Crítica | Impetigore (Perempuan Tanah Jahanam, 2019)

Tara Basro e Marissa Anita interpretam melhores amigas investigando mistérios sombrios no novo filme do diretor de 'Os Escravos de Satanás', Joko Anwar


Tara Basro em imagem do filme de terror 'Impetigore', de Joko Anwar

O diretor indonésio Joko Anwar chamou a atenção de fãs de terror com seu remake do cult oitentista de Sisworo Gautama Putra, Os Escravos de Satanás, de 2017. Ele se arriscou no terreno dos super-heróis em 2019, com Gundala. E agora volta a trilhar caminhos sombrios com Impetigore, filme que mistura elementos clássicos de terror com pitadas da história e cultura de seu país.

Tara Basro e Marissa Anita estrelam como Maya e Dini, duas melhores amigas que tentam a sorte na cidade grande. Quebradas até falar chega, elas encontram uma luz no fim do túnel quando Maya começa a desconfiar que seus pais falecidos eram ricos e que ela pode ser a única herdeira da enorme casa que possuíam. As duas viajam para a vila javanesa remota onde Maya nasceu. Não demoram para encontrar a casa. Mas também encontram muitos problemas.

$ads={1}

Impetigore começa com uma sequência eletrizante, ambientada em um pedágio. O diretor puxa o freio de mão depois disso, mas não a ponto de deixar o filme cansativo. Eu realmente me diverti com as protagonistas, que posam de estudantes universitárias para bisbilhotar os residentes desconfiados. Dini serve como alívio cômico. Maya encarna a garota assustada, que vê crianças que podem ou não ser fantasmas vagando pela noite escura.

Imagem do filme de terror 'Impetigore', de Joko Anwar

Anwar faz um ótimo trabalho desenvolvendo a atmosfera ameaçadora que permeia cada cena. O cenário rural é lindo e assustador. Mas não tanto quanto a tal casa dos pais de Maya — uma construção caindo aos pedaços que proporciona o ambiente perfeito para uma história de terror sobrenatural. Ao contrário do que o título internacional sugere, Impetigore não é um banho de sangue. Mas o diretor entrega várias cenas de violência e um momento particularmente horrível envolvendo uma das descobertas de Maya.

$ads={2}

O ponto fraco de Impetigore está em seu último ato, quando o diretor revela todos os segredos através de uma série de flashbacks. Ao invés de amarrar as pontas soltas, o recurso acaba evidenciando muitas inconsistências que, até então, não chegavam a incomodar. Além disso, ele desacelera bastante as coisas, justamente quando a tensão deveria atingir seu pico. Esses escorregões não tiram os méritos do filme. Mas somado ao final excessivamente dramático e ao epílogo brega e desnecessário, certamente compromete bastante a experiência.

Nota: 6

Título original: Perempuan Tanah Jahanam.
Gênero: Terror, drama, mistério.
Produção: 2019.
Lançamento: 2019.
País: Indonésia, Coréia do Sul.
Duração: 106 minutos.
Roteiro: Joko Anwar.
Direção: Joko Anwar.
Elenco: Tara Basro, Ario Bayu, Marissa Anita, Christine Hakim, Asmara Abigail, Kiki Narendra, Zidni Hakim, Faradina Mufti, Abdurrahman Arif, Muhammad Abe Baasyin, Mursiyanto, Ahmad Ramadhan, Aura Agna, Sindris Ogiska G., Devona Queeny.


Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem