Retro Review | O Enigma de Outro Mundo (The Thing, 1982)

Qualquer um pode ser o monstro em 'O Enigma de Outro Mundo', clássico assustador de John Carpenter estrelado por Kurt Russell e Keith David


O ator Kurt Russell como MacReady no filme 'O Enigma de Outro Mundo', de John Carpenter
O ator Kurt Russell como MacReady no filme 'O Enigma de Outro Mundo', de John Carpenter


Quando o assunto é John Carpenter, a primeira imagem que vem à cabeça da maioria dos cinéfilos é Michael Myers, o ultra-psycho-serial-killer da franquia slasher Halloween. É justo, já que tanto o vilão de máscara branca quanto a final girl Laurie Strode se tornaram ícones do cinema de terror. Mas para muitos, incluindo eu, o monstro definitivo do diretor não reside na arborizada Haddonfield, mas na imensidão gelada da Antártida.

Essa criatura sem nome é o vilão de O Enigma de Outro Mundo, obra-prima que Carpenter dirigiu em 1982. O filme é um remake de O Monstro do Ártico (1951), de Christian Nyby e Howard Hawks, que por sua vez era baseado na novela "Who Goes There?", escrita pelo autor John W. Campbell, sob o pseudônimo de Don A. Stuart.

PUBLICIDADE

Na época de seu lançamento, O Enigma de Outro Mundo foi um fracasso de crítica e bilheteria. Com o passar do tempo, tornou-se um fenômeno cult, e hoje é considerado um dos melhores e mais assustadores filmes de terror já feitos. O diretor considera este o primeiro de sua "Trilogia do Apocalipse". Príncipe das Sombras (1987) e À Beira da Loucura (1994) constituem as outras duas partes da trilogia.

Richard Masur, Donald Moffat e Kurt Russell como Clark, Garry e MacReady no filme 'O Enigma de Outro Mundo', de John Carpenter
Richard Masur, Donald Moffat e Kurt Russell como Clark, Garry e MacReady no filme 'O Enigma de Outro Mundo', de John Carpenter


Kurt Russell (À Prova de Morte) interpreta MacReady, um dos membros de um grupo de cientistas americanos que trabalham em uma base de pesquisa na Antártida. Nós o conhecemos demonstrando seu descontentamento por levar um xeque-mate de um computador de xadrez. Pouco tempo depois, ele etá correndo na neve com seus companheiros, tentando entender o que levou os membros da estação de pequisas norueguesa vizinha a subir em um helicóptero e sair perseguindo um cachorro.

PUBLICIDADE

O que começa como um incidente estranho termina com a descoberta de uma forma de vida medonha que coloca todos em perigo. Como manda a cartilha do mestre do horror cósmico, H.P. Lovecraft, é praticamente impossível descrever a aparência da criatura. A não ser, é claro, quando ela usa suas habilidades para assimilar e assumir a forma de outros seres vivos.

O ator Peter Maloney como George no filme 'O Enigma de Outro Mundo', de John Carpenter
O ator Peter Maloney como George no filme 'O Enigma de Outro Mundo', de John Carpenter


Será que "a coisa" pode assimilar um ser humano, usá-lo como hospedeiro e imitar seu comportamento? Será que ela se infiltrou sorrateiramente entre MacReady e seus companheiros, e está esperando pacientemente para atacar os outros membros da equipe? Essas dúvidas cruéis são mais do que suficientes para que o medo, a desconfiança e a violência tomem conta da base.

PUBLICIDADE

O Enigma de Outro Mundo é extremamente eficaz em seu objetivo de assustar e fazer o público roer as unhas. Tem um clima de suspense constante e sufocante, e a sensação de paranoia é reforçada pela trilha sonora de Carpenter e Ennio Morricone, que alterna entre momentos de tensão crescente e silêncio opressor. A fotografia também contribui para a atmosfera de terror, com o gelo contrastando com a cores quentes dos ambientes fechados para criar uma sensação de claustrofobia e incerteza.

