Retro Review | A Sedução do Mal (Embrace of the Vampire, 1995)

Alyssa Milano interpreta jovem atormentada por vampiro no drama de terror da diretora Anne Goursaud

Alyssa Milano e Martin Kemp em imagem do filme 'A Sedução do Mal' (1995), de Anne Goursaud

Por Ed Walter

Também conhecido com o subtítulo 'Os Diários de Nosferatu', Sedução do Mal é o filme de estreia da diretora Anne Goursaud, que mais tarde realizaria Instinto Sedutor (1996) e 9 1/2 Semanas de Amor 2 (1997). O longa é estrelado por Alyssa Milano, do sitcom Who's the Boss? e da série Jovens Bruxas. O forte apelo sexual da produção e o fato da atriz protagonizar várias cenas de nudez ajudaram Sedução do Mal a atingir o status de de cult.

Milano interpreta Charlotte, uma adolescente tímida que foi educada em uma escola católica e agora está ingressando na universidade. Às vésperas de completar 18 anos, a protagonista começa a ter sonhos estranhos, onde é visitada por um homem misterioso, que também atormenta seus pensamentos e faz com que ela tenha desejos proibidos. Charlotte descobrirá que esse homem é um vampiro. E ele quer se alimentar de seu sangue puro para alcançar a imortalidade.


Alyssa Milano, Rachel True e Jordan Ladd em imagem do filme 'A Sedução do Mal' (1995), de Anne Goursaud

Embora una elementos da mitologia dos vampiros e das lendas dos incubus e succubus, o filme não se aprofunda muito nesses assuntos. O roteiro é simples, bobinho até. A montagem e edição são ocasionalmente confusas. Mas isso é algo intencional, que permite que o público compartilhe de parte da experiência da protagonista: conforme os sonhos se intensificam e Charlotte começa a ceder a seus desejos, fica cada vez mais difícil distinguir o que é ou não real.

Milano manda bem no papel da heroína confusa, que precisa lidar não apenas com as investidas do vampiro inconveniente: o namorado Chris (Harrison Pruett) e a amiga lésbica Sarah (Charlotte Lewis) também querem abraçá-la. E aquele cara da festa também. Rachel True interpreta a amiga boazinha, Nicole. Jordan Ladd faz a amiga não tão boazinha assim, Eliza. Mas Charlotte é a única personagem que ganha um certo desenvolvimento do roteiro.


Alyssa Milano em imagem do filme 'A Sedução do Mal' (1995), de Anne Goursaud

Como thriller erótico, o filme tem seus atrativos. Como terror, nem tanto. O melhor momento acontece no início, quando um personagem é atacado por três vampiras na floresta. A cena é bem parecida com aquela em que Jonathan Harker (Keanu Reeves) é visitado pelas noivas de Drácula, no ótimo Drácula de Bram Stoker. Não por coincidência, a diretora Anne Goursaud trabalhou no departamento de edição do filme de Coppola.

O vampiro interpretado pelo guitarrista do Spandau Ballet, Martin Kemp, é do tipo apaixonado e mimizento. Está mais interessado em filosofar do que em tocar o terror. Tudo bem que perturbar nossa heroína durante o sono já o eleva a um alto patamar de vilanice. Mas quando precisa aterrorizar outras vítimas, ele não convence muito. Soltar raios pelas mãos não faz com que ele ganhe pontos de credibilidade. Já se transformar em Jennifer Tilly é um poder que até eu gostaria de ter.


Alyssa Milano e Harold Pruett em imagem do filme 'A Sedução do Mal' (1995), de Anne Goursaud

Com um pouco de boa vontade, é possível assumir que a presença sobrenatural do vampiro seja uma alegoria para os desejos reprimidos da protagonista. Ou para sua determinação em não ceder a eles. Ou ambos. Pensei nessas e em outras possibilidades. Mas no fim, cheguei à conclusão de que a premissa é apenas uma desculpa para mostrar Alyssa Milano sem roupa mesmo.

Nota: 5

Título original: Embrace of the Vampire.
Gênero: Drama, suspense, terror.
Produção: 1995.
Lançamento: 1995.
Pais: Estados Unidos.
Duração: 93 minutos.
Roteiro: Halle Eaton, Nicole Coady e Rick Bitzelberger.
Direção: Anne Goursaud.
Elenco: Alyssa Milano, Martin Kemp, Rebecca Ferratti, Glori Gold, Seana Ryan, Sabrina Allen, Harold Pruett, Jennifer Tilly, Rachel True, Jordan Ladd, Robbin Julien, Christopher Utesch, Charlotte Lewis, David Portlock, Gregg Vance.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem