Jovens investigam os mistérios de uma floresta bizarra em 'The Axiom', o filme de estreia do diretor e roteirista Nicholas Woods
Imagem do filme 'The Axiom', de Nicholas Woods |
Cinco jovens pegam a estrada rumo a uma floresta famosa por ser palco de uma série de desaparecimentos neste híbrido de terror e ficção-científica estrelado por Hattie Smith (série Wild West Chronicles) e Zac Titus (série Mentes Criminosas). The Axiom é o longa-metragem de estreia do diretor Nicholas Woods, realizador do curta Dark Star (2015). Ele também é responsável pelo roteiro.
McKenzie (Smith) e seu irmão Martin (Titus) lideram a viagem pela floresta misteriosa. A noiva de Martin, Darcy (Nicole Dambro, de A Walk with Grace), seu irmão perturbado Edgar (Taylor Flowers, de Echoes of Violence), e o amigo britânico Gerrik (Michael Peter Harrison, de Hell Girl) acompanham os dois na aventura.
PUBLICIDADE
Mas eles não estão a passeio. Estão em busca de informações sobre a irmã de McKenzie e Martin, que ironicamente desapareceu enquanto investigava os desaparecimentos na floresta. Eles encontram um diário onde a moça cita uma "porta que leva a outro mundo" e "um lugar onde a natureza se comporta de maneira diferente". Tarde demais, descobrem que aquilo não foi escrito à toa.
Imagem do filme 'The Axiom', de Nicholas Woods |
The Axiom é um filme de orçamento apertado, mas feito com um certo cuidado. O visual é agradável, o design de som é convincente, e o diretor até entrega alguns efeitos digitais inesperados para dar vida a um monstro bizarro nos minutos finais. Está longe da perfeição, mas dá para dizer que os realizadores se saíram bem com os poucos recursos que tinham para trabalhar.
PUBLICIDADE
O filme apresenta outras criaturas, e a maioria delas se parece com o Voldemort, de Harry Potter. A maquiagem até convence quando elas são mostradas rapidamente, como na sequência de abertura que vem acompanhada de um jump scare. Já quando são filmadas de perto, é difícil se livrar da sensação de estar vendo atores vestidos com fantasias de carnaval.
Além das criaturas, The Axiom tem possessões e até portões dimensionais. Ainda assim, o filme raramente empolga. Parte do problema é a montagem, que alterna demais entre núcleos diferentes e compromete a tensão. Parte é da edição, que deixa os diálogos se prolongarem demais. E não ajuda muito o fato dos personagens iniciarem conversas desnecessárias a cada 10 minutos.
Imagem do filme 'The Axiom', de Nicholas Woods |
Curiosamente, eles são incapazes de se comunicar quando têm informações vitais para a sobrevivência do grupo. Inclusive a protagonista McKenzie, que se esquece de dizer aos amigos que eles estariam arriscando suas vidas durante a viagem. Falando na protagonista, ela passa a maioria do filme passeando na floresta com um short que estranhamente fica mais curto toda vez que o diretor a filma de perto.
Esse recurso digno das produções B oitentistas de Roger Corman me fez pensar que talvez The Axiom funcionasse melhor se o diretor abraçasse a tosqueira com mais frequência.
Nota: 3.9/10
Título original: The Axiom.
Gênero: Terror, ficção científica.
Produção: 2018.
Lançamento: 2018.
Pais: Estados Unidos.
Duração: 1 h 38 min.
Roteiro: Nicholas Woods.
Direção: Nicholas Woods.
Elenco: Hattie Smith, Zac Titus, Nicole Dambro, Michael Peter Harrison, Taylor Flowers, William Kircher, Aaron Berjohn, DeJean Brown, Brandon Burtis, Chase Cargill, Marshall Fox, Maria Granberg.