Terror sobrenatural é o filme de estreia do diretor e roteirista Samuel Galli
Imagem do filme 'Mal Nosso', de Samuel Galli |
O filme de estreia do diretor e roteirista Samuel Galli acompanha Arthur (Ademir Esteves), um homem que leva uma vida aparentemente tranquila ao lado da filha Michele (Luara Pepita), que está prestes a completar 20 anos. Mas Arthur esconde um lado sombrio. E isso fica claro nos primeiros minutos, quando ele recorre à deep web para solicitar os serviços de Charles (Ricardo Casella), um serial killer que também atua como assassino de aluguel.
O motivo pelo qual Charles foi contratado só será (parcialmente) revelado depois de cerca de 40 minutos. Mas Galli aproveita muito bem esse tempo para entregar os momentos mais impactantes do filme. Trilha sonora e fotografia caminham em harmonia para criar uma atmosfera de mistério crescente. Cenas de violência explícita surgem na tela de vez em quando. E ganham um realismo perturbador graças ao ótimo trabalho de maquiagem de Rodrigo Aragão.
O filme funciona muito bem como um thriller de assassinato. Coloca um pé no torture porn. E surpreende ao se transformar em um terror sobrenatural com direito a aparições fantasmagóricas medonhas, uma possessão bizarra e sangrenta e até uma entidade demoníaca com visual deliciosamente old school.
As comparações com O Sexto Sentido são inevitáveis, principalmente quando o filme se concentra nos flashbacks sobre a adolescência de Arthur. Mas há também muitos elementos do cinema de terror oriental. Aliás, por mais de uma vez a direção de Galli me trouxe agradáveis lembranças do trabalho de Danny Pang e Oxide Chun Pang no ótimo The Eye: A Herança, de 2002. O elenco não entrega atuações grandiosas. Mas o trabalho também não chega a incomodar.
Imagem do filme 'Mal Nosso', de Samuel Galli |
É claro que nem tudo em Mal Nosso funcionou para mim. Acabei não comprando a idéia da ligação entre Arthur e a pequena Michelle. Achei que as duas cenas ambientadas no circo deixaram o filme um pouco arrastado. E como bom apreciador de finais medonhos, obviamente não gostei do rumo sentimental que a história tomou. Ainda assim, o diretor fecha sua obra de maneira satisfatória.
Para quem gosta de reviravoltas, Mal Nosso tem duas. A última delas não chegou a me surpreender. Mas tudo bem, já que a anterior, que separa o primeiro do segundo ato, foi suficientemente ousada e perturbadora para me deixar chocado o filme inteiro.
_______________
O melhor: História imprevisível, cenas sangrentas e ótimos efeitos práticos.
O pior: Perde um pouco o ritmo na reta final.
Título original: Mal Nosso.
Gênero: Terror.
Produção: 2017.
Lançamento: 2019.
Pais: Brasil.
Duração: 92 minutos.
Roteiro: Samuel Galli.
Direção: Samuel Galli.
Elenco: Fernando Cardoso, Ricardo Casella, Luara Pepita, Gabriela Grecco, Thais Prates, Reinaldo Colmanetti, Walderrama Dos Santos, Ademir Esteves, Maria Galves, Maria Clara Gonçalves, Antony Mello, Sonia Moreno, Maysa Pettes, William Salles, Nicole Silva.
Tags
Criticas