Crítica | Semana do Pânico (Sneekweek, 2016)

Jovens são perseguidos por assassino mascarado no slasher do diretor Martijn Heijne

Arte do filme 'Semana do Pânico'

Por Ed Walter

Semana do Pânico é o segundo longa do diretor Martijn Heijne, que em 2011 havia realizado o drama romântico De rode loper. A premissa do filme é uma mistura de Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado com Pacto Secreto. Mas também há muitos elementos da franquia Pânico e, por que não, de outros slashers genéricos dos anos 90.

A trama acompanha seis adolescentes cujas ações irresponsáveis causam a morte de um calouro durante um trote de fraternidade. Ele decidem fazer um pacto de silêncio e o caso é arquivado como morte acidental. Mas dois anos depois, durante uma festa anual no litoral da Holanda, o passado volta para assombrá-los na forma de uma figura mascarada que, para variar, quer matar todo mundo.

Imagem do filme 'Semana do Pânico'

Apesar do filme ter 148 minutos, as aparições do assassino são bem raras. Demora mais de meia hora para que a primeira morte aconteça. E mais um bom tempo até que venha próxima. Isso porque o diretor tem outras prioridades, como mostrar muitas garotas dançando de biquíni e desenvolver a história de todos os seus personagens.


Bem, garotas de biquíni são muito bem vindas em qualquer filme de terror. Já o desenvolvimento de personagens pode atrapalhar se não for feito corretamente. E é o que acontece aqui. Quanto mais eu sabia sobre o passado de cada um, menos eu gostava deles. E talvez por receber menos atenção do roteiro, a única com a qual simpatizei um pouco foi Lisa, interpretada pela atriz Holly Mae Brood.

Imagem do filme 'Semana do Pânico'

O vilão só ganha destaque no terceiro ato. E nesse momento suas malvadezas até divertem. O mistério em torno de sua identidade também é interessante. Mas a montagem e os efeitos sonoros continuam trabalhando contra o coitado. E o fôlego que o filme ganha nos minutos finais acaba não sendo suficiente para compensar o tédio que veio antes.

_______________

O melhor: O filme ganha um certo fôlego nos minutos finais.
O pior: O que vem antes disso não empolga muito.

Título Original: Sneekweek.
Gênero: Terror.
Produção: 2016.
Lançamento: 2016.
País: Países Baixos.
Duração: 148 minutos.
Roteiro:  Alex van Galen.
Direção:  Martijn Heijne.
Elenco: Carolien Spoor, Jord Knotter, Jelle De Jong, Holly Mae Brood, Yootha Wong-Loi-Sing, Jonas De Vuyst.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem