Lupita Nyong'o e Winston Duke são aterrorizados por clones malignos no novo filme do diretor e roteirista Jordan Peele
Lupita Nyong'o como Adelaide, Evan Alex como Jason e Shahadi Wright Joseph como Zora em imagem do filme 'Nós', de Jordan Peele | ©Universal Pictures International
Depois de entregar o aclamado Corra!, Jordan Peele retorna com um filme de terror sobre uma família aterrorizada por versões malignas deles mesmos. Nós reúne nomes como Lupita Nyong'o (Pequenos Monstros), Winston Duke (Pantera Negra) e Elisabeth Moss (série The Handmaid's Tale). É um filme curioso, repleto de camadas, mas assim como fez em Corra!, o diretor toma o cuidado de entregar diversão mesmo para quem não tem paciência para se aprofundar nelas.
Nyong'o e Duke estrelam como Adelaide e Gabe Wilson, um casal que viaja com os filhos para uma casa de praia em Santa Cruz, no litoral da Califórnia. Adelaide já esteve lá quando era criança, e tem lembranças ruins do lugar. Seu trauma de infância se junta à sensação de que algo ruim está prestes a acontecer. Seus medos se concretizam quando a casa é atacada por quatro invasores que, na verdade, são cópias malignas dela e de sua família.
Imagem do filme 'Nós', de Jordan Peele | ©Universal Pictures International
Se em Corra! os elementos de terror ganham força apenas no último ato, em Nós as coisas ficam medonhas bem rápido. Peele aproveita a estranheza da premissa para criar situações tensas. Os confrontos são bem filmados e a sensação de ameaça é constante, mesmo que a maioria das cenas de violência aconteça fora da tela.
Lupita Nyong'o dá seu costumeiro show como Adelaide e também brilha como sua doppelgänger bizarra. A batalha final é empolgante, e provavelmente você vai até se esquecer que é a mesma atriz interpretando duas personagens. O Gabe de Winston Duke é carismático. Os atores mirins Evan Alex e Shahadi Wright Joseph mandam muito bem como as crianças Jason e Zora, que têm um papel importante na trama. A participação de Elisabeth Moss é menor, mas a sequência de terror ambientada em sua casa está entre as melhores do filme.
Lupita Nyong'o como Adelaide em imagem do filme 'Nós', de Jordan Peele | ©Universal Pictures International
Algo que me incomodou em Nós é o excesso de alívio cômico. Isso não foi um problema no filme anterior de Peele, provavelmente porque o personagem responsável pelas piadinhas não estava diretamente envolvido na ação. Aqui o humor atrapalha, e acaba quebrando a tensão de algumas cenas.
Eu esperava que o roteiro se aprofundasse um pouco mais na mitologia dos doppelgängers, que acaba deixando mais dúvidas do que respostas. E preciso confessar que, de tanto procurar por potenciais reviravoltas, acabei descobrindo um dos segredos do filme antes da hora, o que diminuiu um pouco o impacto da revelação final. Mas tudo bem. Há outras surpresas interessantes que fazem o filme valer a pena.
Nota: 6.8/10
Título original: Us.
Gênero: Terror.
Produção: 2019.
Lançamento: 2019.
Pais: Estados Unidos, Japão, China.
Duração: 116 minutos.
Roteiro: Jordan Peele.
Direção: Jordan Peele.
Elenco: Lupita Nyong'o, Winston Duke, Elisabeth Moss, Tim Heidecker, Shahadi Wright Joseph, Evan Alex, Yahya Abdul-Mateen II, Anna Diop, Cali Sheldon, Noelle Sheldon, Madison Curry, Ashley McKoy, Napiera Groves, Lon Gowan, Alan Frazier.