Novo filme da antologia Welcome to the Blumhouse, do Amazon Prime Video, Mau-olhado é uma adaptação para as telas do audiolivro do premiado Madhuri Shekar, sobre uma mãe indiana que desconfia que o namorado de sua filha não é flor que se cheire. A história original, contada através de uma série de telefonemas e mensagens de voz, se tornou um sucesso na plataforma Audible.
Os gêmeos Elan e Rajeev Dassani dirigem o longa, estrelado por Sarita Choudhury (série Jessica Jones), Bernard White (Quarentena), Sunita Mani (série GLOW) e Omar Maskati (série Better Call Saul). O próprio Shekar, autor do audiolivro, assina o roteiro de Mau-olhado, que já está disponível no Amazon Prime Video.
Mamãe Usha (Choudhury) vive em Nova Dellhi com o marido Krishnan (White) mas, graças à tecnologia moderna, mantém contato frequente com a filha única Pallavi (Mani), que mora na Califórnia. Usha começa o filme preocupada porque a filha está se aproximando dos 30 e não quer saber de casamento. Mas quando Pallavi finalmente encontra o amor de sua vida, ela cisma que o rapaz é a reencarnação de um homem mau do passado.
Se o namorado Sandeep (Maskati) é ou não o bicho-papão descrito pela mãe preocupada, só vamos descobrir no último ato. Enquanto isso, vamos acompanhar os personagens fazendo coisas não muito empolgantes como conversar sem parar pessoalmente. Ou conversar sem parar no celular. Alguns agem como se estivessem participando de um drama intenso. Outros como se estivessem em uma comédia romântica. E nenhum deles age como se estivesse em um filme de terror.
Mas não dá para culpá-los, já que os diretores também não se preocupam em desenvolver os elementos sobrenaturais do filme. Situações com potencial para gerar tensão são desperdiçadas em prol do dramalhão e do romance, e a ação só chega nos minutos finais. Resta saber se o público vai ficar tenso e temer pela vida dos personagens, ou se vai dar risadas diante de um confronto final com direito a paneladas e pimenta vermelha nos olhos dos outros. Eu confesso que ri.
Gostei das cenas entre Usha e o marido Krishnan, disparado o melhor personagem do filme. Gostei daqueles flashbacks que revelam o passado de Usha, e da maneira como o roteiro aborda algumas tradições e superstições indianas. Mas esses raros momentos de brilho acabam sendo engolidos pelos diálogos incessantes e pela demora dos diretores em chegar onde precisam.
O filme anterior da Welcome to the Blumhouse, Caixa Preta, parecia um episódio esticado de Black Mirror. Mau-olhado parece um capítulo esticado de uma novela da oito. Para uma antologia produzida por um estúdio especializado em filmes de terror e lançada como opção para o mês do Halloween, isso não é muito animador.
Nota: 3
Título original: Evil Eye.
Gênero: Drama, mistério, suspense, terror.
Produção: 2020.
Lançamento: 2020.
País: Estados Unidos.
Duração: 90 minutos.
Roteiro: Madhuri Shekar.
Direção: Elan Dassani, Rajeev Dassani.
Elenco: Sarita Choudhury, Sunita Mani, Bernard White, Omar Maskati, Anjali Bhimani, Rachel Cora Wood, Ramesh Reddy, Lena Clark, Satya Nikhil Polisetti, Ash Thapliyal, Natosha Durr, Kamran Shaikh, Kim Patel, Pritesh Shah, Asad Durrani.