Isabelle Huppert interpreta stalker que aterroriza a personagem de Chloë Grace Moretz em 'Obsessão', do diretor Neil Jordan
Isabelle Huppert e Chloë Grace Moretz como Greta e Frances no filme 'Obsessão', de Neil Jordan | © Focus Features |
Após entregar delícias como A Companhia dos Lobos e Entrevista com o Vampiro, o diretor Neil Jordan retorna com Obsessão, suspense que reúne Chloë Grace Moretz (Deixe-Me Entrar), Maika Monroe (Corrente do Mal) e a sempre maravilhosa Isabelle Huppert (Elle). O filme revisita uma espécie de sub-gênero do cinema de terror e suspense muito popular nos anos 80 e 90, sobre pessoas ingênuas que iniciam amizades com estranhos e, tarde demais, descobrem que estão lidando com stalkers.
Moretz interpreta Frances, uma jovem que se mudou de Boston para Nova York, onde divide um apartamento estiloso com sua amiga rica Erika (Monroe). Boazinha como ela só, Frances decide devolver uma bolsa que encontrou no metrô e acaba fazendo amizade com sua proprietária, Greta (Huppert), uma professora de piano que perdeu o marido recentemente. É claro que Greta tem intenções sombrias, e a estadia de nossa heroína em Nova York será muito desagradável.
PUBLICIDADE
O relacionamento das duas evolui bem rápido. A obsessão também. Quando menos esperamos, Frances já está se escondendo pelos cantos, enquanto Greta aciona o modo de insanidade e atualiza algumas regras que filmes como Atração Fatal e Mulher Solteira Procura foram ótimos em estabelecer. Entupir o celular da vítima com mensagens de texto substitui as ligações telefônicas ininterruptas que os vilões faziam no passado. Já ficar pagando de stalker na calçada ao lado parece não ter saído de moda.
Maika Monroe e Chloë Grace Moretz como Erika e Frances no filme 'Obsessão', de Neil Jordan | © Focus Features |
Huppert entrega uma vilã afetada, que não vê problema em fazer barracos em restaurantes, cuspir chicletes em cabelos alheios ou recorrer a medidas mais extremas para alcançar seus objetivos. Às vezes ela exagera, como naquela cena da dancinha. Mas na maior parte do tempo, sua atuação diverte. O passado e as motivações de Greta não ficam muito claros. Quando ficam, não fazem muito sentido. Mas sinceramente, penso que essas explicações nem eram necessárias.
PUBLICIDADE
A protagonista de Moretz não se cansa de tomar decisões idiotas, e parece ser desprovida de senso de auto-preservação. A de Monroe funciona como uma espécie de manifestação dos pensamentos do público, constantemente alertando sua colega de apartamento sobre os perigos de ultrapassar os limites da ingenuidade. Curiosamente, ela própria protagoniza uma cena deliciosamente ridícula, ao tentar fugir de Greta em uma rua lotada de gente.
Chloë Grace Moretz e Isabelle Huppert como Frances e Greta no filme 'Obsessão', de Neil Jordan | © Focus Features |
No fundo, tanto Neil Jordan quanto seu co-roteirista Ray Wright (Caso 39) parecem estar se divertindo, brincando com clichês do gênero sem se importar em sacrificar parte do realismo de seu filme no processo. Encare Obsessão como uma homenagem conscientemente extravagante aos filmes de stalkers, e você vai se divertir também. Tente levá-lo muito a sério, e há uma boa chance de que se decepcione.
Nota: 6/10
Título original: Greta.
Gênero: Suspense, terror.
Produção: 2018.
Lançamento: 2019.
Pais: Estados Unidos, Irlanda.
Duração: 98 minutos.
Roteiro: Ray Wright, Neil Jordan.
Direção: Neil Jordan.
Elenco: Isabelle Huppert, Chloë Grace Moretz, Maika Monroe, Colm Feore, Stephen Rea, Zawe Ashton, Jeff Hiller, Thaddeus Daniels, Raven Dauda.