Sarah Dumont e Tom Ainsley interpretam casal preso em tenda com serpente venenosa em 'Serpent', drama de terror da diretora e roteirista Amanda Evans
Sarah Dumont e Tom Ainsley como Gwynneth e Adam em arte do filme 'Serpent', de Amanda Evans. Foto: ©Sony Pictures Entertainment |
Um casal descobre que está dividindo sua tenda com um convidado mortal neste drama de terror dirigido por Amanda Evans. Serpent é o primeiro longa-metragem da diretora sul-africana, que também assina o roteiro. O filme estrelado por Sarah Dumont (Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi) e Tom Ainsley (série The Royals) foi selecionado para a noite de abertura do Festival Internacional de Cinema de Durban 2017, mesmo ano em que foi lançado comercialmente nos Estados Unidos pela Sony Pictures Entertainment.
Dumont e Ainsley interpretam Gwynneth e Adam Kealey, um casal em crise que decide dar a volta por cima organizando um passeio romântico na floresta. Bem, na verdade, Adam é um pesquisador de insetos que está de viagem marcada para a África Sul, onde pretende estudar um besouro raro, e Gwynneth pega carona com ele. Infelizmente, a tentativa de reconciliação vira um pesadelo quando eles ficam presos na própria tenda na companhia desagradável de uma serpente.
PUBLICIDADE
Você deve estar se perguntando "Por que Gwynneth e Adam não chutam a cobra para longe ou, simplesmente, saem correndo de lá?". Acontece que eles estão deitados, e o espaço é mais apertado que você imagina. E aquela não é uma cobra qualquer, mas uma Mamba Negra, uma das serpentes mais venenosas, agressivas e imprevisíveis do mundo. Cientes de que qualquer movimento brusco pode significar uma sentença de morte, resta pensar em uma maneira mais sutil para escapar da situação desesperadora.
Sarah Dumont como Gwynneth no filme 'Serpent', de Amanda Evans. Foto: ©Sony Pictures Entertainment |
O primeiro ato de Serpent é elegantemente dirigido, tem um visual agradável e ritmo fluído. O background dos personagens é estabelecido de maneira natural, sem a necessidade de recorrer a diálogos expositivos. As atuações sólidas de Dumont e Ainsley contribuem bastante para que o espectador compre o drama do casal nos primeiros minutos, e isso é importante para podermos absorver o que virá a seguir.
PUBLICIDADE
A partir do momento em que o casal percebe que não está sozinho na tenda, a diretora entrega bons momentos de tensão e uma carga ainda maior de terror psicológico. Para evitar spoilers, direi apenas que além do visitante indesejado que pode matá-los com uma simples mordida, o casal corre o risco de ser corroído por outro tipo de veneno, este alegórico, que se espalha na tenda no momento em que um segredo vem à tona.
Sarah Dumont e Tom Ainsley como Gwynneth e Adam no filme 'Serpent', de Amanda Evans. Foto: ©Sony Pictures Entertainment |
Nem tudo no filme funciona, e o fato de Gwynneth e Adam ocasionalmente parecerem mais preocupados com o problema pessoal do que com o perigo real, pode quebrar a imersão do espectador. Como passamos mais de meia hora em um cenário fechado, quedas de ritmo também são inevitáveis, mesmo com o esforço da diretora para contornar o problema com ângulos de câmera criativos e um bom uso de luz e sombras.
PUBLICIDADE
As cenas mais impactantes ficam reservadas para o último ato, sombrio e pessimista, embora um pouco ambíguo demais para agradar todo mundo. O público que, assim como eu, esperava por um filme B divertido sobre animais assassinos, provavelmente terá dificuldades para se adaptar ao ritmo lento de Serpent. Mas acredito que a experiência pode ser gratificante para quem busca por uma história mais reflexiva.
Nota: 5/10
Título Original: Serpent.
Gênero: Suspense, drama, terror.
Produção: 2017.
Lançamento: 2017.
Pais: Africa do Sul, Estados Unidos.
Duração: 1 h 25 min.
Roteiro: Amanda Evans.
Direção: Amanda Evans.
Elenco: Sarah Dumont, Tom Ainsley, Nicole Johnson, Skye Russell.