Seis amigas descobrem horrores mortais em uma caverna no filme de terror britânico 'Abismo do Medo', do diretor Neil Marshall
Saskia Mulder e MyAnna Buring como Rebecca e Sam no filme 'Abismo do Medo', de Neil Marshall |
Três anos após nos presentear com o cultuado Cães de Caça, o diretor Neil Marshall repetiu a dose com intensidade ainda maior em Abismo do Medo, um pesadelo claustrofóbico ambientado nas profundezas. A produção competiu com um filme americano de grande orçamento que tinha uma premissa semelhante: A Caverna, de Bruce Hunt. Abismo do Medo acabou saindo primeiro, e fez bem mais barulho que seu concorrente.
O filme começa mostrando uma tragédia que muda para sempre a vida da protagonista, uma amante de esportes radicais chamada Sarah (Shauna Macdonald, de O Colecionador de Unhas). Um ano depois, ela reencontra as amigas para explorar os túneis sinuosos de um sistema de cavernas dos Apalaches. Quando um acidente as prende na caverna, as amigas precisam encontrar outro caminho para chegar à superfície. Como se não bastasse, elas descobrem que não estão sozinhas lá embaixo.
Abismo do Medo explora temas como o medo e o trauma, que se manifestam de maneiras diferentes ao longo do filme. Sara, por exemplo, tem que lidar com o luto, enquanto Juno (Natalie Mendoza, de O Grande Ataque), sua amiga e líder da expedição, luta com problemas de confiança e culpa. As cavernas são o ambiente perfeito para explorar essas emoções, pois representam o desconhecido e o inexplorado, o que, por sua vez, cria uma sensação de ansiedade.
Alex Reid e Nora-Jane Noone como Beth e Holly no filme 'Abismo do Medo', de Neil Marshall |
Você não tem paciência para explorar camadas e prefere se manter na superfície? Não tem problema, porque Abismo do Medo também é um bom filme de monstros. As criaturas que aterrorizam as seis amigas foram desenhadas por Paul Hyett, um criador de maquiagem e próteses que mais tarde também surpreendeu na cadeira de diretor. O perturbador Vingança Muda e o interessante filme de lobisomens O Uivo, têm assinatura dele.
Como curiosidade, o diretor Neil Marshall proibiu o elenco — que ao contrário de seu longa-metragem anterior, é composto quase exclusivamente por mulheres —, de ver os atores com a maquiagem completa de monstros até sua primeira aparição na tela. A atriz Natalie Mendoza garantiu que o primeiro contato das moças com as criaturas foi genuinamente assustador. Para o espectador, não será diferente, pois além do visual arrepiante, a brutalidade dos ataques das criaturas é impressionante.
Natalie Mendoza e Saskia Mulder como Juno e Rebecca no filme 'Abismo do Medo', de Neil Marshall |
Os realizadores de Abismo do Medo consideraram muito perigoso filmar em uma caverna real, e optaram por construir uma. Ou melhor, construíram vinte e um conjuntos separados, que foram cuidadosamente reutilizados com diferentes ângulos de câmera e iluminação. O resultado é uma coleção quase infinita de túneis interconectados, que passam a ilusão de que as moças estão realmente perdidas em uma caverna.
PUBLICIDADE
O enredo é habilmente construído para criar um senso de desconforto crescente que só se intensifica à medida que o grupo de amigas se aprofunda cada vez mais na caverna. A protagonista de Shauna Macdonald é bem desenvolvida, e a atriz transmite muito bem a sua angústia, desespero e, no final, sua revolta incontrolável. O restante do elenco também faz um bom trabalho, tornando as personagens distintas e interessantes o suficiente para nos importarmos com o seu destino.
Shauna Macdonald, Nora-Jane Noone e Alex Reid como Sarah, Holly e Beth no filme 'Abismo do Medo', de Neil Marshall |
As tensões entre elas aumentam à medida que tentam sobreviver, trazendo à tona horrores emocionais e rancores de longa data. É uma mistura de emoções que funciona bem, e cria um sentimento de proximidade com o público. A direção de Marshall é segura, com destaque para como ele utiliza a câmera para criar uma sensação de imersão e tensão. A trilha sonora, com ecos de O Enigma de Outro Mundo, é sombria e arrepiante, e a cinematografia é eficaz em criar um clima de suspense e horror.
Ocasionalmente a jornada de Sarah e suas amigas aventureiras nesse cenário claustrofóbico é prejudicada pela câmera frenética, especialmente na batalha final. Ainda assim, Abismo do Medo é uma experiência assustadora que os fãs de horror certamente vão apreciar. Vale dizer que os finais das versões dos EUA e do Reino Unido são diferentes. Prefiro a versão americana, que corta para os créditos antes da última cena.
Nota: 7/10
Título Original: The Descent.
Gênero: Terror.
Produção: 2005.
Lançamento: 2005.
País: Reino Unido, França.
Duração: 1 h 39 min.
Roteiro: Neil Marshall.
Direção: Neil Marshall.
Elenco: Shauna Macdonald, Natalie Mendoza, Alex Reid, Saskia Mulder, MyAnna Buring, Nora-Jane Noone, Oliver Milburn, Molly Kayll.