Crítica | O Deserto dos Mortos (It Stains the Sands Red, 2016)

Brittany Allen interpreta jovem perseguida por morto-vivo, lento mas incansável, no terror 'O Deserto dos Mortos', de Colin Minihan


Imagem do filme 'O Deserto dos Mortos'
Arte do filme 'O Deserto dos Mortos', de Colin Minihan


O Deserto dos Mortos conta a história de Molly (Brittany Allen, de A Garota na Caixa), uma dançarina exótica que parte em busca de um lugar seguro enquanto uma pandemia virulenta transforma Las Vegas em uma cidade dos horrores repleta de zumbis recém-animados. Completamente despreparada, Molly acaba se perdendo no deserto, onde atrai a atenção de um morto-vivo desgarrado que decide transformá-la em refeição.

No começo, o perseguidor lento e cambaleante não representa uma grande ameaça para a protagonista. Ela inclusive consegue fazê-lo comer poeira com facilidade. Só que Molly não demora para perceber que está em desvantagem. Diferente dela, a coisa que a persegue não precisa descansar ou dormir, e não está sujeita aos efeitos do calor do deserto. E o pior: a criatura não vai parar enquanto não alcançá-la.

$ads={1}

O filme é dirigido por Colin Minihan, cineasta que vem construindo uma carreira sólida no gênero. Ele começou em 2011, como co-diretor do found footage Fenômenos Paranormais. Em 2014 entregou o terror sci-fi Extraterrestrial. Minihan ainda dirigiu o surpreendente drama de terror O Que Nos Mantêm Vivos (2018), e atualmente está trabalhando no remake do slasher Lenda Urbana, que se encontra em fase de pré-produção.

Imagem do filme 'O Deserto dos Mortos'
Brittany Allen e Merwin Mondesir em imagem do filme 'O Deserto dos Mortos', de Colin Minihan


Em O Deserto dos Mortos, Minihan mistura elementos de terror, drama e comédia, para construir um conto divertido que desconstrói vários clichês estabelecidos nos filmes de zumbis. Se tradicionalmente o apocalipse zumbi é usado para mostrar como o ser humano pode se tornar cruel quando as regras sociais se deterioram, aqui vemos justamente o contrário. A protagonista passa por uma transformação intensa, mas positiva.

$ads={2}

Você provavelmente vai reprovar as atitudes de Molly no início. Mas é fácil torcer por ela quando ela finalmente começa a se redimir. A atriz Brittany Allen carrega o filme com bastante energia. Durante um bom tempo, sua relação com o morto-vivo interpretado por Juan Riedinger se resume a vítima-perseguidor. Mas ela vai ganhando contornos cada vez mais bizarros conforme a história avança.

Imagem do filme 'O Deserto dos Mortos'
Brittany Allen e Merwin Mondesir em imagem do filme 'O Deserto dos Mortos', de Colin Minihan


Você poderá dizer que algumas situações são forçadas. Na verdade, são mesmo. Mas pelo menos o roteiro, escrito por Minihan em parceria com Stuart Ortiz, fornece pequenas pistas sobre o passado conturbado da protagonista e, principalmente, sobre seu temperamento impulsivo. Isso ajuda a aceitar algumas de suas decisões, mesmo as que parecem ilógicas.

O Deserto dos Mortos é um filme de baixo orçamento, mas você dificilmente vai perceber isso. A fotografia aproveita bem o cenário desolado do deserto.  Tanto os efeitos especiais quanto a maquiagem são convincentes. E há uma boa dose de sangue durante as cenas de violência. Só não espere pela ação típica dos filmes do gênero. Às vezes, O Deserto dos Mortos é até lento demais, ainda que tenha suas ocasionais cargas de adrenalina.

Imagem do filme 'O Deserto dos Mortos'
Brittany Allen em imagem do filme 'O Deserto dos Mortos', de Colin Minihan


Confesso que gostaria que a última cena tivesse se estendido um pouco mais. Estava mesmo empolgado com a transformação pela qual a protagonista estava passando, e aquela cena poderia fechar sua jornada com chave de ouro. Não rolou. Mas foi uma experiência divertida. E o melhor de tudo: Minihan conseguiu me dar alguns sustos, coisa que os filmes de zumbis têm se esquecido de fazer ultimamente.

Nota: 6.8/10

Título original: It Stains the Sands Red.
Gênero: Drama, terror.
Produção: 2016.
Lançamento: 2017.
Pais: Estados Unidos.
Duração: 92 minutos.
Roteiro: Colin Minihan.
Direção: Colin Minihan.
Elenco: Brittany Allen, Juan Riedinger, Merwin Mondesir, Kristopher Higgins, Andrew Supanz, Nico David, Michael Filipowich, Dylan Playfair, Warren E. Thomas, Steve Judkins, Max Christensen, Kyle McCachen, Shawn O'Brion, Drew Marvick.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

2 Comentários

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem