Jovens ficam presos em milharal assombrado no terror 'Espantalho', do diretor e roteirista Brett Simmons
Wes Chatham como Brian no filme 'Espantalho', de Brett Simmons | © 2011 After Dark Films |
Antes de dirigir o divertido slasher Você Pode Ser o Assassino, o californiano Brett Simmons entregou Espantalho, um filme de terror arrepiante sobre um grupo de jovens que precisa enfrentar uma força maligna que habita um milharal. O longa da produtora e distribuidora de filmes independentes After Dark é um remake de A Maldição dos Espantalhos (1988), de William Wesley, mas também resgata alguns elementos de um curta-metragem que o próprio Simmons dirigiu em 2005.
Espantalho acompanha cinco amigos viajando juntos para passar alguns dias juntos perto de um lago. Um acidente os deixa isolados em uma estrada rural remota, nos limites de um milharal. Coisas terríveis começam a acontecer no momento em que eles atravessam a imensidão verde para buscar ajuda em uma fazenda próxima. A situação fica definitivamente desesperadora quando eles percebem que retornar para a estrada será uma tarefa quase impossível.
PUBLICIDADE
Os espantalhos espalhados pelo milharal, a casa de fazenda abandonada e os corvos, sempre observando as ações dos personagens, criam um cenário ameaçador e claustrofóbico. A sensação de perigo iminente começa quando os personagens entram no milharal, e se mantém até a última cena. Achei o visual das cenas diurnas um pouco enjoativos. Mas felizmente há poucas cenas diurnas, e quando a noite cai, o trabalho de iluminação proporciona ótimas imagens.
Tammin Sursok como Natalie no filme 'Espantalho', de Brett Simmons | © 2011 After Dark Films |
Os efeitos práticos são competentes, garantindo credibilidade às várias cenas medonhas que marcam a jornada dos jovens desesperados. Embora não sejam tão explícitas quanto as do filme original, as mortes apresentadas em Espantalhos são suficientemente sangrentas para abalar os nervos do público acostumado com a pegada mais higienizada presente nos filmes de terror sobrenaturais atuais.
PUBLICIDADE
O diretor faz um bom trabalho com a câmera. Os jump scares, inacreditavelmente, funcionam muito bem. Os momentos de tensão são bem trabalhados, especialmente aqueles ambientados no milharal assombrado. Minha cena favorita envolve justamente uma tentativa de fuga alucinada e um veículo preso no meio da plantação. Mas tudo que gira em torno de uma certa máquina de costura também me deixou com os nervos à flor da pele.
C.J. Thomason como Chris no filme 'Espantalho', de Brett Simmons | © 2011 After Dark Films |
O roteiro, também assinado por Brett Simmons, entrega uma boa quantidade de mistérios, que acabam enriquecendo a mitologia em torno da ameaça sobrenatural. Seus ataques seguem algumas regras interessantes, que o público vai identificando gradualmente. Ocasionalmente os personagens tomam decisões sem pé nem cabeça e ignoram detalhes que poderiam ajudá-los a escapar de uma morte horrível. Mas na maior parte do tempo eles reagem relativamente bem às situações de perigo.
C.J. Thomason lidera o grupo de protagonistas como Chris, que embarca na viagem infernal ao lado Brian (Wes Chatham) e sua namorada Natalie (Tammin Sursok), além dos amigos Scott (Devon Graye) e Johnny (Ben Easter). Como o roteiro brinca com alguns clichês de filmes de terror, dificilmente você conseguirá adivinhar quem vai sobreviver no final. Espantalho é um pesadelo assustador, que parece ficar melhor a cada ano que passa.
Nota: 8/10
Título original: Husk.
Gênero: Terror.
Produção: 2011.
Lançamento: 2011.
País: Estados Unidos.
Duração: 1h 23m.
Roteiro: Brett Simmons.
Direção: Brett Simmons.
Elenco: Devon Graye, Wes Chatham, C.J. Thomason, Tammin Sursok, Ben Easter, Josh Skipworth, Nick Toussaint, Michael Cornelison, Aaron Harpold, Candice Rose.