Crítica | Muck (2015)

Jovens são caçados por monstros (ou algo parecido) em 'Muck', slasher retrô do diretor Steve Wolsh


A atriz Jaclyn Swedberg como Terra no filme 'Muck', de Steve Wolsh. Foto: © Anchor Bay
A atriz Jaclyn Swedberg como Terra no filme 'Muck', de Steve Wolsh. Foto: © Anchor Bay


Muck é um filme de terror sobre adolescentes que enfrentam criaturas estranhas em uma floresta. É o primeiro longa-metragem do diretor e roteirista Steve Wolsh, que mais tarde entregaria Kill Her Goats e Fog City. O filme foi realizado com a ajuda de uma campanha de financiamento coletivo, com a promessa de trazer de volta alguns elementos de slashers antigos, principalmente dos anos 80, época de ouro para o subgênero.

O longa-metragem faz parte de uma trilogia, mas há um detalhe curioso aqui: ele é o segundo capítulo, e o primeiro nunca foi filmado. Começar a história pela metade é uma jogada arriscada, mas poderia até funcionar se a ideia fosse bem trabalhada. Infelizmente, não é, e o filme acaba sendo muito mais confuso do que precisa.

PUBLICIDADE

Muck começa com um grupo de jovens semi-nus buscando refúgio em uma casa no meio da floresta. Não sabemos quem são, de onde vêm ou do que estão fugindo, mas assumimos serem os sobreviventes do primeiro capítulo. A casa remota onde se abrigam está abandonada, mas nem tanto assim. Há criaturas sanguinárias lá dentro. Como se não bastasse, há uma ameaça ainda pior espreitando no pântano.

Imagem do filme 'Muck', de Steve Wolsh. Foto: © Anchor Bay
Imagem do filme 'Muck', de Steve Wolsh. Foto: © Anchor Bay


Enquanto tentamos entender o que está acontecendo, o roteiro nos castiga com diálogos entediantes. Ou com situações sem sentido como aquela em que um dos rapazes consegue chegar até a cidade para pedir ajuda, mas, em vez de chamar a polícia, decide ligar para seu primo para que ele venha buscá-lo.

PUBLICIDADE

Alguns personagens aparecem, ocupam minutos preciosos e depois somem sem acrescentar nada ao filme. Então a história muda completamente de tom e joga o protagonismo nas mãos de um personagem novo. O ator Lachlan Buchanan (Tudo para Ficar com Ela) faz o que pode para estabelecê-lo como uma versão moderna de Ash Williams, o icônico "final boy" de Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio, mas seus esforços não surtem muito efeito.

Imagem do filme 'Muck', de Steve Wolsh. Foto: © Anchor Bay
Imagem do filme 'Muck', de Steve Wolsh. Foto: © Anchor Bay


O filme conta com a participação especial de Kane Hodder, dublê e ator que já interpretou o assassino morto-vivo Jason Voorhees em alguns filmes da franquia Sexta-Feira 13, e também Victor Crowley na franquia Terror no Pântano. É sempre bom revê-lo, mas a edição e a montagem problemáticas, somadas à câmera que não para de tremer, dificultam até mesmo a tarefa de identificá-lo.

PUBLICIDADE

O resto do elenco inclui muitas moças bonitas que protagonizam cenas de nudez gratuita a cada cinco minutos. Incluindo Jaclyn Swedberg, playmate da Playboy do ano de 2012. Como curiosidade, Muck é o primeiro filme de terror a ter uma estreia mundial na sala de exibição privada de Hugh Hefner, na Mansão Playboy, com direito a evento de tapete vermelho.

A atriz Stephanie Danielson como Kylie no filme 'Muck', de Steve Wolsh. Foto: © Anchor Bay
A atriz Stephanie Danielson como Kylie no filme 'Muck', de Steve Wolsh. Foto: © Anchor Bay


O slasher de Steve Wolsh tem um visual atraente. Não há CGI, tudo é feito na base dos efeitos práticos. Também apresenta acrobacias perigosas, incluindo quedas de alto impacto, queimaduras de corpo inteiro e explosões de vidro. Os fãs de slashers à moda antiga provavelmente vão querer dar uma olhada, nem que seja por curiosidade. Mas sugiro que você assista com a expectativa bem baixa.

Nota: 3/10

Título original: Muck.
Gênero: Terror.
Produção: 2015.
Lançamento: 2016.
País: Estados Unidos.
Duração: 1 h 30 min.
Roteiro: Steve Wolsh.
Direção: Steve Wolsh.
Elenco: Lachlan Buchanan, Puja Mohindra, Bryce Draper, Stephanie Danielson, Laura Jacobs, Grant Alan Ouzts, Lauren Francesca, Jaclyn Swedberg, Gia Skova, Audra Van Hees, Ashley Green Elizabeth, Kane Hodder.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem