Vampiro aterroriza casal nas estradas da Irlanda em 'From the Dark', o surpreendente terror do diretor Conor McMahon
![]() |
A atriz Niamh Algar como Sarah no filme 'From the Dark', de Conor McMahon |
Quando a Netflix lançou sua série baseada em Drácula, alguns críticos internacionais elogiaram a decisão dos realizadores de adotar um tom mais bem-humorado, pois, segundo eles, não dá para fazer histórias assustadoras de vampiros. Se tivessem assistido From the Dark, provavelmente pensariam diferente.
O longa-metragem dirigido por Conor McMahon é um terror irlandês que oferece uma experiência intensa. Com uma premissa aparentemente simples, o filme consegue criar uma atmosfera opressiva complementada por atuações sólidas e soluções criativas. Além disso, From the Dark ainda entrega um dos vampiros mais ameaçadores que já vi desde... 30 Dias de Noite, eu acho.
PUBLICIDADE
A história começa com um casal jovem em uma viagem pelo interior da Irlanda. Eles acabam presos em uma estrada rural escura quando seu carro para em um atoleiro. Enquanto tentam encontrar ajuda, eles descobrem uma criatura aterrorizante que habita a escuridão. A partir daí, a tensão só aumenta, com a criatura se tornando cada vez mais agressiva e ameaçadora.
![]() |
A atriz Niamh Algar como Sarah no filme 'From the Dark', de Conor McMahon |
A fotografia de From the Dark é sombria, com uma paleta de cores que reflete a escuridão da noite, adicionando um elemento visual aterrorizante à história. A trilha sonora intensifica a sensação de perigo iminente. O design de produção é simples, mas eficaz, e a edição é habilidosa, aumentando a tensão nos momentos certos e criando um ritmo que mantém o público envolvido.
PUBLICIDADE
A atuação dos dois protagonistas é convincente, com destaque para Niamh Algar, que no último ato praticamente carrega o filme sozinha. Sua personagem vai ficando cada vez mais interessante conforme a história avança. Na metade final, o diretor entrega alguns momentos de gore, deixando a batalha pela sobrevivência ainda mais emocionante.
![]() |
A atriz Niamh Algar como Sarah no filme 'From the Dark', de Conor McMahon |
Mas o diferencial do filme é mesmo a criatura interpretada por Ged Murray, que resgata alguns elementos do folclore rural do vampiro. Seu visual é grotesco, e sua presença física e ameaçadora ajuda a criar a sensação de medo e perigo. A luz é a única defesa contra essa ameaça saída do túmulo, e o diretor usa esse detalhe com criatividade para criar momentos de suspense.
PUBLICIDADE
O público mais exigente poderá reclamar da falta de recursos da produção, que fica visível quando a história exige efeitos especiais mais elaborados. Mas esses problemas em momento algum atrapalharam minha diversão. Com uma trama bem construída, atuações autênticas e direção habilidosa, From the Dark é mais uma prova de que dá para fazer coisas boas, mesmo com orçamentos minúsculos. E que, quando vampiros não tentam se socializar ou paquerar mocinhas no colégio, eles assustam sem fazer muito esforço.
Nota: 7/10
Título original: From the Dark.
Gênero: Terror. Produção: 2014.
Lançamento: 2015.
Pais: Irlanda.
Duração: 1 h 30 min.
Roteiro: Demian Fox, Conor McMahon.
Direção: Conor McMahon.
Elenco: Niamh Algar, Stephen Cromwell, Ged Murray, Gerry O'Brien.