Sereias adolescentes cantam, dançam e devoram homens em 'A Atração', a surpreendente fantasia musical de terror da diretora Agnieszka Smoczynska
A atriz Marta Mazurek como Silver no filme 'A Atração', de Agnieszka Smoczynska |
Duas sereias adolescentes se tornam a sensação musical de uma boate em Varsóvia neste estiloso filme polonês dirigido por Agnieszka Smoczynska. Uma é Silver, a outra é Golden, e elas amam cantar e dançar. Você provavelmente deve estar se perguntando porque um filme sobre sereias cantoras está ganhando um review em um site de filmes de terror. Acontece que as sereias de A Atração também gostam de devorar pessoas, e uma delas faz isso com frequência.
A Atração é o filme de estreia de Smoczynska, cujos trabalhos anteriores incluem o curta-metragem Viva Maria!, que vem inclusive como bônus no Blu-ray. Marta Mazurek e Michalina Olszanska interpretam as protagonistas. Robert Bolesto é reponsável pelo roteiro do filme, que pode ser descrito como uma versão sexy, extravagante e assustadora de A Pequena Sereia, de Hans Christian Andersen.
Michalina Olszanska e Marta Mazurek como Golden e Silver no filme 'A Atração', de Agnieszka Smoczynska |
Mas nem sempre foi assim. Quando Bolesto escreveu o roteiro, sua intenção era contar a história de duas amigas, as irmãs compositoras Barbara Wronska e Zuzanna Wronska (elas participam de A Atração, na cena do casamento), que passaram a infância em boates com seus pais performáticos. Foi somente quando uma das irmãs sentiu que o projeto era intensamente pessoal, que Bolesto e Smoczynska decidiram transformar as protagonistas em sereias.
PUBLICIDADE
Conhecemos Silver e Golden em uma noite escura, em algum momento dos anos 1980. Elas se erguem do mar atraídas pelo som de uma família de músicos que festeja na praia, e retribuem a serenata cantando de uma maneira que só as sereias conseguem. "Ajudem-nos a chegar à costa, nós não vamos comê-los", promete sua canção. Mas como eu sempre fico com um pé atrás com moças bonitas com cauda de peixe, tive minhas dúvidas sobre as intenções das duas.
A atriz Michalina Olszanska como Golden no filme 'A Atração', de Agnieszka Smoczynska |
Quaisquer que fossem os planos das irmãs, eles são interrompidos pela cantora Krysia (Kinga Preis), que fica fascinada com suas vozes e resolve adotá-las. Não demora para que elas chamem a atenção de Kierownik (Zygmunt Malanowicz), um sujeito esquisito que gerencia o clube noturno onde Krysia trabalha. É o primeiro passo para que Silver e Golden mergulhem no mundo maravilhoso dos holofotes, das roupas de lantejoulas e do neon psicodélico que ilumina as boates pulsantes de Varsóvia.
PUBLICIDADE
A maior parte de A Atração foi filmado no Adria, um restaurante lendário que se tornou parte da história da cidade. Apresentado como uma boate, o Adria oferece o cenário perfeito para a criação da atmosfera oitentista, e acaba se tornando quase um personagem do filme. O figurino deliciosamente kitsch aumenta o clima retrô, que ainda ganha reforço de uma trilha sonora irresistível, que vai do europop ao punk, de baladas melancólicas a disco.
Marta Mazurek, Kinga Preis e Michalina Olszanska como Silver, Krysia e Golden no filme 'A Atração', de Agnieszka Smoczynska |
Enquanto as irmãs encantam o público com suas apresentações e acabam sendo seduzidas pelas tentações do novo mundo, a diretora e seu roteirista propõe reflexões sobre diversos temas como inocência, dinâmica familiar e natureza feminina. Este conto de fadas moderno visualmente colorido, mas tematicamente sombrio, também se revela uma alegoria sobre amadurecimento, sobre um mundo ansioso demais por tirar vantagem de jovens mulheres, e sobre a importância de superar os obstáculos sem perder sua identidade.
As sereias adolescentes têm personalidades conflitantes e visões bem distintas sobre a sociedade humana. Como Ariel, Silver é romântica e está disposta a fazer sacrifícios dolorosos para encontrar o grande amor de sua vida. Golden, ao contrário, tem uma natureza selvagem, com traços das sereias de Homero. Ela quer divertir, nadar para uma nova vida na América e, é claro, devorar alguns homens no processo.