T.K. Carter, Kurt Russell e Donald Moffat como Naulus, MacReady e Garry no filme 'O Enigma de Outro Mundo', de John Carpenter
T.K. Carter, Kurt Russell e Donald Moffat como Naulus, MacReady e Garry no filme 'O Enigma de Outro Mundo', de John Carpenter


A locação remota, no meio do gelo e da neve, reforça a sensação de isolamento e desespero dos personagens. A cidade de Stewart, na Colúmbia Britânica, foi escolhida como o local principal, por ser a capital da neve na América do Norte. O acampamento foi construído em julho de 1981, antecipando o início das filmagens em dezembro. O efeito sonoro do vento antártico foi gravado no deserto nos arredores de Palm Springs.

Os atores entregam atuações sólidas, especialmente Kurt Russell, que levou cerca de um ano para deixar crescer a famosa barba e cabelo esportivo de MacReady. O ator transmite muito bem a angústia de seu personagem enquanto luta para manter a calma em meio ao caos que se desenrola ao seu redor. O restante do elenco, que inclui Keith David (Não! Não Olhe!), Wilford Brimley (Cocoon) e Joel Polis (Desejo Assassino), também é forte, com cada ator trazendo sua própria personalidade para seus personagens e tornando-os mais críveis.

T.K. Carter, Kurt Russell e Keith David como Naulus, MacReady e Childs no filme 'O Enigma de Outro Mundo', de John Carpenter
T.K. Carter, Kurt Russell e Keith David como Naulus, MacReady e Childs no filme 'O Enigma de Outro Mundo', de John Carpenter


Carpenter costura tudo com um senso de ritmo impecável, além de providenciar alguns dos efeitos especiais práticos mais memoráveis dos anos 80. A criatura é verdadeiramente grotesca e aterrorizante, com seu corpo mutante e pulsante, e cada transformação é mais indigesta e impressionante que a outra. Para se ter uma ideia da excelência dos efeitos criados por Rob Bottin, O Enigma de Outro Mundo ganhou uma nova versão em 2011, e o CGI não chegou nem perto de reproduzir o impacto obtido no filme original.

O Enigma de Outro Mundo tem um subtexto intrigante, que permite múltiplas interpretações. É uma reflexão sobre o medo do desconhecido e a desconfiança que pode surgir entre as pessoas em momentos de crise. Também pode ser visto como uma alegoria sobre a Guerra Fria e as tensões políticas da época. Em termos de impacto cultural, o filme deixou uma marca indelével no gênero de terror, e muitos filmes posteriores foram influenciados por ele. A cena final, por exemplo, gera discussões até hoje.

Kurt Russell como MacReady no filme 'O Enigma de Outro Mundo', de John Carpenter
Kurt Russell como MacReady no filme 'O Enigma de Outro Mundo', de John Carpenter


Com uma direção segura, atuações sólidas, efeitos especiais incríveis e uma atmosfera opressora, O Enigma de Outro Mundo é uma obra-prima do gênero de terror e um clássico que os fãs do gênero não podem deixar de assistir. E, a título de curiosidade, o próprio John Carpenter já declarou que, de todos os seus filmes, este é o seu favorito.

Nota: 10/10

Título Original: The Thing.
Gênero: Terror, ficção científica.
Produção: 1982.
Lançamento: 1982.
País: Estados Unidos da América, Canadá.
Duração: 1 h 49 min.
História: John W. Campbell Jr.
Roteiro: Bill Lancaster.
Direção: John Carpenter.
Elenco: Kurt Russell, Wilford Brimley, T.K. Carter, David Clennon, Keith David, Richard Dysart, Charles Hallahan, Peter Maloney, Richard Masur, Donald Moffat, Joel Polis, Thomas G. Waites, Norbert Weisser, Larry Franco, Nate Irwin, William Zeman, Adrienne Barbeau, John Carpenter, Jed, Bill Lancaster, Dick Warlock.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem