Amanda Seyfried e Megan Fox descobrem que a adolescência é um inferno em 'Garota Infernal', fantasia de terror da diretora Karyn Kusama
![]() |
A atriz Megan Fox como Jennifer no filme 'Garota Infernal', de Karyn Kusama |
Seis anos antes de entregar o divisor de opiniões O Convite, a nova-iorquina Karyn Kusama dirigiu uma fantasia de terror sobre amizade, rituais satânicos e líderes de torcida que devoram homens. O título desta delícia é Jennifer's Body, e no Brasil o filme ficou conhecido como Garota Infernal. O longa-metragem estrelado por Amanda Seyfried e Megan Fox foi roteirizado por Diablo Cody, recém-saída de sua vitória no Oscar pelo roteiro de Juno.
Garota Infernal foi um fracasso na época de seu lançamento, e alguns acreditam que parte da culpa foi do pessoal responsável pelo marketing, que se lembrou que Megan Fox era aquela garota sexy do filme dos Transformers, e pensou que seria uma boa ideia vender Garota Infernal como uma comédia de terror adolescente sobre a atriz sendo e fazendo coisas sexy.
![]() |
Amanda Seyfried e Megan Fox como Needy e Jennifer no filme 'Garota Infernal', de Karyn Kusama |
O poster do filme mostrava Megan de minissaia, sensualizando em uma cadeira na frente de um quadro-negro com a palavra "HELL YES". O trailer a mostrava desfilando em câmera lenta pela escola. A promessa de que Fox e Seyfried iriam se beijar foi bastante divulgada, e a equipe de marketing chegou a cogitar a possibilidade de que Fox fizesse bate-papos ao vivo em sites adultos amadores para promover o filme. Karin Kusama lembra que implorou para que nem sequer mencionassem a ideia à atriz, pois seria devastador para ela.
PUBLICIDADE
Sendo assim, você com certeza terá que fazer uma enorme ginástica mental para tentar convencer alguém que Garota Infernal não é um filme sexy. Mas o ponto é que não é apenas isso, e vendê-lo baseado apenas nesse detalhe talvez tenha afastado parte do público e confundido os críticos, que o receberam de maneira mista. Felizmente, com o tempo os fãs do gênero perceberam que escondido atrás do marketing ruim, havia um ótimo filme de terror. Ao longo dos anos, Garota Infernal ganhou status de cult, e hoje já aparece com frequência em listas dos grandes filmes de terror dirigidos por mulheres.
![]() |
A atriz Amanda Seyfried como Needy no filme 'Garota Infernal', de Karyn Kusama |
O cenário é Devil’s Kettle, cidade interiorana onde a maior atração é uma cachoeira cuja água não vai a lugar nenhum, apenas desaparece em um buraco aparentemente sem fim. Já no colégio, o centro das atenções é Jennifer (Fox), uma cheerleader encantadora que gosta de namorar rapazes populares, vocalistas de bandas de punk rock e oficiais de polícia musculosos. Chris Pratt, de Guardiões da Galáxia, até faz uma participação especial como um de seus interesses amorosos.
PUBLICIDADE
Embora tenha todos os rapazes a seus pés, Jennifer só tem olhos para sua melhor amiga, Needy (Seyfried). Isso é ruim para o namorado de Needy, Chip Dove (Johnny Simmons, de As Vantagens de Ser Invisível), primeiro porque ele quase sempre acaba sendo jogado para segundo plano, e segundo porque há uma clara tensão sexual entre as duas. Esse detalhe era ainda mais flagrante no roteiro original, como um reflexo da curiosidade adolescente e experimentação com o mesmo sexo.
![]() |
Megan Fox e Amanda Seyfried como Jennifer e Needy no filme 'Garota Infernal', de Karyn Kusama. Foto: Doane Gregory - © TM and 2009 Twentieth Century Fox Film Corporation |
A história é apresentada a partir da perspectiva de Needy. O contraste entre as personalidades das duas (uma é popular e impulsiva, a outra é tímida e tem poucos amigos) e a maneira estranha e possessiva com que Jennifer mantém a amizade são o foco do primeiro ato de Garota Infernal. Quando Jennifer arrasta a amiga para um show musical em um bar esfumaçado, o clima muda. E muda de uma forma assustadora.
Como o filme tem reviravoltas com potencial para surpreender, não vou dar detalhes sobre o que acontece depois da visita. Recomendo até que você fique longe do trailer e do material promocional, que entregam muitos spoilers. O que posso dizer sem comprometer sua experiência é que Jennifer começa a manifestar um comportamento bizarro, e sua amizade com Needy nunca mais será a mesma.
![]() |
Johnny Simmons e Megan Fox como Chip e Jennifer no filme 'Garota Infernal', de Karyn Kusama. Foto: Doane Gregory - © TM and 2009 Twentieth Century Fox Film Corporation |
O roteiro de Diablo Cody garante situações de humor-negro e muitos diálogos afiados. Fala sobre amizade, ódio entre garotas, sexualidade e morte da inocência. Os temas são inseridos de maneira sutil, sem jamais atrapalhar o ritmo e nem as cenas de terror. Há muitas delas, todas são divertidas, e algumas são inesperadamente sangrentas.
Garota Infernal conta com efeitos práticos convicentes. Os digitais deixam um pouco a desejar, mas nem de longe comprometem a experiência. Os cenários incluem a escola, florestas arrepiantes e um condomínio deserto mais arrepiante ainda, palco de uma cena de morte memorável. A trilha sonora é agradável, e alterna do punk rock às notas de suspense.
![]() |
A atriz Megan Fox como Jennifer no filme 'Garota Infernal', de Karyn Kusama |
O elenco faz um bom trabalho. Eu realmente amei a maneira como a personagem de Seyfried evolui, dando à atriz a oportunidade de caminhar por dois terrenos diferentes. Quanto a Megan Fox... bem, ela desfila em câmera lenta, faz caras e bocas e é sexy, pois sua personagem foi escrita para ser exatamente assim. Mas sua Jennifer também sabe ser assustadora quando precisa, sua química com Seyfried é ótima, e suas cenas são realmente divertidas.
Se você ainda não conhece Garota Infernal, essa é uma boa hora para fazer isso e ajudar a corrigir a enorme injustiça feita com o filme. Se já assistiu, reviste-o e, assim como eu, provavelmente você perceberá que o filme parece ainda melhor do que era antes. Se possível, procure pela versão sem cortes, com cinco minutos de cenas extras. Pode parecer pouco, mas faz uma enorme diferença na experiência geral.
Nota: 9/10
Título original: Jennifer's Body.
Gênero: Terror, comédia.
Produção: 2009.
Lançamento: 2009.
País: Estados Unidos, Canadá.
Duração: 102 min | 107 min (unrated).
Roteiro: Diablo Cody.
Direção: Karyn Kusama.
Elenco: Megan Fox, Amanda Seyfried, Johnny Simmons, Adam Brody, Sal Cortez, Ryan Levine, Juan Riedinger, Colin Askey, Chris Pratt, Juno Rinaldi, Kyle Gallner, Josh Emerson, J.K. Simmons, Amy Sedaris, Cynthia Stevenson.
Muito bom
ResponderExcluir