Crítica | Shaitaan (2024)

Vikas Bahl dirige o remake de 'Vash', sobre uma família ameaçada por um homem misterioso que passa a controlar as ações de sua filha.


Ajay Devgn, Janki Bodiwala e Madhavan como Kabir, Jahnavi e Vanraj em arte do filme de terror 'Shaitaan'
Ajay Devgn, Janki Bodiwala e Madhavan como Kabir, Jahnavi e Vanraj em arte do filme de terror 'Shaitaan'. Foto: © Panorama Pictures


Uma família feliz vê seu fim de semana tranquilo em uma casa de campo se transformar em um pesadelo no filme de terror indiano Shaitaan. E ao contrário do que você pode estar pensando, a ameaça desta vez não vem na forma de um assassino mascarado, mas de um homem misterioso de fala suave e objetivos sombrios. O resultado é um híbrido de invasão domiciliar, terror psicológico e filme B assumido, que, mesmo com alguns problemas, acaba se revelando um passatempo razoável.

O homem misterioso é Vanraj, e ele não encontra dificuldades em se aproximar da família em um restaurante. O contador Kabir e sua esposa Jyoti, além da filha adolescente Jahnavi e do filho pequeno Dhruv, estão a caminho de uma casa de campo. Mal chegam na casa e Vanraj reaparece, consegue permissão para entrar e passa a ameaçar sua existência pacífica, controlando a jovem Jahnavi de uma forma que ultrapassa os limites da hipnose e começa a flertar com o sobrenatural.

PUBLICIDADE

Shaitaan é um remake de Vash, filme de terror de 2023 escrito e dirigido por Krishnadev Yagnik. Janki Bodiwala inclusive retorna no papel da adolescente que perde o controle de suas próprias ações. Bodiwala entrega uma performance notável, transmitindo sentimentos como raiva, medo e desamparo enquanto sua personagem torna-se uma marionete para as vontades de um estranho.

A adolescente Jahnavi (Janki Bodiwala) e sua mãe Jyoti (Jyotika) no filme 'Shaitaan'
A adolescente Jahnavi (Janki Bodiwala) e sua mãe Jyoti (Jyotika) no filme 'Shaitaan'



Ajay Devgn (Rudra: O Limite da Escuridão) e Jyotika (Jackpot) também fazem um bom trabalho no papel dos pais superprotetores forçados a enfrentar seus medos mais profundos para salvar a vida e a honra de sua filha. O ator mirim Anngad Raaj (série Força Policial Indiana) não tem muita coisa para fazer, mas está convincente em uma cena de perseguição particularmente tensa.

O vilão Vanraj é interpretado por R. Madhavan, conhecido por seu trabalho em séries como Despedida de Casado e Heróis dos Trilhos, além de filmes como O Retumbante Fundamentalista e 3 Idiotas. Sua atuação é calculadamente caricata, lembrando ocasionalmente os vilões de filmes trash oitentistas. Mas não se engane, porque por trás do aparente descontrole de Vanraj existe um vilão capaz de atos indizíveis.

PUBLICIDADE

A direção de Vikas Bahl (Um Amor Magnífico) oscila bastante. Às vezes, ele entrega situações toscas que beiram o humor involuntário, com direito a dancinhas e frases de efeito exageradas. Outras vezes, parece estar dirigindo um comercial fofinho de margarina, como nas cenas em que a família feliz faz coisas felizes enquanto uma trilha sonora alegre contribui para eternizar o momento.

Jahnavi (Janki Bodiwala) mostra seu lado assustador no filme de terror 'Shaitaan'
Jahnavi (Janki Bodiwala) mostra seu lado assustador no filme de terror 'Shaitaan'



Bahl se sai bem melhor quando lida com as cenas de terror. Shaitaan oferece momentos ferozes de violência física e psicológica, e a tensão às vezes atinge níveis impressionantes. Um bom exemplo disso é a cena em que um personagem segura uma caixa de fósforos enquanto se agacha perto de um botijão de gás vazando.

Mesmo que o diretor puxe o freio de mão antes que as situações se tornem verdadeiramente perturbadoras, o jogo de gato e rato com ocasionais notas chocantes é suficiente para manter o espectador investido na jornada dos personagens. Quem embarcar com eles será recompensado com um ato final divertido e satisfatório.

Nota: 6/10

Título Original: Shaitaan.
Gênero: Terror, suspense, drama.
Produção: 2024.
Lançamento: 2024.
País: Índia.
Duração: 2 h 12 min.
Roteiro: Aamil Keeyan Khan.
História original: Krishnadev Yagnik.
Direção: Vikas Bahl.
Elenco: Ajay Devgn, Madhavan, Jyotika, Janki Bodiwala, Anngad Raaj, Madhurima Ghosh, Ashish Gokhale, Vikash Kawa, Akram Musharaf, Shiv Malhotra, Divyansh Anandani, Abhishek Arun, Monica Nash.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem