Nicky Whelan interpreta médica infeliz perseguida por tubarão devorador de gente em 'Maneater', do diretor Justin Lee
Arte do filme 'Maneater', de Justin Lee |
Maneater é um filme de suspense e terror sobre um grupo de amigos perseguidos por um tubarão feito com CGI ruim, que por sua vez é perseguido por um homem nervoso que quer vingança pelo bicho ter devorado sua filha. Trata-se do novo trabalho do diretor Justin Lee, realizador de Terra dos Bravos (2019) e Big Legend (2018). O longa-metragem é estrelado por Nicky Whelan (As Garotas da Tragédia), mas é o caçador de tubarões interpretado pelo astro da música country Trace Adkins quem rouba o show, ainda que por todas as razões erradas.
Jessie (Whelan) é uma médica recém-formada e infeliz que está afogando as mágoas em um paraíso idílico. Sabemos que ela está infeliz porque a conhecemos fazendo beicinho e olhando para um anel de casamento. Pouco tempo depois, descobrimos que embora seu casamento tenha naufragado, seus amigos a convenceram a viajar e desfrutar de sua lua de mel pré-paga. O que Jessie não imaginava é que suas mágoas não seriam as únicas coisas a se afogar durante a viagem. Especialmente com um tubarão comedor de homens nadando logo abaixo da superfície.
PUBLICIDADE
Enquanto isso, um capitão aposentado chamado Harlan (Adkins) está mais mal-humorado que de costume, pois o tubarão devorou sua filha e a polícia não está tomando providências para puni-lo (?). O personagem me lembrou de Sheila, a moça vingativa da tosqueira Shark Huntress. Só que ele é muito mais involuntariamente cômico, principalmente após se armar com munição infinita e iniciar uma jornada em busca de vingança contra a fera da água.
Imagem do filme 'Maneater', de Justin Lee |
Boa parte de Maneater é sobre Harlan sendo durão, enquanto os amigos festeiros de Jessie conversam sobre assuntos aleatórios e tentam convencer nossa heroína a parar de fazer beicinho e se divertir. Falando nos amigos festeiros, eles são tão desinteressantes que eu até já me esqueci deles. Exceto talvez de Brianna (Kelly Lynn Reiter, de Amityville Uprising), provavelmente porque ela me lembrou da atriz Arielle Kebbel, de O Mistério das Duas Irmãs.
PUBLICIDADE
Jessie também tem muitos diálogos aleatórios com um homem tagarela chamado Wally (Ed Morrone, de Final Kill), dono do barco que está transportando os amigos para uma ilha nas proximidades. Wally promete a Jessie que ela verá muitos golfinhos. Não tenho certeza, mas acho que ele está arrastando as azinhas para o lado dela. Também acho que Jessie está retribuindo. Isso é ruim, porque o cara é casado, e a esposa dele está de olho na movimentação suspeita.
Imagem do filme 'Maneater', de Justin Lee |
Não que esse detalhe faça diferença porque, na metade final, o tubarão malvado vai aparecer para mastigar todo mundo. E isso seria bom, se o diretor mostrasse as mortes. Ao invés disso, os ataques são registrados por uma câmera que não para de tremer, como se estivesse filmando um found footage. Simplesmente, não dá para dizer o que está acontecendo, pois tudo que se vê são bolhas e tinta vermelha na água.
A jornada é embalada por músicas intrusivas, que tentam nos ensinar o que devemos sentir a cada cena, e acabam abafando alguns diálogos no processo. Quanto aos efeitos digitais... rapaz, eles são ruins. Ruins do tipo que envergonhariam até os filmes antigos de tubarões do Sy-Fy. Os efeitos práticos funcionam melhor, e a cena do cara agonizando na praia é um bom exemplo disso. Ok, essa cena também não é grande coisa, mas ainda é melhor que aquele corpo de CGI flutuando na água.
Imagem do filme 'Maneater', de Justin Lee |
O final de Maneater abre as comportas para uma possível sequência, e ainda dá dicas de que o novo filme pode apresentar um tubarão sobrenatural. Vamos torcer para que, além do tubarão fantasmagórico, Maneater 2 mostre Jessie fazendo charminho para o lado de outro homem casado. Mas dessa vez, sugiro que a esposa descubra, faça barraco e parta para os puxões de cabelo. Seria épico.
Nota: 2.8/10
Título Original: Maneater.
Gênero: Suspense, terror.
Produção: 2022.
Lançamento: 2022.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 29 min.
Roteiro: Justin Lee.
Direção: Justin Lee.
Elenco: Nicky Whelan, Trace Adkins, Shane West, Jeff Fahey, Deena Bacon, Randall J. Bacon, Kaley Bowler, Zoe Cipres, Porscha Coleman, Kim DeLonghi, Alex Farnham, Ray Fite, Ed Morrone, Kelly Lynn Reiter, Branscombe Richmond.