Viktoriya Agalakova interpreta noiva em apuros no terror sobrenatural 'A Noiva', do diretor e roteirista Svyatoslav Podgaevskiy
Imagem do filme 'A Noiva', de Svyatoslav Podgaevskiy |
A Noiva é um filme de terror sobrenatural sobre uma jovem que desenterra segredos sombrios durante uma visita à família do noivo. Seu nome é Nastya, e ela é interpreta por Viktoriya Agalakova, da série Cidade dos Mortos. Os fãs mais atentos vão se lembrar dela de outro filme de terror: A Sereia: Lago dos Mortos, onde também interpreta uma noiva em apuros.
Vyacheslav Chepurchenko, de Legenda No. 17, e Aleksandra Rebenok, da série (ainda inédita) Dreams of Alice, co-estrelam A Noiva. O terror sobrenatural russo é dirigido por Svyatoslav Podgaevskiy, realizador de A Dama do Espelho: O Ritual das Trevas, e do já citado A Sereia: Lago dos Mortos. Podgaevskiy também assina o roteiro.
Viktoriya Agalakova em imagem do filme 'A Noiva', de Svyatoslav Podgaevskiy |
No século XIX, um fotógrafo desesperado realiza um ritual profano na tentativa de trazer sua amada de volta do túmulo. O prólogo empolgante mistura elementos do cinema de Guillermo del Toro e dos clássicos setentistas de terror gótico da produtora Hammer. É um início apropriadamente sombrio, que fez minhas expectativas ficarem bem altas.
PUBLICIDADE
A história salta para a época atual. Nastya vai se casar com Vanya (Chepurchenko), e pega a estrada rumo à propriedade rural da família do rapaz. A mãe de Vanya quer realizar uma cerimônia de casamento, seguindo uma tradição antiga da família. A casa é estranha e tem gente esquisita. Quanto mais tempo Nastya passa lá, mais ela acredita que sua vida corre perigo.
Vyacheslav Chepurchenko em imagem do filme 'A Noiva', de Svyatoslav Podgaevskiy |
Podgaevskiy aproveita bem os cenários assustadores, consegue criar um ou dois sustos efetivos, mas peca pela repetição de idéias. Basicamente, passamos cerca de uma hora acompanhando Nastya tentando usar o celular, investigando barulhos e tendo alucinações enquanto portas e assoalhos rangem e pessoas suspeitas se reúnem para ter conversas mais suspeitas ainda.
PUBLICIDADE
Ocasionalmente uma mulher medonha aparece e começa a rastejar pelo chão, no estilo daqueles fantasmas de filmes japoneses. Isso é assustador, até percebermos que suas aparições não trazem perigo real para a protagonista. A ameaça sobrenatural só mostra a que veio no ato final que, infelizmente, é comprometido por clichês ruins, conveniências e efeitos especiais desnecessários.
Viktoriya Agalakova em imagem do filme 'A Noiva', de Svyatoslav Podgaevskiy |
Gostei da performance de Agalakova, que consegue equilibrar bem os papéis de heroína e de mocinha em perigo, mesmo com o roteiro a obrigando a tomar decisões sem sentido. Também gostei dos momentos em que o diretor aborda a tradição eslava (também presente em outras culturas), segundo a qual é possível preservar a alma de um morto ao fotografar seu cadáver.
É uma pena que boa parte das cenas assustadoras referentes ao tema foram mostradas nos trailers, e que algumas delas nem sequer foram incluídas na versão final do filme.
Nota: 4.8/10
Título original: Nevesta / Hebecta / The Bride.
Gênero: Terror.
Produção: 2017.
Lançamento: 2017.
Pais: Rússia.
Duração: 93 minutos.
Roteiro: Svyatoslav Podgaevskiy.
Direção: Svyatoslav Podgaevskiy.
Elenco: Viktoriya Agalakova, Vyacheslav Chepurchenko, Aleksandra Rebenok, Igor Khripunov, Natalia Grinshpun, Victor Solovyev.