Steve Miner queria um homem grande para o papel. Para dar volume a seu corpo esguio, ele precisou usar um estofamento de espuma sob as roupas. O ator havia trabalhado como trapezista, e fez todas as suas próprias acrobacias no filme. Sexta-Feira 13, Parte 3 foi a primeira experiência de atuação de Brooker, que mais tarde participou de Deathstalker - O Guerreiro Invencível, interpretando o personagem Oghris.
Catherine Parks e Larry Zerner como Vera e Shelly no filme 'Sexta-Feira 13, Parte 3', de Steve Miner |
O camp slasher de Miner começa exatamente de onde o filme anterior parou, confirmando a suspeita de que Jason sobreviveu ao confronto com Ginny. O vilão alérgico a monitores e a adolescentes com hormônios à flor da pele aparece nos primeiros minutos, vagando pelas redondezas do acampamento Crystal Lake, onde rapidamente encontra novas vítimas. Uma delas, inclusive, assistia a uma reportagem na TV noticiando sobre o massacre do filme anterior.
PUBLICIDADE
A protagonista da vez é Chris (Kimmell), uma jovem que carrega um trauma relacionado ao acampamento Crystal Lake. Sua família tinha uma casa de campo às margens do lago e, dois anos antes, após uma discussão com os pais, Chris foi parar na floresta onde teve um encontro rápido mas desagradável com Jason. Esse evento não foi mostrado nos filmes anteriores, e temos acesso a ele através de um flashback, durante uma conversa entre Chris e seu amigo/namorado, Rick, interpretado por Paul Kratka (Blood Was Everywhere).
Tracie Savage e Jeffrey Rogers como Debbie e Andy no filme 'Sexta-Feira 13, Parte 3', de Steve Miner |
Alheia aos noticiários sobre o massacre dos monitores nas proximidades do acampamento sangrento, nossa heroína resolve retornar à casa de campo dos pais para exorcizar os fantasmas de seu passado. Essa história de fundo acaba não tendo grande impacto no filme, mas podemos dizer que esses detalhes fazem de Chris a primeira personagem de Sexta-Feira 13 que ganha um ligeiro background — uma mudança significativa para uma franquia que, até então, priorizava as mortes ao invés do desenvolvimento de seus personagens.
Alguns amigos acompanham Chris em seu retorno a Crystal Lake, como o casal de hippies Chili e Chuck, interpretados por Rachel Howard (Alien - O Terror do Espaço) e David Katims (Aposta Arriscada), e o acrobático Andy (Jeffrey Rogers, de Karatê Kid 2: A Hora da Verdade Continua), que domina como poucos a fina arte de andar de cabeça para baixo. Não são personagens memoráveis. Mas você com certeza se lembrará da última cena de Andy, graças à intervenção sempre mal-intencionada de Jason.
Imagem do filme 'Sexta-Feira 13, Parte 3', de Steve Miner | © Paramount HE |
Os melhores personagens de Sexta-Feira 13, Parte 3 são Vera (Catherine Parks, de Aspen - Dinheiro, Sedução e Perigo), que também é a mais carismática; a namorada de Andie, Debbie (Tracie Savage, de O Assassinato de Nicole Brown Simpson), que protagoniza a única cena de nudez gratuita do filme; e, é claro, o nerd Shelly (Larry Zerner, de A Revolta de Hadley), que inferniza todo mundo com suas pegadinhas assustadoras.
Shelly também irrita uma gangue de motociclistas valentões que conheceu em uma loja de conveniências. Mas o maior feito do rapaz, sem dúvidas, é apresentar a icônica máscara de hóquei, que acompanharia Jason em todos os outros filmes da franquia. A título de curiosidade, o ator Larry Zerner nunca havia atuado. Histórias de bastidores garantem que os produtores apenas o viram distribuindo panfletos para um filme de terror, e perguntaram se ele gostaria de estrelar um.
A atriz Dana Kimmell como Chris no filme 'Sexta-Feira 13, Parte 3', de Steve Miner |
A exemplo dos capítulos anteriores, você pode esperar por muitas cenas de mortes. Como Sexta-Feira 13, Parte 3 foi projetado para tirar proveito da tecnologia 3D, espere também por objetos sendo direcionados e/ou arremessados rumo à câmera. Isso às vezes incomoda. Mas quando esses objetos, especialmente os pontiagudos, atingem o alvo, os efeitos práticos garantem momentos divertidos. Ok, aquela cena do boneco que perde o olho é tosca, mas dá para conviver com isso.
Mesmo que seja mais "dançante" do que eu esperava, a trilha sonora de Harry Manfredini combina com o clima oitentista do filme. A cena final do lago não vai surpreender ninguém. Já o confronto entre Jason e a nova candidata a final girl é bem filmado, e acho até que é o mais empolgante dos três primeiros filmes. Como uma continuação foi lançada dois anos depois, essa não será a última vez que você ouvirá falar de Jason e dos jovens teimosos que insistem em acampar em Crystal Lake. Então, aguarde pelo nosso próximo review.
Nota: 6.4/10
Título Original: Friday the 13th Part III.
Gênero: Terror.
Produção: 1982.
Lançamento: 1982.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 35 min.
Roteiro: Martin Kitrosser, Carol Watson.
Direção: Steve Miner.
Elenco: Dana Kimmell, Tracie Savage, Catherine Parks, Larry Zerner, Paul Kratka, Jeffrey Rogers, Richard Brooker, Rachel Howard, David Katims, Gloria Charles, Kevin O'Brien, Nick Savage, Cheri Maugans, Steve Susskind, David Wiley.
Excelente filme. Mas tem uma coisa que realmente não consigo entender: esse encontro da Chris com o Jason, que ela relata ter acontecido no passado. Além de mal explicado, pareceu não ter lógica, pois o Jason sempre mata suas vítimas e, nesse caso, ele a perseguiu e não fez nada. Ficou bem estranho.
ResponderExcluir