Crítica | O Último Trem (The Midnight Meat Train, 2008)

Bradley Cooper, Leslie Bibb e Vinnie Jones estrelam 'O Último Trem', de Ryûhei Kitamura; filme de terror é baseado na obra do autor Clive Barker


O ator Vinnie Jones como Mahogany no filme 'O Último Trem'
O ator Vinnie Jones como Mahogany no filme 'O Último Trem', de Ryûhei Kitamura


Uma década antes de nos presentear com o delicioso Downrange, o japonês Ryûhei Kitamura dirigiu O Último Trem, filme de terror sanguinolento, indigesto e divertido sobre um fotógrafo que descobre segredos horríveis no metrô de Nova York. O longa é baseado em um conto do autor britânico Clive Barker, cujas obras deram origem a filmes como O Mistério de Candyman e Hellraiser: Renascido do Inferno.

A título de curiosidade, foi inicialmente cogitada a possibilidade de adaptar o conto de Barker como uma sequência de O Mistério de Candyman. Felizmente a ideia foi descartada pelo roteirista Jeff Buhler (Cemitério Maldito), mas outras decisões além do controle dos realizadores acabaram prejudicando o filme. A principal delas foi a estratégia de lançamento, que foi inclusive alvo de críticas do próprio Barker.

PUBLICIDADE

Na América do Norte, ao invés de ser lançado em cinemas regulares com preços normais de ingressos, O Último Trem foi distribuído em apenas 102 salas com descontos, resultando em uma bilheteria medíocre. Isso influenciou muitos distribuidores estrangeiros, que decidiram enviá-lo diretamente para o mercado de DVD em seus países de origem. Com isso, muitos fãs do gênero perderam a oportunidade de conhecer um dos melhores filmes de terror de 2008, e a melhor adaptação de um conto de Barker desde Hellraiser.

Bradley Cooper e Brooke Shields como Leon e Susan no filme 'O Último Trem'
Bradley Cooper e Brooke Shields como Leon e Susan no filme 'O Último Trem', de Ryûhei Kitamura


Bradley Cooper (Guardiões da Galáxia) interpreta Leon Kauffman, um fotógrafo residente em Nova York, determinado a registrar a cidade de uma forma que ninguém fez antes. Em busca da foto perfeita, ele faz passeios noturnos pelo sistema de metrô da cidade, onde fotografa uma mulher que acaba desaparecendo no dia seguinte. Ao investigar o caso, Leon entra em rota de colisão com um homem misterioso (Vinnie Jones, de X-Men: O Confronto Final) que pode estar envolvido com o desaparecimento.

PUBLICIDADE

A premissa tem muitos ingredientes da fórmula padrão de um giallo, e a participação de uma detetive da polícia chamada Lynn Hadley (Barbara Eve Harris, de Bem Vindo à Vida) reforça o laço com o subgênero italiano. O Último Trem gradualmente abraça elementos de slasher, acena para o terror sobrenatural, e se transforma em um filme sombrio e extremamente violento. Na verdade, o gore rola solto desde a cena de abertura. Mas quando o filme pega embalo, o nível aumenta.

A atriz Leslie Bibb como Maya no filme 'O Último Trem'
A atriz Leslie Bibb como Maya no filme 'O Último Trem', de Ryûhei Kitamura


A maioria das cenas medonhas acontece em vagões apertados, iluminados por tons de verde e azul. Kitamura, claro, registra cada morte com riqueza de detalhes, em tomadas intensamente originais. Os efeitos digitais deixam algumas cenas com um ar cartunesco. Mas você também pode esperar por muitos efeitos práticos indigestos e galões de sangue falso, o que aproxima a obra dos bons momentos do cinema B.

Além das imagens impactantes, Kitamura consegue criar alguns bons momentos de tensão, especialmente quando joga os holofotes na direção da namorada do protagonista, uma garçonete chamada Maya (Leslie Bibb, de A Babá). A cena em que ela investiga um certo apartamento, por exemplo, começa com gostinho de decisão duvidosa, típica de adolescente de filme slasher. Num piscar de olhos, ela se transforma em uma sequência de suspense de roer as unhas.

O ator Bradley Cooper como Leon no filme 'O Último Trem'
O ator Bradley Cooper como Leon no filme 'O Último Trem', de Ryûhei Kitamura


Cooper e Bibb têm uma boa química, seus personagens parecem muito autênticos, e o diretor distribui tempo de tela adequado para poderem desenvolver seu relacionamento. Quanto mais Leon se envolve com o mistério do metrô, mais perde o controle da realidade. Os eventos horríveis que testemunha também afetam sua personalidade, fazendo com que se torne cada vez mais agressivo com todos ao seu redor.

Vinnie Jones entrega um personagem elegante, imponente e assustador. Pode não parecer no início, mas assim que você entender do que esse vilão de terno e gravata é capaz, sua simples presença será suficiente para disparar o alerta de perigo iminente. O Último Trem ainda guarda uma surpresa para os fãs do clássico da Sessão da Tarde, A Lagoa Azul: uma participação especial da atriz Brooke Shields como a bem-sucedida proprietária de uma galeria de artes.

A atriz Nori Satô como Erika no filme 'O Último Trem'
A atriz Nori Satô como Erika no filme 'O Último Trem', de Ryûhei Kitamura


A meia hora final é marcada por uma batalha memorável, tão sangrenta que ocasionalmente chega a ser cômica. A reviravolta que vem depois, ao contrário, é sombria e perturbadora. Kitamura e seu roteirista respondem à maioria das perguntas, mas espertamente deixam algumas lacunas para que o espectador preencha. Pensar no que ficou implícito deixa a obra ainda mais assustadora.

Nota: 8/10

Título original: The Midnight Meat Train.
Gênero: Terror.
Produção: 2008.
Lançamento: 2008.
País: Estados Unidos.
Duração: 98 minutos.
Roteiro: Jeff Buhler.
Direção: Ryûhei Kitamura.
Elenco: Bradley Cooper, Leslie Bibb, Brooke Shields, Vinnie Jones, Roger Bart, Tony Curran, Barbara Eve Harris, Peter Jacobson, Stephanie Mace, Ted Raimi, Nori Satô, Quinton 'Rampage' Jackson, Dan Callahan, Donnie Smith, Earl Carroll, Allen Maldonado, Michael Shawn McCracken, Ryan McDowell, Eddie Vargas, Kelvin O'Bryant, Jayson Sanchez, Brian Taylor.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

1 Comentários

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem