Ariana DeBose interpreta uma chef que abre um restaurante em uma fazenda mal-assombrada neste filme de terror enfadonho dirigido por Bridget Savage Cole e Danielle Krudy.
Ariana DeBose como Chef no filme 'A Casa Mórbida'. |
O Halloween está chegando, e as produtoras de filmes de terror já começaram sua corrida para ver quem consegue oferecer mais sustos aos fãs do gênero. Exceto pela Blumhouse, que, após testar nossa paciência com o enfadonho techno thriller Diabólica, repete a dose com o terror gastronômico A Casa Mórbida.
Este longa-metragem insosso é dirigido por Bridget Savage Cole e Danielle Krudy, as mesmas realizadoras de Afunde o Navio. Ele marca a nova parceria entre a produtora de Jason Blum e o Prime Video. Na teoria, deveria ser mais uma opção para nos preparar para o Halloween. Na prática, só agradará aos fãs de programas culinários.
PUBLICIDADE
Ariana DeBose (série Westworld) interpreta uma chef sem nome e sem carisma que deixa o emprego em um renomado restaurante em Nova York e segue rumo a uma propriedade rural remota. Ela deseja deixar sua marca no mundo da gastronomia, administrando sua própria cozinha. Aquela adorável fazenda infestada de baratas — ou seja lá o que forem aqueles insetos — parece ser o lugar ideal para montar seu restaurante.
Imagem do filme 'A Casa Mórbida', de Bridget Savage Cole e Danielle Krudy. |
Quem vai bancar o empreendimento é Andres (Arian Moayed, de Verdades Dolorosas), um empresário elegante com planos ambiciosos para a inauguração. Ele já convidou pessoas de bolsos cheios e paladares refinados para prestigiar o evento, e está confiante de que a chef impressionará a todos.
O problema é que os insetos que teimam em sair das gavetas da cozinha e de pratos recém-cozidos não são os únicos desafios que a chef enfrentará. Um coelho fofo pode ser visto rondando a fazenda, aparentemente muito interessado em devorar sua horta. Além disso, há rumores de que o lugar é assombrado por um fantasma, supostamente de uma bruxa.
PUBLICIDADE
Embora essas ideias sejam interessantes, a metade inicial de A Casa Mórbida é bastante monótona. A protagonista de DeBose não é exatamente agradável, e se torna pior conforme o caos começa a tomar conta de sua cozinha. O elenco de apoio, que inclui Barbie Ferreira (Não! Não Olhe!) no papel da assistente Lucia e Amara Karan (Criminosos) como a crítica gastronômica Hiral, não faz muito para melhorar a situação.
Ariana DeBose e Barbie Ferreira como Chef e Lucia no filme 'A Casa Mórbida'. Foto: Balazs Glodi/Balazs Glodi/Prime - © Amazon Content Services LLC. |
Ainda assim, há uma certa elegância na direção que, combinada com os mistérios propostos, consegue manter o espectador aguardando pelo prato principal: as cenas de terror. Infelizmente, além de nos cozinhar em banho-maria por tempo demais, o cardápio de horrores oferecido pelas diretoras passam longe de algo minimamente interessante.
Em alguns momentos, parece que Bridget Savage Cole e Danielle Krudy estavam com receio de abraçar os elementos sombrios da história. Em outros, tive a sensação de que A Casa Mórbida não deveria ser um filme de terror, e que os elementos sobrenaturais foram incluídos apenas para que ele se encaixasse no catálogo da Blumhouse.
De qualquer forma, qualquer chance de redenção que o filme tivesse vai por água abaixo no ato final, quando as diretoras descartam o entretenimento e a credibilidade narrativa, destruindo no processo o fiapo que restava de suspense e tensão. No lugar disso, temos surrealismo e muitas mensagens clichês e atropeladas sobre sexismo, patriarcado, e por aí vai.
Já faz tempo que essa receita não apenas deixou de ser novidade, mas também adquiriu um gosto assustadoramente amargo. No mês do Halloween, com tantas delícias realmente assustadoras à espera dos fãs do gênero, A Casa Mórbida se torna um prato ainda mais indigesto.
Nota: 1/10
Título Original: House of Spoils.
Gênero: Suspense, terror.
Produção: 2024.
Lançamento: 2024.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 41 min.
Roteiro: Bridget Savage Cole, Danielle Krudy.
Direção: Bridget Savage Cole, Danielle Krudy.
Elenco: Ariana DeBose, Barbie Ferreira, Arian Moayed, Marton Csokas, Mikkel Bratt Silset, Amara Karan, Barna Illyés, Imola Gáspár, Gabriel Drake, Soroosh Lavasani, Jason York, Dorka Gryllus, Shiraz Khan.
Enfadonho e insosso é pouco pra esse filme... Fraco demais e com um final sem sentido.
ResponderExcluir