Filme dirigido por Andy Nyman e Jeremy Dyson acompanha professor que investiga três casos de possíveis eventos sobrenaturais
Imagem do filme 'Histórias do Além-Túmulo' |
Por Ed Walter
Ghost Stories é a adaptação de uma peça teatral homônima criada por Andy Nyman e Jeremy Dyson, que alcançou grande sucesso e ficou em cartaz por mais de dois anos nos teatros de Londres. Ambos dirigem o filme e, assim como no palco, é o próprio Nyman quem interpreta o personagem principal: o professor Phillip Goodman, um homem que viaja pelo país desmascarando "especialistas" do sobrenatural para depois expor a verdade em seu programa de TV, "Fraudes Psíquicas".
O trabalho de Goodman vai muito bem até o dia em que é contatado pelo misterioso Charles Cameron (Leonard Byrne), um famoso investigador de fenômenos sobrenaturais dos anos 70. Charles o desafia a investigar e apresentar explicações lógicas para três casos, os únicos que até hoje ele não conseguiu desmascarar. Mas a investigação trará consequências assustadoras para a vida do professor.
Imagem do filme 'Histórias do Além-Túmulo' |
De certa forma o filme pode ser considerado uma antologia, já que cada caso investigado funciona como um curta-metragem de terror. O primeiro é o de Tony (Paul Whitehouse) um vigia noturno que tem uma experiência assustadora em um asilo abandonado. É a melhor história de todas, principalmente por ir na contra-mão das produções atuais e resgatar vários elementos do horror clássico. Não há jump-scares, mas esse conto me deu bons sustos. A atmosfera sombria e o clima de tensão crescente ajudam a torná-lo uma história de fantasmas simples mas incrivelmente eficiente.
O segundo caso trás o ótimo Alex Lawther no papel de Simon, um adolescente que vive momentos de terror depois de um acidente em uma estrada deserta. O humor tem presença discreta em todo o filme, mas aqui ele é mais evidente. Isso não quer dizer que a história seja uma comédia. Pelo contrário, o clima assustador é mantido, rendendo uma diversão bem dosada. Já no último caso acompanhamos Mike (Martin Freeman), um homem atormentado por um poltergeist. Não chega a ser uma história ruim. Mas é a mais fraca das três.
Imagem do filme 'Histórias do Além-Túmulo' |
Embora aparentemente independentes, esses contos levam a uma história maior, que é mostrada no último ato. Infelizmente, é justamente nesse momento que o filme perde sua força. O terror e o suspense são sacrificados em prol de elementos de fantasia. A história se torna mais arrastada do que deveria. E o pior de tudo: ela não é interessante. Até existe uma boa surpresa no final, mas ela não chega a ser original. Já vi algo bem parecido em outro filme (não vou citar o nome para evitar spoilers) e, pelo menos comigo, a reviravolta acabou não tendo o impacto que os roteiristas planejavam.
Ghost Stories é bem dirigido, sua produção é muito bem cuidada e seu elenco não decepciona. Tem seus momentos assustadores, mas o nível de tensão vai caindo conforme a história avança, levando a um final decepcionante. Não deixa de ser uma opção interessante para quem procura por obras diferentes. Mas poderia ter sido bem melhor.
__________
O melhor: Trás de volta as boas histórias de fantasmas.
__________
O melhor: Trás de volta as boas histórias de fantasmas.
O pior: O último ato decepciona.
As reações do ator Alex Lawther: Me fizeram rir bastante.
Título original: Ghost Stories
Gênero: Drama, terror.
País: Reino Unido.
Produção: 2017.
Lançamento: 2018.
Duração: 98 minutos.
Roteiro: Jeremy Dyson e Andy Nyman.
Direção: Jeremy Dyson e Andy Nyman.
Elenco: Andy Nyman, Martin Freeman, Paul Whitehouse, Alex Lawther, Paul Warren, Kobna Holdbrook-Smith.
Tags
Criticas
Decepcionante o final msm! Triste! :(
ResponderExcluirGostei do filme e do final. Foge do terror convencional, geralmente quem não gostou são quem curte filmes já mastigados ,
ResponderExcluir