Crítica | Pequenos Monstros (Little Monsters, 2019)

Lupita Nyong'o e Alexander England precisam proteger um grupo de crianças durante um apocalípse zumbi, na comédia romântica de terror do diretor Abe Forsythe

Alexander England e Lupita Nyong'o em imagem do filme 'Pequenos Monstros', de Abe Forsythe
Alexander England e Lupita Nyong'o em imagem do filme 'Pequenos Monstros', de Abe Forsythe

Por Ed Walter

Pequenos Monstros é o novo trabalho do diretor australiano Abe Forsythe, responsável por Ned (2003) e Down Under (2016). Ele também assina o roteiro do longa-metragem, uma comédia romântica temperada com humor grosseiro e um pouco de inocência, e ambientada bem no centro do bom e velho apocalípse zumbi.

Alexander England interpreta Dave, um cantor falido que se voluntaria para acompanhar uma excursão da turma do jardim de infância de seu sobrinho. O trabalho de Dave é ajudar a cuidar da criançada durante sua visita a uma fazendinha de animais na Austrália. Mas ele está é de olho na doce professora Caroline (Lupita Nyong'o), por quem se apaixonou desde a primeira vez que viu.

$ads={2}

Os planos de Dave são complicados pela presença de Teddy McGiggle (Josh Gad), a personalidade de programas infantis mais famosa do mundo, que também passa a disputar a atenção da professora. Essa, por sua vez, só quer saber de cuidar das crianças, tocar ukulele e cantar Taylor Swift. E o que nenhum deles esperava era que a excursão fosse interrompida por um apocalípse zumbi. Será que Dave vai alcançar o coração de Caroline? Ou os mortos-vivos vão chegar lá primeiro?


Imagem do filme 'Pequenos Monstros', de Abe Forsythe
Imagem do filme 'Pequenos Monstros', de Abe Forsythe

Pequenos Monstros joga na tela quase todos os elementos clássicos de um filme de zumbis, incluindo muitas mordidas, tiros certeiros e a indispensável presença do exército. O visual das criaturas é muito bem trabalhado. E além da ótima maquiagem, rola uma quantidade generosa de sangue falso. O roteiro não se aprofunda muito na origem da epidemia, mas oferece o suficiente para que tiremos nossas próprias conclusões. E às vezes até fornece pistas que indicam que não é a primeira vez que esse tipo de acidente acontece, o que torna o universo do filme curioso.

Quando se concentra no relacionamento entre os personagens, o filme funciona melhor ainda. O romance flui naturalmente. Há um bom trabalho no desenvolvimento de todos os personagens. E há muito humor, que quase sempre se apoia em extremos. Às vezes o filme é tão politicamente incorreto que chega a causar constrangimento. Às vezes ele é tão fofinho que chega a partir o coração. Mas mesmo quando é grosseiro ou infantil demais, é difícil não rir.

Alexander England (Alien: Covenant) está muito bem como Dave, um sujeito cheio de defeitos que começa o filme como um típico perdedor, mas encontra na companhia de Caroline e das crianças o elemento que faltava para que entenda as responsabilidades da vida adulta. Josh Gad (Assassinato no Expresso do Oriente) está hilário como o apresentador infantil, responsável pela maior quantidade de palavrões do filme. E o elenco infantil dá um show à parte, com destaque para Diesel La Torraca, que interpreta o sobrinho Felix e entrega uma das melhores homenagens a Darth Vader que eu já vi.


Lupita Nyong'o em imagem do filme 'Pequenos Monstros', de Abe Forsythe
Lupita Nyong'o em imagem do filme 'Pequenos Monstros', de Abe Forsythe

Mas quem rouba o show em Pequenos Monstros é Lupita Nyong'o (Nós) que esbanja doçura no papel da professora que está disposta a tudo para proteger seus alunos. As tentativas de Caroline em impedir que as crianças percebam que estão no meio de um apocalipse zumbi geram alguns momentos hilários, entre eles uma alegre caminhada no meio da horda de mortos-vivos, ao som da música infantil 'Old MacDonald Had a Farm'.

Mesmo com a pequena queda no ritmo no último ato, Pequenos Monstros assegura seu lugar na lista de filmes de zumbis mais divertidos dos últimos anos.

_______________

O melhor: É bizarro, divertido e emocionante.
O pior: Tem uma pequena queda no ritmo no último ato.

Título original: Little Monsters.
Gênero: Comédia, romance, terror.
Produção: 2019.
Lançamento: 2019.
Pais: Reino Unido, Austrália, Estados Unidos.
Duração: 93 minutos.
Roteiro: Abe Forsythe.
Direção: Abe Forsythe.
Elenco: Lupita Nyong'o, Alexander England, Josh Gad, Nadia Townsend, Kat Stewart, Stephen Peacocke, Diesel La Torraca, Henry Nixon, Marshall Napier, Saskia Burmeister, Rahel Romahn, Talayna Moana Nikora, Felix Williamson, Lucia Pang, Ava Caryofyllis.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem