Crítica | The Axiom (2018)

Jovens investigam os mistérios de uma floresta bizarra em 'The Axiom', o filme de estreia do diretor e roteirista Nicholas Woods


Imagem do filme 'The Axiom'
Imagem do filme 'The Axiom', de Nicholas Woods


Cinco jovens pegam a estrada rumo a uma floresta famosa por ser palco de uma série de desaparecimentos neste híbrido de terror e ficção-científica estrelado por Hattie Smith (série Wild West Chronicles) e Zac Titus (série Mentes Criminosas). The Axiom é o longa-metragem de estreia do diretor Nicholas Woods, realizador do curta Dark Star (2015). Ele também é responsável pelo roteiro.

McKenzie (Smith) e seu irmão Martin (Titus) lideram a viagem pela floresta misteriosa. A noiva de Martin, Darcy (Nicole Dambro, de A Walk with Grace), seu irmão perturbado Edgar (Taylor Flowers, de Echoes of Violence), e o amigo britânico Gerrik (Michael Peter Harrison, de Hell Girl) acompanham os dois na aventura.


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Mas eles não estão a passeio. Estão em busca de informações sobre a irmã de McKenzie e Martin, que ironicamente desapareceu enquanto investigava os desaparecimentos na floresta. Eles encontram um diário onde a moça cita uma "porta que leva a outro mundo" e "um lugar onde a natureza se comporta de maneira diferente". Tarde demais, descobrem que aquilo não foi escrito à toa.

Imagem do filme 'The Axiom', de Nicholas Woods
Imagem do filme 'The Axiom', de Nicholas Woods


The Axiom é um filme de orçamento apertado, mas feito com um certo cuidado. O visual é agradável, o design de som é convincente, e o diretor até entrega alguns efeitos digitais inesperados para dar vida a um monstro bizarro nos minutos finais. Está longe da perfeição, mas dá para dizer que os realizadores se saíram bem com os poucos recursos que tinham para trabalhar.


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O filme apresenta outras criaturas, e a maioria delas se parece com o Voldemort, de Harry Potter. A maquiagem até convence quando elas são mostradas rapidamente, como na sequência de abertura que vem acompanhada de um jump scare. Já quando são filmadas de perto, é difícil se livrar da sensação de estar vendo atores vestidos com fantasias de carnaval.

Além das criaturas, The Axiom tem possessões e até portões dimensionais. Ainda assim, o filme raramente empolga. Parte do problema é a montagem, que alterna demais entre núcleos diferentes e compromete a tensão. Parte é da edição, que deixa os diálogos se prolongarem demais. E não ajuda muito o fato dos personagens iniciarem conversas desnecessárias a cada 10 minutos.

Imagem do filme 'The Axiom', de Nicholas Woods
Imagem do filme 'The Axiom', de Nicholas Woods


Curiosamente, eles são incapazes de se comunicar quando têm informações vitais para a sobrevivência do grupo. Inclusive a protagonista McKenzie, que se esquece de dizer aos amigos que eles estariam arriscando suas vidas durante a viagem. Falando na protagonista, ela passa a maioria do filme passeando na floresta com um short que estranhamente fica mais curto toda vez que o diretor a filma de perto.

Esse recurso digno das produções B oitentistas de Roger Corman me fez pensar que talvez The Axiom funcionasse melhor se o diretor abraçasse a tosqueira com mais frequência.

Nota: 3.9/10

Título original: The Axiom.
Gênero: Terror, ficção científica.
Produção: 2018.
Lançamento: 2018.
Pais: Estados Unidos.
Duração: 1 h 38 min.
Roteiro: Nicholas Woods.
Direção: Nicholas Woods.
Elenco: Hattie Smith, Zac Titus, Nicole Dambro, Michael Peter Harrison, Taylor Flowers, William Kircher, Aaron Berjohn, DeJean Brown, Brandon Burtis, Chase Cargill, Marshall Fox, Maria Granberg.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

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