Crítica | O Mistério da Ilha (Sweetheart, 2019)

Kiersey Clemons interpreta sobrevivente de naufrágio caçada por criatura misteriosa, no terror de J.D. Dillard

Kiersey Clemons em imagem do filme 'O Mistério da Ilha', de J.D. Dillard

Alguns meses atrás, a Blumhouse entregou Prey, filmes de terror com pitadas de aventura que colocava Logan Miller e Kristine Froseth isolados em uma ilha, tentando solucionar o mistério por trás de uma entidade maligna que atacava durante a noite. O resultado não foi dos melhores. Mas isso não impediu que a produtora de Jason Blum investisse em um novo projeto: O Mistério da Ilha, que segue os mesmos moldes do anterior.

Dessa vez, porém, o resultado é positivo: a mistura de drama, thriller de sobrevivência e filme de monstro resulta em uma obra surpreendentemente envolvente. Ponto para o diretor J.D. Dillard (Sleight), que dribla o orçamento reduzido com muita criatividade. E para a carismática e talentosa Kiersey Clemons (Além da Morte), que não se intimida com a tarefa de carregar a maior parte do filme sozinha.


$ads={1}


Clemons interpreta Jenn, uma jovem que acorda sozinha em uma ilha tropical depois de sobreviver a um naufrágio. Desolada e debilitada, ela precisa aprender a sobreviver até que a ajuda chegue. Mas seus planos são dificultados pela presença de um inimigo inesperado: uma criatura que sai do mar todas as noites, e que parece estar determinada em transformá-la em refeição.

Hanna Mangan Lawrence em imagem do filme 'Sweetheart', de J.D. Dillard

A ausência quase absoluta de diálogos e de uma trilha sonora dão aos primeiros 40 minutos de O Mistério da Ilha um ar de documentário. Dillard registra com paciência as descobertas e o processo de adaptação de Jenn à sua nova realidade, mas toma o cuidado de não permitir que o filme, em momento algum, se torne chato. Os mistérios, o suspense bem trabalhado e a atuação cheia de energia de Clemons garantem situações variadas o suficiente para prender a atenção do espectador.


$ads={2}


O filme tem bons momentos de tensão, como a cena em que Jenn passa apuros escondida em um tronco de árvore. Ou a perseguição frenética, onde nossa heroína corre na areia enquanto seu inimigo se movimenta na água. O monstro é mantido nas sombras na maior parte do tempo, o que também funciona a favor do filme.  A revelação de seu visual tem seus altos e baixos: enquanto os efeitos práticos funcionam muito bem, o CGI deixa um pouco a desejar, embora não chegue a atrapalhar a experiência.

Kiersey Clemons em imagem do filme 'Sweetheart', de J.D. Dillard

Há uma pequena queda no ritmo no segundo ato, quando novos sobreviventes entram em cena. O filme se arrisca no terreno dos comentários sociais, oferece respostas para alguns mistérios e apresenta outros, inexplicáveis. Mas, felizmente, Dillard perde pouco tempo com mi-mi-mi e direciona novamente os holofotes para o que interessa: Jenn e o monstro, que ainda terão confrontos divertidos pela frente, incluindo uma batalha final que é uma carta de amor a O Predador.

Em uma época de produções milionárias com conteúdo duvidoso, O Mistério da Ilha é mais uma prova de que é possível fazer filmes interessantes, mesmo com um orçamento apertado.

Título original: Sweetheart.
Gênero: Terror, suspense, mistério.
Produção: 2019.
Lançamento: 2019.
Pais: Estados Unidos.
Duração: 82 minutos.
Roteiro: J.D. Dillard, Alex Hyner, Alex Theurer.
Direção: J.D. Dillard.
Elenco: Kiersey Clemons, Emory Cohen, Hanna Mangan Lawrence, Andrew Crawford, Benedict Samuel.

O melhor: Terror, suspense e drama dosados na medida certa.
O pior: As cenas com CGI deixam um pouco a desejar.
Jenn: Já entrou para minha lista das melhores final girls do ano.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

2 Comentários

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

  1. Acabei de assistir o filme. Fico garimpando a internet por filmes diferentes e esse com certeza foi um bom filme Nota 8,5 pra mim.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem