Provavelmente, todo fã de filmes de terror conhece ou ao menos já ouviu falar de Jason Voorhees, o implacável serial killer imortal que persegue adolescentes pelas matas do acampamento Crystal Lake, na franquia Sexta-Feira 13. Mas a série já conta com 12 filmes, e por isso é normal que de vez em quando apareçam curiosidades sobre sua história. Como a sexta-feira 13 está chegando, vamos conhecer algumas delas.
O PAI DE JASON
Jason tem um pai e seu nome é Elias Voorhees. O personagem foi apresentado na história em quadrinhos Friday the 13th: Pamela´s Tale (Sexta-Feira 13 - A História de Pamela), uma minissérie em duas edições lançada em 2007 que revela fatos sobre a adolescência de Pamela Sue Voorhees. Elias é descrito como um homem alcoólatra e violento, que agredia Pamela constantemente. Essas agressões, inclusive, teriam causado problemas psicológicos na garota e afetado sua gravidez, resultando na deformidade de Jason.
SÁBADO 14?
Nem todos os filmes de Jason se passam numa sexta-feira 13. Os dois primeiros respeitam essa data, mas se você considerar que o terceiro filme é uma sequência direta, então vai notar que a história teria que se passar em um sábado 14. Isso também vale para a parte 4, que é situada nos dois dias seguintes.
SEU NOME ERA JOSH
No primeiro roteiro de Sexta-Feira 13, o nome de Jason é Josh Voorhees. De acordo com o roteirista Victor Miller, o nome foi mudando conforme a história foi ficando mais sombria. No roteiro original, aliás, o nome do filme seria "Long Night at Camp Blood" (A Longa Noite no Acampamento Sangrento), que depois foi mudado para Sexta-Feira 13.
CRIANÇAS NÃO MORREM
Apesar de não tolerar adolescentes bagunçando em seu lago favorito, algo que ficou claro em Sexta-Feira 13 é que Jason Voorhees não gosta de matar crianças. Isso ganha mais destaque em Sexta-Feira 13: Parte VI: Jason Vive, onde ele simplesmente olha para uma menina por alguns momentos e vai embora. No entanto, essa regra não é geral, já que no terceiro filme uma de suas vítimas estava grávida.
MATE, MÃE, MATE!
Para criar a trilha sonora de Sexta-feira 13, o compositor Harry Manfredini se baseou em uma das cenas do filme, onde Pamela Voorhees ouve a voz de Jason pedindo que ela mate os instrutores de Crystal Lake. O compositor pegou duas únicas palavras, "kill, mom" (mate, mãe) e, após remixá-las, deu origem ao famoso som "kill, kill, kill, mom, mom, mom".
A VINGANÇA DAS SOBREVIVENTES
No documentário His Name Was Jason, as atrizes que interpretaram as final girls nos filmes da franquia Sexta-Feira 13 revelaram que gostariam de reviver seus papéis. E elas até têm uma idéia para o roteiro, que mostraria as sobreviventes originais se unindo para voltar a Crystal Lake e colocar um fim no reinado de terror de Jason. Nossa pergunta é: estão esperando o que para filmar essa história?
Tags
Listas
putz tem coisas ai que eu não sabia sobre o jason,
ResponderExcluirmuito boa a materia...