Crítica | O Que Nos Mantém Vivos (What Keeps You Alive, 2018)

Aniversário de casamento vira batalha pela sobrevivência no thriller de horror de Colin Minihan

Hannah Emily Anderson e Brittany Allen em imagem do filme 'O Que Nos Mantém Vivos'

Por Ed Walter

Jules e Jackie (Brittany Allen, de Falling Water, e Hannah Emily Anderson, de Jogos Mortais: Jigsaw) estão comemorando um ano de casamento e decidem passar um final de semana romântico em uma cabana nos bosques do Canadá. A visita inesperada de Sarah (Martha MacIsaac, de A Última Casa), uma colega de infância de Jackie que mora nas redondezas, trás à tona alguns segredos do passado. E as consequências disso serão trágicas para todos os envolvidos.

Trata-se do novo trabalho do diretor e roteirista Colin Minihan, que no ano passado nos entregou o bom filme de zumbis It Stands the Sands Red, também estrelado por Allen. Aqui ele brinca com uma idéia semelhante: a de que aquilo que amamos pode nos matar. O tom, porém, é bem mais sombrio. Sua direção está mais segura. Suas imagens transbordam estilo. O Que Nos Mantém Vivos é um thriller de sobrevivência intenso em alguns momentos. E também um interessante filme de terror, mesmo que o diretor não consiga manter o ritmo até o final.

Brittany Allen e Hannah Emily Anderson em imagem do filme 'O Que Nos Mantém Vivos'

O primeiro ato é muito bom. Roteiro e direção são eficientes na construção dos mistérios. A atuação cheia de energia de Allen e Anderson transforma Jules e Jackie se tornem personagens carismáticas. Pequenos flashbacks em preto e branco e ocasionais comentários da vizinha Sarah e seu marido Daniel (Joey Klein, de 12 Macacos) tratam de explicar o passado de cada uma. E nos fornecem pistas para formular teorias sobre o que virá a seguir.




Curiosamente a resposta para os mistérios é muito mais simples do que eu imaginava. Talvez seja por isso mesmo que ela me surpreendeu tanto. Ou talvez seja porque o que importa aqui não é a revelação, e sim a forma com que chegamos até ela. Seja como for, acho que é seguro dizer que, assim como eu, você também vai ficar chocado quando o diretor espertamente puxar seu tapete e levar o filme para uma direção completamente nova.

Brittany Allen e Hannah Emily Anderson em imagem do filme 'O Que Nos Mantém Vivos'

A violência que se segue impressiona. O horror psicológico também. Mas infelizmente o filme começa a perder sua força perto do terceiro ato. Se prolonga demais e às vezes fica até cansativo. Minihan também volta a repetir alguns erros que cometeu em seu filme anterior, principalmente com relação a personagens tomando decisões sem sentido.

A diferença é que em It Stands the Sands Red o temperamento imprevisível da protagonista justificava boa parte de suas ações questionáveis. Em O Que Nos Mantém Vivos, fica mais difícil aceitar essas situações.

__________

O melhor: É um thriller de horror com reviravoltas surpreendentes.
O pior: Perde a força perto do último ato.
O trailer contém spoilers? Sim, ele contém.

Título original: What Keeps You Alive.
Gênero: Drama, suspense, terror.
Produção: 2018.
Lançamento: 2018.
Pais: Canadá.
Duração: 98 minutos.
Roteiro: Colin Minihan.
Direção: Colin Minihan.
Elenco: Hannah Emily Anderson, Brittany Allen, Martha MacIsaac, Joey Klein, Charlotte Lindsay Marron.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem