John R. Leonetti, o realizador de 'Annabelle', dirige o suspense 'O Perigo Bate à Porta', estrelado por Katie Cassidy e Elizabeth Henstridge
![]() |
A atriz Elizabeth Henstridge como Abigail no filme 'O Perigo Bate à Porta', de John R. Leonetti | ©Warner Bros. Entertainment |
O Perigo Bate à Porta é um filme de terror do subgênero home invasion roteirizado por Gary Dauberman e dirigido por John R. Leonetti, mesma dupla por trás de Annabelle (2014). É baseado no Caso Tate-LaBianca, nome pelo qual ficou conhecido na mídia e no sistema jurídico dos Estados Unidos os assassinatos da atriz Sharon Tate e quatro de seus amigos, e do casal Leno e Rosemary LaBianca, cometidos pelo mesmo grupo de assassinos, a Família Manson, no final dos anos 1960.
O longa produzido pela New Line Cinema e The Safran Company, e distribuído pela Warner Bros. Pictures, apresenta Katie Cassidy (série Arqueiro) como a protagonista, que também se chama Sharon, embora seu sobrenome nunca seja mencionado. Elizabeth Henstridge (série Agentes da S.H.I.E.L.D. da Marvel), Adam Campbell (série NCIS: Investigações Criminais) e Miles Fisher (série Duas Garotas em Apuros) co-estrelam o filme, ambientado em agosto de 1969.
![]() |
Adam Campbell, Miles Fisher e Katie Cassidy como Wojciech, Jay e Sharon no filme 'O Perigo Bate à Porta', de John R. Leonetti | ©Warner Bros. Entertainment |
O Perigo Bate à Porta começa com uma cena assustadora, mas o ritmo esfria depois que somos apresentados aos personagens que nos acompanharão no resto da jornada: Sharon, Jay e Wojciech, que estão organizando um jantar para se despedir da amiga Abigail, que vai se mudar para Boston. Boa parte do filme é dedicada a um enredo paralelo sobre Abigail e seu namorado Wojciech, que é contra a viagem e não se cansa de jurar amor eterno a ela.
PUBLICIDADE
O elenco é dedicado, com destaque para Henstridge e Cassidy, que entregam as melhores personagens do filme. O visual é bem cuidado, e ocasionalmente consegue emular a atmosfera dos anos 1960. A direção de Leonetti recorre a muitos clichês ruins, mas consegue criar alguma tensão quando a casa é invadida por um grupo de pessoas silenciosas e os amigos precisam lutar para sobreviver a uma onda de violência.
![]() |
As atrizes Elizabeth Henstridge e Katie Cassidy como Abigail e Sharon no filme 'O Perigo Bate à Porta', de John R. Leonetti | ©Warner Bros. Entertainment |
O problema é que o diretor e seu roteirista parecem indecisos entre entregar uma reconstrução de um crime real ou uma versão ficcional da história. Ao se equilibrar perigosa e desajeitadamente entre as duas opções, O Perigo Bate à Porta acaba se revelando um filme desagradável, tanto para aqueles que conhecem a história real, quanto para uma nova geração de cinéfilos que podem não estar familiarizados com o caso.
PUBLICIDADE
O primeiro grupo provavelmente ficará incomodado diante do desprezo do filme pela fragilidade do assunto. Esse sentimento pode aumentar ao perceber que o roteiro sugere uma ligação (felizmente, não oficial) com o universo de Invocação do Mal. Basta lembrar que a sequência de abertura de Annabelle também recriou uma versão ficcional dos assassinatos de 1969, e que o detetive Clarkin, personagem interpretado por Eric Ladin, está presente tanto em Annabelle quanto em O Perigo Bate à Porta.
![]() |
A atriz Katie Cassidy como Sharon no filme 'O Perigo Bate à Porta', de John R. Leonetti | ©Warner Bros. Entertainment |
Já o segundo grupo ficará decepcionado com a direção mansa, pois o diretor mantém a maior parte das cenas brutais acontecendo fora da tela. É como se, no meio do caminho, alguém tenha percebido que a ideia de explorar o caso real em um filme de terror era de péssimo gosto, e Leonetti tenha decidido conter os danos. O fato do filme terminar abruptamente e um texto ser exibido para explicar o desfecho da história, é outro bom indicativo de que os realizadores pisaram fundo no freio.
Nota: 3.8/10
Título original: Wolves at the Door.
Gênero: Suspense, terror.
Produção: 2016.
Lançamento: 2017.
Pais: Estados Unidos.
Duração: 1 h 13 min.
Roteiro: Gary Dauberman.
Direção: John R. Leonetti.
Elenco: Katie Cassidy, Elizabeth Henstridge, Adam Campbell, Miles Fisher, Chris Mulkey, Jane Kaczmarek, Spencer Daniels, Lucas Adams, Eric Ladin, Arlen Escarpeta, Alizabeth R Blackburn, Nina Boyer, Matt Dority, Alixzandra Dove, Frederick Keeve, Ashley Leilani.