Filme de terror sobrenatural dirigido por Timothy Woodward Jr., 'A Última Chamada' reúne Lin Shaye e Tobin Bell
Tobin Bell e Lin Shaye como Edward e Edith no filme 'A Última Chamada', de Timothy Woodward Jr. |
Em 2018, o diretor Timothy Woodward Jr. entregou o filme de terror O Desejo Final, que chamou a atenção de muitos por contar com o envolvimento de Jeffrey Reddick, co-roteirista de Premonição, e da atriz Lin Shaye, conhecida como a Dra. Elise da franquia Sobrenatural. Agora, em A Última Chamada, Woodward Jr. repete a parceria com Shaye e ainda ganha o reforço do ator Tobin Bell, o Jigsaw da franquia Jogos Mortais. Tem como dar errado?
Bem, sim. E, acredite, dá muito errado. Talvez você demore um pouco para perceber isso, pois o filme é ambientado no outono de 1987, e tanto o visual quanto as referências a delícias como A Hora do Espanto e Os Garotos Perdidos desviam momentaneamente o foco dos problemas. Mas bem antes das cenas de terror começarem, você perceberá que a escolha da época não é relevante para a trama, e provavelmente até se esquecerá que está vendo um filme com estética retrô.
PUBLICIDADE
O roteiro do estreante Patrick Stibb, aparentemente inspirado no episódio 'Long Distance Call' da série antológica Além da Imaginação, não faz muito sentido. As motivações e o comportamento dos personagens, também não. Isso fica mais evidente na metade final, quando o filme sai dos trilhos e segue desenfreadamente ladeira abaixo.
Mike Manning e Erin Sanders como Zack e Tonya no filme 'A Última Chamada', de Timothy Woodward Jr. |
Chester Rushing (Ritual de Inverno) interpreta Chris, um rapaz recém-chegado na cidade de Willow Falls. Ele não demora para fazer amizade com uma moça chamada Tonya (Erin Sanders, de Limelight), que o apresenta aos irmãos Zack (Mike Manning, de Slapface) e Brett (Sloane Morgan Siegel, da série Gotham Knights). O passatempo favorito dos três é passear no parque e jogar fliperama. Eles também gostam de vandalizar a casa luxuosa de uma idosa chamada Edith (Shaye), pois acreditam que a mulher é uma bruxa responsável pelo desaparecimento de uma criança.
PUBLICIDADE
Chris decide se unir ao trio para perturbar a idosa. O que posso dizer sem dar spoiler é que a brincadeira termina muito mal e os quatro delinquentes são convidados pelo marido de Edith, Edward (Bell), para "jogar um jogo". Só que ao invés das armadilhas mortais que se esperaria de um personagem interpretado por Tobin Bell, em A Última Chamada o jogo envolve um telefone misterioso, um espírito maligno e o que parece ser uma prisão purgatorial e onírica.
Chester Rushing e Erin Sanders como Chris e Tonya no filme 'A Última Chamada', de Timothy Woodward Jr. |
Assim que o jogo começa, o filme se torna um exemplo de como o horror pode dar errado quando não há cuidado na construção da narrativa. Não há uma história de fundo adequada para justificar os elementos sobrenaturais da trama. As reviravoltas são previsíveis. Os personagens são unidimensionais e sem carisma, e as performances são rígidas e sem emoção. Mesmo Lin Shaye e Tobin Bell, que geralmente são destaques em filmes de terror, não conseguem fazer muita coisa com o pouco material que têm para trabalhar.
A direção de fotografia é especialmente problemática, com cenários inundados por muita iluminação vermelha e laranja, resultando em uma experiência visual desagradável e desconcertante. O design de produção deixa muito a desejar, com traços que parecem ter sido emprestados de A Hora do Pesadelo, mas sem a mesma inspiração. Incapaz de gerar sustos genuínos ou qualquer emoção duradoura, A Última Chamada se torna uma sequência desagradável e tediosa de eventos mal conectados, e falha espetacularmente em sua tentativa de capitalizar o sucesso de filmes de terror do passado.
Nota: 2/10
Título Original: The Call.
Gênero: Terror, mistério, suspense.
Produção: 2020.
Lançamento: 2020.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 37 min.
Roteiro: Patrick Stibbs.
Direção: Timothy Woodward Jr.
Elenco: Lin Shaye, Tobin Bell, Chester Rushing, Erin Sanders, Mike Manning, Sloane Morgan Siegel, Judd Lormand, Randy J. Goodwin, Brooklyn Anne Miller, Leah Contreras, Toby Leeder, Aidan Bertola, Madeleine Wade, Ciara Hanna, Fred Stoller, Randy Charach, Charlotte Horton.