Antologia reúne quatro curtas-metragens de terror ligados por um tema central e com foco nos efeitos práticos
Imagem do segmento 'The Stylist', da antologia 'Contos de Horror' |
Por Ed Walter
Contos de Horror é uma antologia composta por quatro curtas-metragens de duração variada, ligados por um tema central (não vou dizer qual é para não estragar a surpresa) e com grande foco nos efeitos práticos. O filme foi anunciado como um dos mais perturbadores de 2018. Eu não diria que chega a tanto. Mas com certeza ele tem uma quantidade considerável de cenas com potencial para incomodar bastante o público que não está acostumado com filmes de terror, e até aqueles que já têm uma certa experiência com o gênero.
Jill Gevargizian e Eric Ravens assinam o roteiro e Gevargizian dirige o primeiro segmento: 'The Stylist', estrelado por Najarra Townsend e Jennifer Plas. A trama acompanha uma cabeleireira que fica sozinha em um salão de beleza para atender uma cliente de uma hora. O encontro toma um rumo completamente inesperado.
O conto tem pouco mais de 10 minutos, mas é muito bem dirigido. Há pelo menos uma cena bizarra e extremamente incômoda. E tanto os ótimos efeitos práticos quanto os efeitos sonoros realistas contribuem para potencializar seu impacto. A ausência de explicações sobre as motivações de uma das personagens pode decepcionar. Mas eu realmente gostei do resultado geral.
Imagem do segmento 'Knob Goblins', da antologia 'Contos de Horror' |
Andy Stewart dirige e assina o roteiro de 'Ink', que é disparado o segmento mais indigesto de todos. Estômagos sensíveis vão revirar gloriosamente com a história de um homem misterioso (Sammy Hayman), fascinado por tatuagens. Os cenários sujos e depressivos, os personagens estranhos e ausência quase absoluta de diálogos garantem que os cerca de 20 minutos de duração se tornem uma experiência totalmente desconfortável. Mas o grande destaque são os efeitos especiais, que proporcionam momentos realmente grotescos.
Dirigido por Christopher G. Moore a partir do roteiro que ele escreveu com Eryk Pruitt, o conto 'Foodies' acompanha Mueller (Nick Karner), um funcionário de restaurante que é convidado para uma reunião da qual participam nomes renomados da culinária. O público não é poupado de cenas indigestas. Mas a farta dose de humor-negro tornam esse conto o mais engraçado de todos. Isso, é claro, se você conseguir entrar no clima propositalmente tosco. Atuações extravagantes e muitos personagens bizarros fazem parte do show de horrores.
A antologia fecha com 'Knob Goblins', escrito e dirigido por Christopher G. Moore, que acompanha um homem que retorna à casa onde seu irmão foi assassinado. Esse é o conto mais leve. Mas eu gostei dele, principalmente por ser o único que apresenta elementos sobrenaturais. Há uma certa criatura, que parece ter saído de um daqueles deliciosos filmes trash dos anos 80. E os efeitos práticos divertidos aumentam o clima retrô.
_______________
O melhor: Os efeitos práticos são muito bem feitos.
O pior: Alguns efeitos práticos são indigestos.
Título original: Watch If You Dare.
Gênero: Terror.
Produção: 2018.
Lançamento: 2018.
Pais: Estados Unidos.
Duração: 71 minutos.
Roteiro: Christopher G. Moore, Eryk Pruitt, Jill Gevargizian, Eric Ravens, Andy Stewart.
Direção: Christopher G. Moore, Jill Gevargizian, Andy Stewart.
Elenco: Jeff Alguire, David Berberian, Jaysen P. Buterin, Gilly Conklin, Tracey Coppedge, Angela Dupuie, Jennifer Evans, Yale Giffin, Chris Goldie, Tom Gore, John Harley, Billy Hay, Austin Hayden, Sammy Hayman, Gordon Holliday, Christopher Houldsworth, Tony Hughes, John Jimerson, Nick Karner, Alena Koch, Stephanie Minervino, Kristofer Muir, Pepper, Jennifer Plas, Edith Snow, Najarra Townsend, Emlee Vassilos, Michael Ray Williams.