Retro Review | Lenda Urbana (Urban Legend, 1998)

Estudantes são caçados por assassino misterioso no slasher 'Lenda Urbana', do diretor Jamie Blanks

Alicia Witt e Rebecca Gayheart em imagem do filme 'Lenda Urbana', de Jamie Blanks
Alicia Witt e Rebecca Gayheart em imagem do filme 'Lenda Urbana', de Jamie Blanks


Um assassino misterioso aterroriza os estudantes de uma universidade remota neste slasher dirigido pelo realizador de O Dia do Terror, Jamie Blanks. Lenda Urbana é um slasher da geração pós-Pânico, o que significa que ele descarta ou tenta subverter a maioria das regras estabelecidas em filmes como Halloween e Sexta-Feira 13. Para compensar a ausência dos clichês divertidos, o roteiro se debruça sobre o mistério em torno da identidade do vilão, providenciando personagens suspeitos e pistas falsas para confundir o espectador.

O cenário é a universidade fictícia de Pendleton, em Melbourne, New Hampshire, conhecida por uma lenda urbana sobre um professor de psicologia que assassinou seis estudantes, 25 anos atrás. Quando coisas estranhas começam a acontecer, a estudante Natalie (Alicia Witt, da série Orange is the New Black) é a primeira a suspeitar que há outro assassino no campus. Como esse é um slasher, nem é preciso dizer que ela está certa.

$ads={1}

Enquanto Natalie investiga o caso, o público precisa solucionar mistérios ainda mais complexos, como descobrir porque aquele senhor supôs que seria seguro fugir em linha reta na frente de um carro em movimento, como o assassino conseguiu pendurar aquele cara na árvore, e porque aquela moça em fuga entrou no elevador e foi para o terceiro andar, ao invés de ir para o térreo e abandonar o edifício.

Jared Leto em imagem do filme 'Lenda Urbana', de Jamie Blanks
Jared Leto em imagem do filme 'Lenda Urbana', de Jamie Blanks


O último parágrafo pode fazer parte dos leitores ficarem com um pé atrás com Lenda Urbana, mas o roteiro de Silvio Horta encontra uma boa desculpa para justificar esse descompromisso com a lógica: no final, fica implícito que os eventos que presenciamos foram narrados por uma pessoa que apenas replicou, sem ter testemunhado os fatos, e que seu relato pode ter sido exagerado. Basicamente, é assim que as lendas urbanas se proliferam no mundo real. Acabei comprando a ideia, e as inconsistências deixaram de ser um problema para se tornar um charme a mais para o filme.

$ads={2}

O elenco tem muitos nomes conhecidos. Além de Alicia Witt, temos Michael Rosenbaum (série Smallville) como seu amigo Parker, e Jared Leto (Esquadrão Suicida) como um repórter que ajuda a protagonista a desvendar os mistérios da Universidade Pendleton. Isso sem contar as participações especiais, que incluem a scream queen Danielle Harris (Prisioneiros do Mal) como uma garota gótica, e o icônico Robert Englund (A Hora do Pesadelo) como um professor que se torna um dos principais suspeitos dos crimes.

Michael Rosenbaum e Tara Reid em imagem do filme 'Lenda Urbana', de Jamie Blanks
Michael Rosenbaum e Tara Reid em imagem do filme 'Lenda Urbana', de Jamie Blanks


Lenda Urbana foi filmado na mesma universidade que serviu de cenário para A Noite das Brincadeiras Mortais (1986), e o diretor aproveita bem o ambiente para criar uma atmosfera sombria. Já as cenas de suspense não funcionam tão bem. As cenas de violência, menos ainda. Na verdade, à exceção do último ato, quando a identidade do assassino é revelada e os confrontos se intensificam, a maioria das mortes acontece fora da tela.

Ainda assim, gostei da confronto com Sasha, interpretada por Tara Reid (Art of the Dead), embora continue sem entender aquele lance do elevador. Também amei a sequência de abertura, porque... bem, porque não tem como não amar uma cena que mostra uma garota dirigindo sozinha em uma noite chuvosa enquanto ouve uma fita K7 da Bonnie Tyler. E se a cena tem a participação de Brad Dourif, o cara que faz a voz de Chucky na franquia Brinquedo Assassino, então, nem se fala.

Nota: 5.7/10

Título original: Urban Legend.
Gênero: Terror.
Produção: 1998.
Lançamento: 1998.
País: Estados Unidos, Canadá.
Duração: 99 minutos.
Roteiro: Silvio Horta.
Direção: Jamie Blanks.
Elenco: Alicia Witt, Jared Leto, Rebecca Gayheart, Michael Rosenbaum, Loretta Devine, Joshua Jackson, Tara Reid, John Neville, Julian Richings, Robert Englund, Danielle Harris, Natasha Gregson, Gord Martineau, Kay Hawtrey, Angela Vint.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem