Crítica | Segredo Sombrio (Thale, 2012)

Novo filme do diretor Aleksander Nordaas, 'Segredo Sombrio' questiona os limites entre realidade e mito


Arte do filme 'Segredo Sombrio', de Aleksander Nordaas
Arte do filme 'Segredo Sombrio', de Aleksander Nordaas


Segredo Sombrio é um filme de terror que leva o espectador a uma jornada que evoca questionamentos sobre identidade, natureza humana e os limites entre realidade e mito. É o novo trabalho do diretor norueguês Aleksander Nordaas, mesmo realizador de Sirkel. Ele também é responsável pelo roteiro, produção, edição e operação da câmera.

O filme tem como base o folclore das huldras, descritas nos mitos escandinavos e alemães como seres místicos que se manifestam na forma de mulheres loiras de pele incrivelmente clara, que vagam pelas florestas ao redor dos assentamentos humanos. Excepcionalmente belas e sedutoras, as huldras costumam aparecer na frente de jovens solitários para tentar seduzi-los e levá-los para as profundezas da floresta.

PUBLICIDADE

Dizem que a única maneira de distinguir uma huldra das belas mulheres humanas é prestando atenção na cauda de vaca (algumas histórias dizem ser uma cauda de raposa) que geralmente sobressai de seus vestidos ou mantos. Se mesmo após notar a cauda da huldra, o humano se mostrar cortês, poderá ser premiado com boa sorte e conselhos úteis. Mas também há histórias de huldras que sequestram homens e os presenteiam com mortes horríveis.

Jon Sigve Skard e Erlend Nervold como Leo e Elvis no filme 'Segredo Sombrio', de Aleksander Nordaas
Jon Sigve Skard e Erlend Nervold como Leo e Elvis no filme 'Segredo Sombrio', de Aleksander Nordaas


Você provavelmente deve estar se perguntando por que estou dando spoilers do filme. Mas, acredite, isso não é um spoiler, pelo simples fato de que o diretor toma a péssima decisão de ignorar a natureza mística das huldras, preferindo se concentrar em uma abordagem mais “científica”. Isso é realmente uma pena, pois priva o espectador de conhecer uma lenda fascinante que, se bem trabalhada, poderia render um bom filme de terror.

PUBLICIDADE

Segredo Sombrio acompanha Leo e Elvis, funcionários de uma empresa responsável pela limpeza de cenas de crimes. Eles estão trabalhando em uma cabana nas florestas da Noruega quando descobrem uma mulher presa no porão. Enquanto tentam se comunicar com a moça, várias gravações encontradas em fitas k-7 vão dando indícios de que a cabana não foi apenas palco de um crime, mas também de eventos que, possivelmente, estão além da compreensão humana.

Erlend Nervold e Silje Reinåmo como Elvis e Thale no filme 'Segredo Sombrio', de Aleksander Nordaas
Erlend Nervold e Silje Reinåmo como Elvis e Thale no filme 'Segredo Sombrio', de Aleksander Nordaas


Mesmo trabalhando com um orçamento modesto, Nordaas cria uma atmosfera visualmente rica e envolvente, utilizando ângulos de câmera sugestivos e uma cinematografia que brinca com a luz e a sombra. A trilha sonora complementa o tom do filme, contribuindo para a criação de uma sensação de mistério, enquanto o design de produção é habilidoso em criar uma ambientação realista.

PUBLICIDADE

A cabana abandonada e seus arredores são representados competentemente, transportando o espectador para o universo do filme. Os efeitos especiais são utilizados com sutileza e eficácia, aumentando a sensação de inquietação. Já a edição é bem menos dinâmica do que o necessário, o que acaba contribuindo para o filme parecer mais arrastado do que provavelmente é.

Sunniva Lien como a jovem Thale no filme 'Segredo Sombrio', de Aleksander Nordaas
Sunniva Lien como a jovem Thale no filme 'Segredo Sombrio', de Aleksander Nordaas


A atriz Silje Reinåmo (Motorphobia), que interpreta a mulher conectada a antigas lendas e criaturas da mitologia nórdica, consegue transmitir vários sentimentos sem precisar recorrer a diálogos. Curiosamente, seus parceiros em cena, Jon Sigve Skard (série Side om side) e Erlend Nervold (curta-metragem Rallskanken), mesmo com muitos diálogos, são inexpressivos e permanecem assim mesmo quando as situações exigem reações intensas.

O pouco que é revelado sobre as huldras vem das gravações que os personagens ouvem ocasionalmente. No entanto, na tentativa de explicar o sobrenatural, o roteiro nos metralha com mini-palestras que acabam tirando o encanto da história. Somente no final há um ligeiro aprofundamento na lenda mas, sinceramente, nessa altura eu já estava suficientemente entediado para me empolgar.

Nota: 4/10

Título original: Thale.
Gênero: Drama, terror.
Produção: 2012.
Lançamento: 2012.
Pais: Noruega.
Duração: 1 h 16 min.
Roteiro: Aleksander Nordaas.
Direção: Aleksander Nordaas.
Elenco: Silje Reinåmo, Erlend Nervold, Jon Sigve Skard, Morten Andresen, Roland Astrand, Sunniva Lien.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem