Mckenna Grace, Madison Iseman e Katie Sarife enfrentam os horrores confinados no museu de Ed e Lorraine Warren no terror do diretor e roteirista Gary Dauberman
![]() |
Madison Iseman, Katie Sarife e Mckenna Grace em imagem do filme 'Annabelle 3: De Volta Para Casa', de Gary Dauberman | ©Warner Bros. |
Annabelle 3: De Volta Para Casa é o sétimo filme ambientado no universo compartilhado de assombrações iniciado em 2013 pelo diretor e produtor James Wan. É também o terceiro longa centrado na boneca assombrada Annabelle. E ele marca a estreia na direção de Gary Dauberman, que escreveu todos os filmes de Annabelle e ainda é responsável pelo roteiro de longas como A Freira e It: A Coisa.
A trama se passa um ano depois dos eventos mostrados na cena de abertura de Invocação do Mal, quando os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren colocaram um fim nas malvadezas da boneca endemoniada e a confinaram em seu museu de artefatos sobrenaturais. Mas não sem antes pedir ao padre Gordon para realizar um ritual para garantir que o mal fique mesmo preso lá dentro.
PUBLICIDADE
Papai e mamãe Warren precisam se ausentar no final de semana, e deixam a filha Judy sob os cuidados da prestativa babá adolescente Mary Ellen. A impulsiva amiga Daniela se junta às duas. E é só questão de tempo até que alguém entre na sala de artefatos e liberte Annabelle que, é claro, vai tocar o terror em todo mundo.
![]() |
Katie Sarife em imagem do filme 'Annabelle 3: De Volta Para Casa', de Gary Dauberman | ©Warner Bros. |
Os eventos acontecem em uma única noite, e boa parte do filme é reservada para a apresentação e desenvolvimento dos personagens. Essa é uma oportunidade de ouro para conhecer os detalhes da vida de Judy, interpretada com competência pela atriz mirim Mckenna Grace, de Amityville: O Despertar. As revelações sobre a menina abrem novas possibilidades para a franquia, e eu acredito que elas serão exploradas nos próximos filmes.
PUBLICIDADE
Gostei muito de Daniela (Katie Sarife, de The Curse of the Fuentes Women), a garota obcecada por fantasmas que dá o pontapé inicial para que a residência dos Warrens se transforme em uma casa dos horrores. Tudo bem que Daniela é especialista na fina arte de tomar uma decisão idiota atrás da outra. Mas o roteiro se preocupa em criar um background convincente para a personagem, que justifica boa parte de suas ações inconsequentes.
![]() |
Madison Iseman em imagem do filme 'Annabelle 3: De Volta Para Casa', de Gary Dauberman | ©Warner Bros. |
A babá Mary Ellen (Madison Iseman, de Riot Girls) não tem muita coisa para fazer na primeira metade do filme, mas ganha destaque depois que as assombrações infestam a casa. Ela também é o centro de uma sub-trama engraçada que conta com a participação de seu candidato a namorado Bob (Michael Cimino, de No Child Left Behind). Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson, de Sobrenatural, e Vera Farmiga, de A Órfã) aparecem pouco, mas fazem cada minuto valer a pena.
PUBLICIDADE
O confronto com as assombrações fica reservado para o último ato. A boneca raramente dá as caras. Mas é graças a sua influência maligna que conhecemos várias figuras medonhas que estavam presas no museu, incluindo a Mulher de Branco, uma entidade com moedas no lugar dos olhos e até uma armadura samurai amaldiçoada. É claro que os ataques sobrenaturais não trazem consequência alguma para os personagens. Mas dessa vez eu não vou reclamar, pois combinou com o clima leve que impera o tempo todo.
![]() |
Mckenna Grace em imagem do filme 'Annabelle 3: De Volta Para Casa', de Gary Dauberman | ©Warner Bros. |
Dauberman faz um bom trabalho com a câmera, aproveita bem os espaços fechados para criar suspense, e é surpreendentemente econômico quando se trata de jump scares. A batalha final é bem feita. E as últimas cenas conseguiram até me emocionar um pouquinho. Annabelle 3 está longe de ser o filme mais assustador do universo de Invocação do Mal. Mas com certeza é o mais divertido até o momento.
Nota: 7
Título original: Annabelle Comes Home.
Gênero: Terror.
Produção: 2019.
Lançamento: 2019.
Pais: Estados Unidos.
Duração: 106 minutos.
Roteiro: Gary Dauberman.
Direção: Gary Dauberman.
Elenco: Mckenna Grace, Madison Iseman, Katie Sarife, Vera Farmiga, Patrick Wilson, Michael Cimino, Samara Lee, Kenzie Caplan, Sade Katarina, Michael Patrick McGill, Brittany Hoza, Sheila McKellan, Eddie J. Fernandez, Steve Coulter, Luca Luhan.