Imagem do filme "A Bruxa de Blair", de 1999 |
A Bruxa de Blair, filme que iniciou o boom das produções de terror no estilo found footage, vai mesmo ganhar uma série. A informação foi dada pelo Deadline. A série faria parte dos projetos do Studio L., nova divisão da Lionsgate responsável pela produção de conteúdos para o formato digital.
O próprio co-criador da franquia, Eduardo Sanchez, já havia falado sobre a possibilidade de adaptação da franquia de filmes para outros formatos. Na época, Sanchez deu a entender que a série poderia adotar um formato antológico, no estilo de Black Mirror e Masters of Horror. Não foi revelado se o programa seguirá por esse caminho.
Lançado em 1999, A Bruxa de Blair acompanhava três estudantes que viajam até uma pequena cidade para realizar um documentário sobre uma lenda local. As filmagens tomam rumos inesperados depois que eles se perdem na floresta e começam a presenciar acontecimentos estranhos.
A produção não foi a precursora dos filmes de terror sobre filmagens encontradas, ou found footages. Antes dele, tivemos Holocausto Canibal (1980), de Ruggero Deodato. Mas foi A Bruxa de Blair que impulsionou esse estilo, abrindo as portas para sucessos como Cloverfield: Monstro, R.E.C. e V/H/S.
O found footage ganhou força definitiva em 2007, com o sucesso de Atividade Paranormal.