Marta Mazurek e Michalina Olszanska como Golden e Silver no filme 'A Atração', de Agnieszka Smoczynska |
A rivalidade entre as irmãs é bem explorada pelo roteiro, principalmente depois que Silver se envolve romanticamente com um rapaz loiro com cara de bebê chamado Mietek (Jakub Gierszał). Mas a união das duas também é um elemento forte no filme, e rende momentos comoventes. Mazurek e Olszanska entregam performances sólidas, tornando a jornada das pequenas sereias pelo mundo dos homens ainda mais fascinante.
Na maior parte do tempo, Silver e Golden se apresentam em forma humana. Ao entrar em contato com a água, ganham caudas de peixe longas e viscosas, assumindo um visual que remete a pinturas assustadoras do século XV. Sua terceira forma é ainda mais ameaçadora, e inclui dentes longos e afiados que elas usam para satisfazer seu apetite por carne humana. A Atração salta do drama para o musical, a comédia e o romance com bastante facilidade, e também se revela um bom filme de terror.
A atriz Michalina Olszanska como Golden no filme 'A Atração', de Agnieszka Smoczynska |
O cardápio de horrores inclui muitas mordidas e alguns corações partidos, literal e metaforicamente, além de um encontro à luz do luar que termina de maneira surpreendentemente sangrenta. Você ainda pode esperar por cenas de body horror deliciosamente indigestas, especialmente após uma das irmãs tomar a decisão que mudará a vida das duas e de todos ao seu redor.
Refletindo o turbilhão de emoções que as irmãs sereias experimentam, os números musicais descontroladamente alegres mudam drasticamente conforme o filme avança. Perto do último ato, quando eles ficam sombrios, torci para que Silver e Golden tivessem um final feliz. Mesmo não sendo fã de musicais, é difícil resistir aos encantos de A Atração.
Nota: 7.2/10
Título original: Córki dancingu / The Lure.
Gênero: Musical, comédia, drama, terror.
Produção: 2015.
Lançamento: 2015.
Pais: Polônia.
Duração: 1h 32 min.
Roteiro: Robert Bolesto.
Direção: Agnieszka Smoczynska.
Elenco: Marta Mazurek, Michalina Olszanska, Kinga Preis, Andrzej Konopka, Jakub Gierszal, Zygmunt Malanowicz, Magdalena Cielecka, Katarzyna Herman, Marcin Kowalczyk, Joanna Niemirska, Katarzyna Sawczuk, Roma Gasiorowska, Grzegorz Stelmaszewski, Janina Wronska, Krzysztof Chmielewski, Piotr Skiba, Marta Malikowska, Zbigniew Buczkowski, Iwona Bielska, Dariusz Wnuk, Józef Mika, Maciej Lubienski.
Demorou mas tomei coragem e resolvi assistir este filme. E me veio aquele tradicional pensamento: "....por que não assisti antes?!".Sim,é um musical,mas não é apenas isto. É romântico,possui momentos hilários,curiosos,muito colorido e luzes.A trilha sonora é o resumo de tudo o que eu disse antes e funciona perfeitamente nesta trama de terror.Muito dançante e apaixonante,não tem como não se encantar pelas personagens principais,apesar de praticarem quase sempre o mal em seu próprio benefício. As atrizes são carismáticas e belas.Tem cenas bizarras feitas nos mínimos detalhes e devo acrescentar perfeitas.Gostei muito do final e apesar de estranho em todo o seu decorrer foi realizado com grandiosidade merecida e locações e figurino belíssimo,porém sem exageros.Não é um"ENDLESS LOVE"mas procura apostar na mesma fórmula numa versão trash e contemporanea.Aprovadísimo e de forma alguma vai deixar vc arrependido e decepcionado.
ResponderExcluir....ah sim....não posso deixar de comentar: Tem uma mulher que aparece do nada e vc fica pensando de onde ela saiu e tem um numero musical só para ela.Mas tudo é assim mesmo,meio mágico e sem muita explicação e vcs com certeza irão amar.
ResponderExcluirOnde encontro para assistir? Me ajudem
ResponderExcluirJessica, assistimos esse filme em um festival de cinema. Sei que ele chegou ao Brasil, mas não consegui encontrá-lo em nenhum site.
Excluir