Por Ed Walter
Ovelhas estão sendo devoradas em um pequeno vilarejo na Noruega. Os adultos acreditam que os ataques são obra de um lobo. Mas o garoto Aslak (Adam Ekeli), que mora nas redondezas com sua mãe Astrid (Kathrine Fagerland), está convencido que tudo é obra de um lobisomem que viveria escondido em uma floresta próxima. Quando seu cachorro Rapp desaparece, o menino entra na floresta. E tem a chance de confirmar se suas suspeitas são ou não reais.
O filme marca a estréia na direção de longas do diretor Jonas Matzow Gulbrandsen. Trata-se de um novo exemplar de um estilo cinematográfico que vem sendo chamado de "pós-horror", que consiste em filmes com narrativas mais cadenciadas, que abdicam de jumpscares e apostam na ambientação para perturbar o público. Esse estilo já rendeu bons filmes como Corrente do Mal, A Bruxa e o francês Grave. Infelizmente, Valley of Shadows não vai entrar para a lista de obras memoráveis.
O filme tem seus méritos. Gulbrandsen explora vários elementos da cultura gótica escandinava para criar um conto de fadas sombrio, enigmático, quase surreal. Há referências a Pedro e o Lobo, há subtextos freudianos. A fotografia de Marius Matzow Gulbrandsen é belíssima. A ambientação e atmosfera são irretocáveis. E tudo isso vai por água abaixo diante da falta de ritmo do filme.
A história se desenvolve com uma lentidão irritante, e o diretor faz de tudo para garantir que absolutamente nada quebre a monotonia. É artístico demais, sutil demais. A impressão que se tem é que cada sequência, cada cena, foi milimetricamente calculada para nos fazer pegar no sono. Não por coincidência, dormi antes da metade do filme, e tive que continuar assistindo na noite seguinte.
Há algumas subtramas, como a busca de Astrid por uma pessoa desaparecida; e um novo personagem que é introduzido no último ato. Mas os diálogos são mínimos e, quando acontecem, a falta de expressão dos atores garante que eles sejam o mais desinteressantes possíveis. Além disso, boa parte dessas subtramas são abertas a interpretações. E fica difícil ficar procurando significados ocultos quando você não está mais interessado pela história.
Valley of Shadows é um filme visualmente deslumbrante. Mas acho que dava para fazer isso sem precisar ser tão chato.
__________
Título Original: Skyggenes dal / Valley of Shadows. Gênero: Terror.
__________
Título Original: Skyggenes dal / Valley of Shadows. Gênero: Terror.
País: Noruega. Lançamento: 2018. Duração: 91 minutos.
Direção: Jonas Matzow Gulbrandsen.
Roteiro: Jonas Matzow Gulbrandsen, Clement Tuffreau.
Elenco: Adam Ekeli, Katherine Fagerland, John Olav Nilsen, Lennard Salamon.
Tags
Criticas