Crítica | Ma (2019)

Octavia Spencer interpreta mulher solitária que aterroriza a personagem de Diana Silvers no terror do diretor Tate Taylor


Imagem do filme 'Ma'
Octavia Spencer, Diana Silvers e McKaley Miller em imagem do filme 'Ma', de Tate Taylor


Ma é o novo trabalho do diretor Tate Taylor, que em 2016 entregou o elogiado A Garota no Trem. O longa é estrelado por Octavia Spencer (A Forma da Água) e Diana Silvers (série Into the Dark), mas conta com outros nomes conhecidos no elenco, como Juliette Lewis (Um Drink no Inferno) e Luke Evans (10x10: O Cativeiro). Ma é produzido pela Blumhouse, a produtora de O Mistério da Ilha e Terror na Estrada.

A trama gira em torno de Maggie, uma adolescente que quer comprar bebidas para impressionar seus novos amigos, que planejam uma festa em uma área remota da cidade. Como ninguém vai vender álcool para menores de idade, ela pede ajuda a Sue Ann, uma quarentona solitária que conheceu em frente a uma loja de conveniências.

$ads={1}

Sue Ann, que também atende pelo apelido de Ma, concorda em ajudar e ainda oferece o porão de sua casa para que a galera possa festejar, livre do monitoramento dos pais e das abordagens da polícia. Maggie vai descobrir que as ações gentis de sua nova amiga escondem intenções sombrias.

Imagem do filme 'Ma'
McKaley Miller, Diana Silvers e Corey Fogelmanis em imagem do filme 'Ma', de Tate Taylor


Como já era esperado, Spencer rouba o show no papel da anfitrião misteriosa que se diverte chutando latinhas de bebida em cima da mesa ou dançando ao som de delícias que vão de 'Kung Fu Fighting' a 'Funky Town'. Mas não se engane com ela, porque Ma sabe tocar o terror quando precisa, o que faz dela uma vilã a ser temida.

$ads={2}

O resto do elenco não está no mesmo ritmo. Mas Silvers encontra um bom equilíbrio entre inocência e rebeldia para fazer de Maggie uma personagem carismática. McKaley Miller (Super Novas) está engraçada no papel da líder da turma, Haley. Lewis está bem como mamãe Erica, mas seu arco não é bem trabalhado. Evans não tem muito tempo para se destacar. E o mesmo pode ser dito de Missi Pyle (Miss Arizona), que interpreta Mercedes.

Imagem do filme 'Ma'
Diana Silvers em imagem do filme 'Ma', de Tate Taylor


O roteiro de Scotty Landes discute temas como exclusão social e traumas da infância, mas encontra dificuldades para amarrar suas ideias e a mensagem acaba se perdendo pelo caminho. No último ato, os problemas do roteiro e a timidez do diretor em lidar com temas pesados, já estão mais que evidentes. Mas, surpreendentemente, é nesse ponto que Tate tira o pé do freio e abraça elementos fortes de terror.

Os minutos finais fazem Ma valer a pena. Mas também deixam a sensação de que se o roteiro não tentasse ser tão complexo e se o diretor começasse a matança mais cedo, o filme seria bem mais divertido.

★★★★★★

Título original: Ma.
Gênero: Suspense, terror.
Produção: 2019.
Lançamento: 2019.
Pais: Estados Unidos.
Duração: 99 minutos.
Roteiro: Scotty Landes.
Direção: Tate Taylor.
Elenco: Octavia Spencer, Diana Silvers, Juliette Lewis, McKaley Miller, Corey Fogelmanis, Gianni Paolo, Dante Brown, Tanyell Waivers, Dominic Burgess, Heather Marie Pate, Tate Taylor, Luke Evans, Margaret Fegan, Missi Pyle, Allison Janney.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem