Crítica | Vampyres (2015)

Marta Flich e Almudena Leon interpretam as vampiras Fran e Miriam em 'Vampyres', o remake de 'As Filhas de Drácula' dirigido por Víctor Matellano


Arte do filme 'Vampyres', de Víctor Matellano
Arte do filme 'Vampyres', de Víctor Matellano


Vampyres, do diretor Víctor Matellano, é um terror espanhol sobre duas vampiras que seduzem homens desavisados para se alimentar de seu sangue. O filme é uma adaptação do cult de 1974, As Filhas de Drácula, dirigido por José Ramón Larraz e estrelado por Marianne Morris e Anulka Dziubinska. Na nova versão, Marta Flich (minissérie Os Favoritos de Midas) e Almudena Leon (série Hospital Central) interpretam as vilãs sanguinárias, e Verónica Polo (Perdidos no Oeste) interpreta a personagem principal.

A primeira metade do filme segue fielmente a trama do original, com as vampiras Fran e Miriam atraindo homens para uma casa isolada no campo. Lá, elas se entregam a jogos sexuais e, em seguida, os matam brutalmente. No entanto, a relação das duas é abalada quando uma delas decide manter um homem vivo, e um grupo de jovens que acampa por ali começa a chegar muito perto de descobrir a verdade.

PUBLICIDADE

O diretor mantém a atmosfera gótica dos anos 70 e acrescenta elementos modernos como smartphones e drones, dando um toque atual ao filme. O elenco é irregular, mas acredito que não é justo culpar os atores. Acontece que essa é uma produção espanhola falada em inglês, resultando em um sotaque estranho que, ocasionalmente, chega a provocar risos.

Imagem do filme 'Vampyres', de Víctor Matellano
Imagem do filme 'Vampyres', de Víctor Matellano


Humor involuntário à parte, Marta Flich e Almudena Leon interpretam vampiras sedutoras, perigosas e vulneráveis, que fazem o espectador sentir atração e repulsa simultaneamente. O filme ainda conta com participações especiais de atores veteranos como Antonio Mayans (O Lago dos Zumbis), May Heatherly (O Terror da Serra Elétrica) e Caroline Munro (A Nova Viagem de Sinbad).

PUBLICIDADE

As limitações orçamentárias do filme são evidentes, como a substituição da maravilhosa mansão do filme original por uma casa comum. Isso não chega a prejudicar tanto a experiência. Já as decisões tomadas na segunda metade do filme, como a inclusão de elementos do torture porn e filmes slashers, não combinam com o clima do filme e quebram a imersão do espectador. Vampyres é uma curiosidade para os fãs do terror setentista, mas a expectativa de uma adaptação à altura do cult dos anos 70 pode deixar alguns espectadores decepcionados.

Nota: 4/10

Título original: Vampyres.
Gênero: Terror.
Produção: 2015.
Lançamento: 2015.
Pais: Espanha.
Duração: 76 minutos.
Roteiro: José Ramón Larraz e Víctor Matellano.
Direção: Víctor Matellano.
Elenco: Marta Flich, Almudena León, Alina Nastase, Fele Martínez, Verónica Polo.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem