Retro Review | Entrevista com o Vampiro (Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles, 1994)

Neil Jordan dirige a adaptação do romance de Anne Rice, estrelada por Brad Pitt, Tom Cruise e Kirsten Dunst

Brad Pitt em imagem do filme 'Entrevista com o Vampiro', de Neil Jordan

Entrevista com o Vampiro é a adaptação para as telas do primeiro livro da coleção As Crônicas Vampirescas, da escritora norte-americana Anne Rice. A própria Rice assina o roteiro do filme dirigido por Neil Jordan, realizador de obras como A Companhia dos Lobos e Obsessão.

Christian Slater interpreta Malloy, um jornalista que vaga pelas ruas de San Francisco em busca de pessoas "interessantes" para entrevistar. Ele acaba encontrando a pessoa mais interessante de todas: Louis de Pointe du Lac (Brad Pitt), um vampiro com mais de 200 anos de idade, que se dispõe a contar sua história marcada por traições cruéis, extrema solidão e, é claro, muitas mordidas.

Tom Cruise e Brad Pitt em imagem do filme 'Entrevista com o Vampiro', de Neil Jordan

O relato nos transporta para a Nova Orleans do final do século 19. Acompanhamos a transformação de Louis, seus primeiros passos como um vampiro e sua batalha para resistir ao "presente das trevas" oferecido por seu criador — o sedutor vampiro Lestat de Lioncourt, interpretado por Tom Cruise. A certa altura, entra em cena a pequena Claudia (Kirsten Dunst), que irá botar fogo na relação já complicada dos dois.

A trama é fragmentada e o filme tem mais de duas horas de duração, mas Jordan entrega uma obra incrivelmente fluída. O trabalho de arte providencia figurinos precisos e cenários vivos, que retratam perfeitamente a jornada de Louis através dos séculos. A maquiagem e os efeitos especiais são muito bem cuidados. E a trilha sonora (indicada ao Oscar) de Elliot Goldenthal completa o espetáculo, criando a atmosfera ideal para nos manter completamente imersos no conto sangrento.

Kirsten Dunst em imagem do filme 'Entrevista com o Vampiro', de Neil Jordan

Não gosto de vampiros mimizentos, mas é difícil não se render ao drama de Louis. Ponto para o roteiro de Rice, que cria situações sombrias e fascinantes. E para Pitt, que entrega uma atuação intensa. Cruise oferece a dose exata de humor-negro e sensualidade no papel de Lestat, que se diverte tocando o terror em todo mundo. E Dunst não fica atrás: a atriz, então com 12 anos, transforma a furiosa, vingativa e sanguinária Claudia na personagem mais complexa e marcante do filme.

Antonio Banderas faz uma ótima participação no papel do melancólico vampiro Armand. E Stephen Rea está no mínimo divertido como o vilão Santiago. O arco dos dois também gera um dos momentos mais incômodos do filme: a memorável peça teatral onde vampiros fingem ser humanos interpretando vampiros, enquanto o público aplaude um assassinato que acredita ser de mentira. Apesar das notáveis diferenças em relação ao material original, Entrevista com o Vampiro é uma ótima adaptação. E um dos melhores filmes do gênero.

Nota: 8

Título original: Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles.
Gênero: Terror.
Produção: 1994.
Lançamento: 1994.
Pais: Estados Unidos.
Duração: 123 minutos.
Roteiro: Anne Rice.
Direção: Neil Jordan.
Elenco: Brad Pitt, Tom Cruise, Kirsten Dunst, Antonio Banderas, Christian Slater, Stephen Rea, Thandie Newton, Nathalie Bloch-Lainé, Sara Stockbridge, Domiziana Giordano, Katia Caballero, Louis Lewis-Smith.
 

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem