Crítica | Halloween Kills: O Terror Continua (Halloween Kills, 2021)

Os sobreviventes de Haddonfield se unem para enfrentar Michael Myers em 'Halloween Kills: O Terror Continua', do diretor David Gordon Green


halloween-kills-o-terror-continua-imagem-07
James Jude Courtney como Michael Myers em imagem do filme 'Halloween Kills: O Terror Continua', de David Gordon Green | ©Universal Pictures


Em 2018, o diretor David Gordon Green nos presenteou com Halloween, reboot da franquia clássica de filmes de terror iniciada em 1978 por John Carpenter e sua co-roteirista, Debra Hill. O longa roteirizado por Jeff Fradley, Danny McBride e pelo próprio Green desconsiderou todas as sequências do filme original, e trouxe de volta o assassino mascarado Michael Myers para um último confronto com a final girl Laurie Strode, interpretada por Jamie Lee Curtis.

Quem conhece a história de Michael Myers sabe que, com ele, "último confronto" nunca significa o que parece. Prova disso é que Green retorna com Halloween Kills: O Terror Continua, uma sequência direta dos eventos do filme de 2018. Curtis também retorna como Laurie, mas ela demora um pouco para descobrir que Michael ainda está vivo. Já os habitantes de Haddonfield descobrem bem rápido, e da pior maneira possível.


PUBLICIDADE


Como eles estão usando máscaras para se proteger da fumaça, você não reconhecerá o rosto dos bombeiros que se envolvem no primeiro confronto com Michael. Mas provavelmente se lembrará de outros personagens, já que o roteiro traz de volta alguns atores do filme original, interpretando os mesmo papeis. Não assistiu Halloween: A Noite do Terror, de 1978? Fique tranquilo, porque Green providencia diálogos e flashbacks para garantir que o público casual tenha uma idéia de como cada um se encaixa na história.

halloween-kills-o-terror-continua-imagem-09
Dylan Arnold, Andi Matichak e Robert Longstreet em imagem do filme 'Halloween Kills: O Terror Continua', de David Gordon Green | ©Universal Pictures


Halloween Kills segue por dois caminhos. O primeiro acompanha os sobreviventes do filme de 78, liderados por Tommy Doyle (Anthony Michael Hall) se organizando para caçar Michael Myers. Como Michael também está disposto a caçá-los, você pode esperar por confrontos tensos e muitas mortes medonhas. Como já era esperado, os ataques de Michael não superam a brutalidade de Halloween: O Início (2008), que continua sendo referência em matéria de violência. Mas as cenas são bem mais explícitas que as do filme de 2018.


PUBLICIDADE


A jornada dos sobreviventes ainda ganha pontos pela decisão dos roteiristas, a meu ver, acertada, de não perder tempo desenvolvendo personagens. Como eles são muitos e estão no filme apenas para morrer, se aprofundar neles não faria sentido e ainda deixaria o filme arrastado. Estabelece-se, então, uma estrutura semelhante à do camp slasher Sexta-Feira 13, com os sobreviventes de Haddonfield substituindo os adolescentes do acampamento Crystal Lake, e fazendo fila para serem eliminados por Michael. É divertido.

halloween-kills-o-terror-continua-imagem-11
Anthony Michael Hall em imagem do filme 'Halloween Kills: O Terror Continua', de David Gordon Green | ©Universal Pictures


O segundo núcleo de Halloween Kills fica confinado no hospital onde Laurie está sendo tratada depois de sua batalha com Michael. Além de nossa final girl favorita, acompanhamos sua filha Karen (Judy Greer), que tenta esconder dela a informação de que seu inimigo mortal está vivo, e a neta Allyson (Andi Matichak), que está muito disposta a colocar um fim nas maldades de Michael. Ela inclusive se une a alguns sobreviventes para enfrentar o assassino.

Assim como acontece com os personagens de apoio, não há aprofundamento no drama da família Strode. Enquanto o reboot de 2018 era sobre Laurie e sua família, a sequência definitivamente é sobre Michael Myers tocando o terror em todo mundo que encontra pela frente. Não por coincidência, Halloween Kills perde bastante sua força quando os roteiristas decidem interromper a matança para tentar transmitir uma mensagem sobre como nossa busca por vingança pode nos transformar em monstros.

halloween-kills-o-terror-continua-imagem-08
Jamie Lee Curtis e Judy Greer em imagem do filme 'Halloween Kills: O Terror Continua', de David Gordon Green | ©Universal Pictures


A mensagem é apresentada de maneira desajeitada, a cena se estende demais, e o resultado parece forçado. Além de atrapalhar o ritmo, ela ainda compromete o impacto do último ato, quando Michael finalmente encara as consequências de seus atos. Nos minutos finais, os roteiristas tomam uma decisão arriscada. Mas para saber se as consequências dela serão boas ou ruins, teremos que esperar pelo último filme da trilogia, Halloween Ends, que só chega aos cinemas em 2022.

Nota: 6.2/10

Título original: Halloween Kills.
Gênero: Terror.
Produção: 2021.
Lançamento: 2021.
País: Estados Unidos, Reino Unido.
Duração: 1h 45min.
Roteiro: Scott Teems, Danny McBride, David Gordon Green.
Direção: David Gordon Green.
Elenco: Jamie Lee Curtis, Judy Greer, Andi Matichak, James Jude Courtney, Nick Castle, Airon Armstrong, Will Patton, Thomas Mann, Jim Cummings, Dylan Arnold, Robert Longstreet, Anthony Michael Hall, Charles Cyphers, Scott MacArthur, Michael McDonald, Ross Bacon, Kyle Richards, Nancy Stephens, Diva Tyler, Lenny Clarke, Brian Mays, Michael Smallwood, Carmela McNeal.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem