Crítica | Terrifier 2 (2022)

O palhaço demoníaco Art retorna ao Condado de Miles para um novo massacre em 'Terrifier 2', slasher de Damien Leone estrelado por Lauren LaVera


David Howard Thornton como Art no filme 'Terrifier 2', de Damien Leone
David Howard Thornton como Art no filme 'Terrifier 2', de Damien Leone


Criado pelo diretor e roteirista Damien Leone, o palhaço assassino Art apareceu em dois curtas-metragens antes de migrar para a antologia de terror All Hallows' Eve (2013). Três anos depois, uma campanha de financiamento coletivo permitiu que Leone apresentasse Art em seu próprio longa-metragem: Terrifier, onde o vilão persegue duas moças bêbadas pelas ruas do Condado de Miles, e presenteia com mortes horríveis qualquer um que se coloca em seu caminho.

Terrifier estreou no Telluride Horror Show Film Festival em outubro de 2016, e foi escolhido pela Dread Central Presents e Epic Pictures para um lançamento limitado nos cinemas norte-americanos em março de 2018. Divertido e extremamente violento, o filme lançado no Brasil com o título de Aterrorizante foi muito bem acolhido pelos fãs, carentes de slashers com uma pegada mais voltada para o gore. Art rapidamente se tornou um forte candidato a novo ícone do cinema de terror.

PUBLICIDADE

Como já era esperado, Leone iniciou outra campanha de financiamento coletivo para uma sequência, prometendo que seria mais grandiosa e ainda mais sangrenta. A campanha foi um enorme sucesso, atingindo mais de 430% da meta inicial, com um total de US$ 250 mil em doações. "Se você acha que passamos dos limites no primeiro filme, você ainda não viu nada", brincou o diretor no início das filmagens. Assista aos primeiros 10 minutos de Terrifier 2 e você perceberá que, na verdade, ele não estava brincando.

Lauren LaVera como Sienna no filme 'Terrifier 2', de Damien Leone
Lauren LaVera como Sienna no filme 'Terrifier 2', de Damien Leone


A sequência se passa um ano após os eventos do filme original. Tara e Dawn, personagens interpretadas por Jenna Kanell e Catherine Corcoran, são relembradas por recortes de jornais. A final girl Victoria (Samantha Scaffidi) faz uma participação especial. Desta vez, porém, o destino do Condado de Miles está nas mãos de dois novos personagens: a estudante do ensino médio Sienna Shaw (Lauren LaVera, de Clinton Road) e seu irmão adolescente Jonathan (Elliott Fullam, da série Instinct), que é obcecado por assassinos em série e vem demonstrando um interesse especial pela história de Art.

PUBLICIDADE

Jonathan planeja participar de uma festa de Halloween vestido como o palhaço assassino, o que causa preocupação na irmã e na mãe estressada, Barbara (Sarah Voigt, de  Evol). Já Sienna está decidida a se vestir de princesa guerreira angelical, e dá os retoques finais na fantasia projetada para ela pelo pai, que faleceu recentemente. Esses detalhes parecem aleatórios, mas se unem para formar o início de uma mitologia que, além de Art, envolve um objeto misterioso e até uma entidade sobrenatural que se manifesta na forma de uma menina horripilante.

Lauren LaVera e David Howard Thornton como Sienna e Art no filme 'Terrifier 2', de Damien Leone
Lauren LaVera e David Howard Thornton como Sienna e Art no filme 'Terrifier 2', de Damien Leone


O fato do diretor se atrapalhar um pouco ao tentar estabelecer essas conexões, e de estar mais interessado em plantar a semente para possíveis sequências do que em entregar respostas definitivas sobre a origem de Art, não me incomodou tanto. Já a longa duração do filme incomodou um pouco. Acredito que Terrifier 2 se beneficiaria com uma edição mais apertada, pois muitos diálogos se estendem para além do necessário. Acredito até que algumas subtramas poderiam ser eliminadas do corte final, sem comprometer a história.

PUBLICIDADE

A boa notícia é que, apesar dos ocasionais problemas de ritmo e das atuações que não passam de regulares, Terrifier 2 se revela um filme acima da média quando o diretor foca no que realmente interessa: mostrar Art tocando o terror em todo mundo. O vilão silencioso é novamente interpretado por David Howard Thornton, que consegue usar as expressões e a linguagem corporal de maneira impressionante, parecendo engraçado em um minuto e brutalmente assustador no próximo.

Kailey Hyman como Brooke no filme 'Terrifier 2', de Damien Leone


Art se estabelece como uma figura imprevisível, cuja presença causa desconforto constante. Nenhuma parte do corpo humano está a salvo de suas atrocidades. E quando ele ataca, tanto os efeitos práticos quanto a maquiagem providenciam um espetáculo visceral, filmado com riqueza de detalhes. Quem já tem uma certa bagagem com filmes gore provavelmente não vai desmaiar, como jornais e sites garantem que aconteceu com algumas pessoas que assistiram ao filme no cinema. Mas fica o aviso de que a sinfonia de destruição corporal de Leone pode, de fato, ser um indutor de vômito para o público mais sensível.

O último ato de Terrifier 2 flerta com o surrealismo, mas teremos que esperar por uma nova sequência para dizer se as peças do quebra-cabeça se encaixam ou não. Enquanto isso, acho que é seguro estender o tapete vermelho, pois o palhaço Art conseguiu seu espaço como um dos grandes vilões do cinema de terror.

Nota: 7.4/10

Título Original: Terrifier 2.
Gênero: Terror.
Produção: 2022.
Lançamento: 2022.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 2 h 18 min.
Roteiro: Damien Leone.
Direção: Damien Leone.
Elenco: Lauren LaVera, Elliott Fullam, David Howard Thornton, Jenna Kanell, Catherine Corcoran, Samantha Scaffidi, Kailey Hyman, Katie Maguire, Felissa Rose, Casey Hartnett, Griffin Santopietro, Jackie Adragna, Tamara Glynn, Chris Jericho, Sarah Voigt, Amelie McLain, Georgia MacPhail, Charlie McElveen.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

1 Comentários

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

  1. O filme custou 250.000 USD, e está muito bom e ATERRORIZANTE. Caso tivesse mais "renda" seria bem melhor, melhor que isso com pouca "renda" só exorcista.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem