Professora investiga mistério assustador em 'Espíritos Obscuros', filme de terror dirigido por Scott Cooper e co-produzido por Guillermo del Toro
Jeremy T. Thomas e Keri Russell como Lucas e Julia no filme 'Espíritos Obscuros', de Scott Cooper | Foto: Florian Hoffmeister |
Uma professora com um passado traumático começa a desconfiar do comportamento estranho de um de seus alunos em Espíritos Obscuros, um filme de terror sombrio, repleto de simbolismos, dirigido por Scott Cooper. É o quinto filme do diretor, cuja filmografia é composta por obras que se apoiam bastante no drama. Seu filme de estreia, Coração Louco (2009), inclusive lhe rendeu três indicações ao Oscar.
O drama também ocupa um espaço considerável em Espíritos Obscuros, co-produzido por Guillermo del Toro e J. Miles Dale. O filme é estrelado por Keri Russell (Planeta dos Macacos: O Confronto), Jesse Plemons (Estou Pensando em Acabar com Tudo) e o promissor ator mirim Jeremy T. Thomas (série Lore). O roteiro é de Nick Antosca, C. Henry Chaisson e do próprio Cooper, tendo como base o assustador conto de Antosca, The Quiet Boy.
PUBLICIDADE
O cenário é Cispus Falls, um vilarejo de mineração de carvão envolto em escuridão e neblina no Oregon. Próspero antes do fechamento da mina que era seu principal negócio, Cispus Falls agora é um povoado desolado, o tipo de lugar onde as pessoas parecem trabalhar duro para se mudar. Menos a professora Julia (Russell), que nasceu lá, esteve ausente por anos, mas retornou após a morte do pai. Julia trabalha na escola primária local e mora temporariamente na casa do irmão, o xerife Paul (Plemons), que compartilha com ela uma história familiar traumática apresentada ao espectador através de flashbacks confusos.
Jesse Plemons, Jeremy T. Thomas e Keri Russell como Paul, Lucas e Julia no filme 'Espíritos Obscuros', de Scott Cooper | Foto: Florian Hoffmeister |
Duas coisas chamam a atenção de Julia. A primeira são as garrafas de bebidas alcoólicas da loja de conveniências local, que parecem implorar para serem levadas para casa. A segunda é o comportamento estranho de um de seus alunos, um menino desnutrido e retraído chamado Lucas (Thomas), cujos desenhos perturbadores parecem implorar por mais atenção do que a cansada diretora da escola pode dar. A verdade é que Julia identifica em Lucas os sinais do mesmo tipo de abuso que ela sofreu quando era criança, e quer a todo custo ajudar o menino. O que ela não sabe é que Lucas esconde um segredo assustador.
PUBLICIDADE
Se você assistiu aos trailers, já sabe que segredo é esse. Se não assistiu, recomendo que não o faça. Digo isso porque embora seja um filme B em sua essência, o diretor e seus co-roteiristas querem muito que Espíritos Obscuros seja levado a sério. Eles dedicam a metade inicial para um estudo lento e meticuloso de personagens e do ambiente onde vivem. É justamente o mistério em torno do menino que motiva o espectador a superar a lentidão. Não saber nada sobre ele, então, pode melhorar muito sua experiência.
A atriz Keri Russell como Julia no filme 'Espíritos Obscuros', de Scott Cooper | Foto: Florian Hoffmeister |
Mas a fábula ambiental de Cooper não fica apenas no drama, e consegue dialogar muito bem com os fãs de filmes de terror. A história fica interessante depois que o xerife Paul começa a descobrir corpos na floresta, desmembrados de maneira tão brutal que nem mesmo o legista local consegue determinar a causa da morte. O ritmo melhora ainda mais depois que o mistério é revelado, dando ao diretor o sinal verde para deixar a sugestão de lado e colocar seus monstros, reais e metafóricos, caminhando de mãos dadas.
As performances sólidas, o design sonoro primoroso e a ótima fotografia ganham o reforço de efeitos práticos adequadamente desagradáveis. O CGI também impressiona, principalmente nos minutos finais, quando somos presenteados com imagens assustadoras e uma batalha divertida, mesmo que a ameaça se revele menos implacável do que foi com suas vítimas anteriores. Se pudesse escolher, gostaria que o diretor abraçasse o lado B de Espíritos Obscuros mais cedo. Mas na soma geral, este é um passatempo interessante.
Nota: 6/10
Título original: Antlers.
Gênero: Terror, mistério, drama.
Produção: 2021.
Lançamento: 2021.
País: Estados Unidos, México, Canadá.
Duração: 1h 39m.
Roteiro: Henry Chaisson, Nick Antosca, Scott Cooper.
História: Nick Antosca.
Direção: Scott Cooper.
Elenco: Keri Russell, Jesse Plemons, Jeremy T. Thomas, Graham Greene, Scott Haze, Rory Cochrane, Amy Madigan, Sawyer Jones, Cody Davis, Lyla Marlow, Jesse Downs, Arlo Hajdu, Dorian Kingi, Ken Kramer, Dendrie Taylor, Andy Thompson, Jake T. Roberts, Glynis Davies, Michael Eklund, Charmaine Wilson, Jay Brazeau, Katelyn Peterson, Lisa Cromarty, Emily Delahunty.