'V/H/S/94' é o quarto filme da antologia de terror iniciada em 2012
Imagem do segmento 'The Subject', da antologia de terror 'V/H/S/94' |
A antologia de terror V/H/S surgiu em 2012, apresentando cinco contos assustadores no formato de filmagens encontradas, que agradaram os fãs do gênero e arrancaram elogios da crítica especializada. O sucesso fez com que os realizadores se apressassem para entregar uma sequência: V/H/S/2 (2013), que muitos consideram superior ao original. O mesmo não pode ser dito de V/H/S: Viral (2014), que se afastou da proposta original e acabou decepcionando os fãs.
V/H/S/94, lançado este mês no serviço de streaming Shudder, chega com a promessa de colocar a franquia de volta nos trilhos, e alcança um resultado admirável. O longa está à altura dos dois primeiros filmes, e acredito que seja a melhor antologia de terror lançada desde The Mortuary Collection (2019), de Ryan Spindell.
PUBLICIDADE
Como nos outros filmes, V/H/S/94 tem uma história central que não faz muito sentido, mas cumpre seu papel de unir os outros segmentos. Batizada de 'Holy Hell', ela é dirigida por Jennifer Reeder (Knives and Skin), e acompanha uma equipe da S.W.A.T. em uma missão em um prédio que parece ter sido tomado por um culto. À medida que a equipe faz descobertas horríveis, a antologia se desenrola em telas de TV espalhadas pelo prédio.
Imagem do segmento 'Storm Drain', da antologia de terror 'V/H/S/94' |
Chloe Okuno comanda o primeiro segmento, 'Storm Drain', sobre uma repórter designada para cobrir uma série de avistamentos misteriosos no sistema de esgoto da cidade. Seu nome é Holly Marciano (Anna Hopkins, da série Flash), e ela acredita que pode usar essa história como pretexto para fazer uma matéria de interesse humano. Sua jornada pelos esgotos não demora para se transformar em um pesadelo.
'Storm Drain' recria a estética dos anos 90 com precisão. A baixa qualidade proposital do vídeo, somada à escuridão do cenário, ajuda a aumentar o suspense e o potencial do filme para causar arrepios. Você provavelmente sentirá alguns quando o cameraman direcionar sua lente na direção de vultos misteriosos que parecem se esconder em cada canto dos esgotos. Some a isso efeitos práticos notáveis, e temos um segmento que não deve nada aos melhores momentos da franquia.
PUBLICIDADE
O segundo segmento, 'The Empty Wake', acompanha Hayley (Kyal Legend, da série Backstage), uma jovem agente funerária encarregada de gerenciar um velório em uma noite escura e tempestuosa. Graças a um aviso de tornado, as chances de que alguém apareça para velar o corpo são mínimas. Assim, nos tornamos praticamente as únicas testemunhas dos horrores que a protagonista presenciará. E, acredite, ela presenciará muitos.
'The Empty Wake' começa com clima de terror psicológico e o diretor Simon Barrett (Seance) faz um trabalho elogiável, ampliando discretamente a sensação de desconforto. A situação fica bizarra quando a ameaça é revelada. Os efeitos práticos cuidam de deixar tudo ainda mais medonho. Três câmeras fixas registram essa arrepiante história de fantasmas, que provavelmente será o segmento favorito de boa parte do público.
Imagem do segmento 'The Empty Wake', da antologia de terror 'V/H/S/94' |
Timo Tjahjanto, o homem por trás de Fortuna Maldita, dirige o terceiro segmento de V/H/S/94: 'The Subject', sobre um cientista louco que sequestra pessoas aleatórias para criar experimentos laboratoriais horríveis. O público acompanha a história através das imagens registradas pela câmera acoplada em uma das cobaias do vilão, e o que ela capta na metade inicial é de deixar os nervos à flor da pele.
PUBLICIDADE
Quando policiais localizam o esconderijo do cientista, 'The Subject' se transforma no que pode ser descrito como um jogo de tiro em primeira pessoa. Só que de terror, com direito a muitos confrontos e sangue jorrando para todos os lados. De todos os segmentos, esse é o que tem os efeitos especiais mais impressionantes. É também o mais divertido, e deve agradar em cheio o público que gosta de histórias sangrentas e frenéticas.
O quarto segmento, 'Terror', do diretor Ryan Prows (Lowlife), acompanha uma milícia que planeja usar uma "arma secreta" para realizar um atentado. 'Terror' não é tão empolgante ou assustador quando os três segmentos anteriores, o que não significa necessariamente que ele seja ruim. Pelo contrário, há algumas boas idéias aqui e, mesmo que seu potencial não seja plenamente aproveitado, o conto fica divertido nos minutos finais.
Nota: 7.2/10
Título original: V/H/S/94.
Gênero: Terror.
Produção: 2021.
Lançamento: 2021.
País: Estados Unidos, Indonésia.
Duração: 1h 43min.
Roteiro: Jennifer Reeder, Chloe Okuno, Simon Barrett, Timo Tjahjanto, Ryan Prows, David Bruckner, Brad Miska.
Direção: Simon Barrett, Steven Kostanski, Chloe Okuno, Ryan Prows, Jennifer Reeder, Timo Tjahjanto.
Elenco: Anna Hopkins, Christian Potenza, Brian Paul, Tim Campbell, Gina Phillips, Kyal Legend, Devin Chin-Cheong, Daniel Matmor, Adam Kenneth Wilson, David Reale, Budi Ross, Donny Alamsyah, Juan Bione Subiantoro, Vincent Martin, Novi Rahmat Hidayat, Christian Lloyd, Thomas Mitchell Barnet, Cameron Kneteman, Steven McCarthy, Brendan McMurtry-Howlett, Dru Viergever, Kimmy Choi, Nicolette Pearse, Thomas Mitchell, Rodrigo Fernandez-Stoll, Dax Ravina, Kevin P. Gabel, William Jordan.