Crítica | Uma Obsessão Desconhecida (Significant Other, 2022)

Maika Monroe e Jake Lacy interpretam casal participando de caminhada infernal em 'Uma Obsessão Desconhecida', o surpreendente terror sci-fi dirigido por Dan Berk e Robert Olsen


Maika Monroe como Ruth no filme 'Uma Obsessão Desconhecida', de Dan Berk e Robert Olsen. Foto: ©Paramount+
Maika Monroe como Ruth no filme 'Uma Obsessão Desconhecida', de Dan Berk e Robert Olsen. Foto: ©Paramount+


Nova aposta da Paramount+, Uma Obsessão Desconhecida é uma ficção científica de terror sobre um casal que presencia eventos sinistros durante uma caminhada. É o novo longa-metragem de Dan Berk e Robert Olsen, mesmos realizadores do divertido suspense O Corpo. Uma Obsessão Desconhecida também é o segundo filme estrelado pela talentosa Maika Monroe (Corrente do Mal) lançado este ano. O primeiro foi o suspense Watcher, da diretora Chloe Okuno. Monroe divide a tela com Jake Lacy, visto recentemente no drama biográfico Apresentando os Ricardos.

Conhecemos Ruth (Monroe) e Harry (Lacy) a caminho de uma área florestal no Noroeste do Pacífico, onde planejam fazer uma caminhada. Fica claro que essa é uma das paixões de Harry, e algo que ele já fez várias vezes. Ruth parece feliz por estar com o companheiro, mas se mostra um pouco hesitante em participar de uma aventura para a qual não foi treinada. Os motivos de sua ansiedade silenciosa são revelados gradualmente. Ou pelo menos parte deles, pois Berk e Olsen deixam algumas lacunas e incentivam o espectador a preenchê-las.

PUBLICIDADE

O casal não sabe, mas algo sinistro os aguarda na floresta. Já o espectador, sabe, pois a ameaça é estabelecida já na cena de abertura. Essa cena é curiosa, pois resgata um dos clichês mais recorrentes da ficção científica B, presente especialmente em filmes das décadas de 50 e 80. Ao mesmo tempo, os cortes bruscos e a maneira tímida como tudo é filmado passa uma vibe de filme de arte moderno. Essa sensação aumenta nos próximos 40 minutos, dedicados a construir o relacionamento de Ruth e Harry.

Jake Lacy e Maika Monroe como Harry e Ruth no filme 'Uma Obsessão Desconhecida', de Dan Berk e Robert Olsen. Foto: ©Paramount+
Jake Lacy e Maika Monroe como Harry e Ruth no filme 'Uma Obsessão Desconhecida', de Dan Berk e Robert Olsen. Foto: ©Paramount+


A boa notícia é que Uma Obsessão Desconhecida está repleto de diálogos bem construídos, os diretores confiam no talento de Monroe e Lacy para deixá-los ainda mais interessantes, e os atores cumprem seu papel com louvor. Você ficará provavelmente encantado com a química desse casal. No meu caso, me encantei poucos segundos após conhecê-los, mas confesso que 'Day After Day', do Badfinger, que toca no rádio do carro que os transporta, influenciou bastante na minha paixão instantânea.

PUBLICIDADE

Falando nas músicas, elas são muito bem escolhidas. O design de som e a trilha sonora minimalista são igualmente efetivos. A direção aproveita ao máximo o cenário da floresta nublada, bela e  misteriosa, para criar sequências de lapsos de tempo e transições criativas. Ocasionalmente, o afeto genuíno de Ruth e Harry dá lugar a uma certa tensão, que aumenta quando novos personagens (e uma aliança de noivado) entram em cena.

Maika Monroe como Ruth no filme 'Uma Obsessão Desconhecida', de Dan Berk e Robert Olsen. Foto: ©Paramount+
Maika Monroe como Ruth no filme 'Uma Obsessão Desconhecida', de Dan Berk e Robert Olsen. Foto: ©Paramount+


Uma reviravolta vertiginosamente surpreendente na metade final leva Uma Obsessão Desconhecida para um terreno completamente novo. O clima de ficção científica B presente na cena de abertura retorna com força, só que desta vez os diretores fazem questão de não cobri-lo com um manto de seriedade. Ok, o filme continua coeso e rico em subtextos. Mas também se torna agressivamente divertido, de uma maneira que eu realmente não esperava ver.

PUBLICIDADE

Falar mais sobre a história ou sobre as homenagens que os diretores fazem a clássicos do gênero seria spoiler. O que posso dizer é que a estrutura é semelhante à de delícias recentes como O Ritual, Eli, Maligno e o queridinho dos críticos em 2022, Noites Brutais. Se você assistiu a esses filmes, terá uma ideia do que esperar. Se não assistiu, fica a dica que, assim como eles, Uma Obsessão Desconhecida vale muito uma espiada.

Nota: 7.2/10

Título Original: Significant Other.
Gênero: Ficção científica, mistério, terror.
Produção: 2022.
Lançamento: 2022.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 24 min.
Roteiro: Dan Berk, Robert Olsen.
Direção: Dan Berk, Robert Olsen.
Elenco: Maika Monroe, Jake Lacy, Matthew Yang King, Dana Green, Loudon McCleery, Teal Sherer, Marcella Lentz-Pope, Andrew Morgado.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem