Crítica | Sono Mortal (Dead Awake, 2016)

Uma assistente social descobre que a paralisia do sono é o menor de seus problemas neste filme de terror sobrenatural dirigido por Phillip Guzman


Arte do filme 'Sono Mortal', de Phillip Guzman
Arte do filme 'Sono Mortal', de Phillip Guzman


Sono Mortal é um filme de terror sobrenatural que explora os mistérios da paralisia do sono. É a mais recente obra do diretor Phillip Guzman, conhecido por 2:22 - Contagem Regressiva (2008) e Desdemona: A Love Story (2009). O longa-metragem é estrelado por Jocelin Donahue, do cruelmente divertido Acampamento do Terror. O roteiro é de Jeffrey Reddick, o criador da franquia Premonição.

Como você sabe, ou talvez não, a paralisia do sono é um fenômeno caracterizado pela incapacidade temporária de se mover ou falar ao sair ou entrar no sono. Durante esse estado, a pessoa geralmente está consciente, mas os músculos voluntários estão temporariamente paralisados, impedindo-a de realizar movimentos físicos. Os episódios podem ser acompanhados por intensas alucinações visuais, auditivas ou táteis, o que torna a experiência ainda mais perturbadora.


PUBLICIDADE


O fenômeno geralmente dura apenas alguns segundos a minutos, mas pode parecer mais longo para quem o vivencia. Algumas pessoas relatam sensações de pressão no peito durante esses episódios, o que pode contribuir para a sensação de angústia. Se isso já é suficientemente desagradável na vida real, no filme de Guzman, fica ainda pior, já que a condição traz consigo uma criatura sobrenatural que aterroriza os adormecidos paralisados.


A atriz Jocelin Donahue como Kate no filme 'Sono Mortal', de Phillip Guzman
A atriz Jocelin Donahue como Kate no filme 'Sono Mortal', de Phillip Guzman


Donahue interpreta duas personagens: a assistente social Kate e sua irmã gêmea Beth, que está enfrentando problemas com a paralisia do sono. A especialista em sono, Dra. Sykes (Lori Petty, de Armadilha de Fogo), explica que essa condição afeta uma grande porcentagem da população em algum momento de suas vidas, e que não há motivo para preocupação. Já o médico de olhos arregalados Hassan Davies (Jesse Borrego, de Lone Star - A Estrela Solitária) tem uma opinião um pouco mais alarmante sobre o tema, que envolve a entidade sobrenatural que mencionei anteriormente.


PUBLICIDADE


Como a própria Kate começa a experimentar episódios de paralisia do sono e a ter visões da criatura, podemos supor que o Dr. Davies está certo. Também podemos supor que o diretor aproveitará a oportunidade para nos presentear com cenas de terror tensas e alguns sustos, o que ela faz com relativa competência. Pelo menos na metade inicial, pois depois os sustos se tornam previsíveis e os ataques da criatura interpretada por Natali Jones (Medo da Noite) ficam repetitivos.


A atriz Jocelin Donahue como Kate no filme 'Sono Mortal', de Phillip Guzman
A atriz Jocelin Donahue como Kate no filme 'Sono Mortal', de Phillip Guzman


Falando na criatura, seu visual é uma mistura de Samara Morgan, de O Chamado, com Kayako, de O Grito. Ela rasteja pelas escadas e corredores e sobe lentamente nos sofás e camas de suas vítimas. Em certo ponto, Sono Mortal começa a se arrastar em um ritmo semelhante, com Kate se unindo ao namorado da irmã, Evan (Jesse Bradford, de A Conquista da Honra), para tentar se manter viva, enquanto algumas subtramas desinteressantes são inseridas apenas para garantir alguns minutos a mais de filme.

Mesmo que desperte da quase paralisia nos minutos finais e encerre de maneira razoável, no geral, Sono Mortal ainda deixa a desejar.

Nota:4.5/10

Título original: Dead Awake.
Gênero: Terror.
Produção: 2016.
Lançamento: 2017.
Pais: Estados Unidos.
Duração: 99 minutos.
Roteiro: Jeffrey Reddick.
Direção: Phillip Guzman.
Elenco: Jocelin Donahue, Jesse Bradford, Jesse Borrego, Lori Petty, James Eckhouse, Mona Lee Fultz, Brea Grant.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem