Jovens são perseguidos por assassino mascarado no slasher do diretor Martijn Heijne
Arte do filme 'Semana do Pânico' |
Por Ed Walter
Semana do Pânico é o segundo longa do diretor Martijn Heijne, que em 2011 havia realizado o drama romântico De rode loper. A premissa do filme é uma mistura de Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado com Pacto Secreto. Mas também há muitos elementos da franquia Pânico e, por que não, de outros slashers genéricos dos anos 90.
A trama acompanha seis adolescentes cujas ações irresponsáveis causam a morte de um calouro durante um trote de fraternidade. Ele decidem fazer um pacto de silêncio e o caso é arquivado como morte acidental. Mas dois anos depois, durante uma festa anual no litoral da Holanda, o passado volta para assombrá-los na forma de uma figura mascarada que, para variar, quer matar todo mundo.
Imagem do filme 'Semana do Pânico' |
Apesar do filme ter 148 minutos, as aparições do assassino são bem raras. Demora mais de meia hora para que a primeira morte aconteça. E mais um bom tempo até que venha próxima. Isso porque o diretor tem outras prioridades, como mostrar muitas garotas dançando de biquíni e desenvolver a história de todos os seus personagens.
Bem, garotas de biquíni são muito bem vindas em qualquer filme de terror. Já o desenvolvimento de personagens pode atrapalhar se não for feito corretamente. E é o que acontece aqui. Quanto mais eu sabia sobre o passado de cada um, menos eu gostava deles. E talvez por receber menos atenção do roteiro, a única com a qual simpatizei um pouco foi Lisa, interpretada pela atriz Holly Mae Brood.
Imagem do filme 'Semana do Pânico' |
O vilão só ganha destaque no terceiro ato. E nesse momento suas malvadezas até divertem. O mistério em torno de sua identidade também é interessante. Mas a montagem e os efeitos sonoros continuam trabalhando contra o coitado. E o fôlego que o filme ganha nos minutos finais acaba não sendo suficiente para compensar o tédio que veio antes.
_______________
O melhor: O filme ganha um certo fôlego nos minutos finais.
O pior: O que vem antes disso não empolga muito.
Título Original: Sneekweek.
Gênero: Terror.
Produção: 2016.
Lançamento: 2016.
País: Países Baixos.
Duração: 148 minutos.
Roteiro: Alex van Galen.
Direção: Martijn Heijne.
Elenco: Carolien Spoor, Jord Knotter, Jelle De Jong, Holly Mae Brood, Yootha Wong-Loi-Sing, Jonas De Vuyst.
Tags
Criticas