Crítica | Violência Aleatória (Random Acts of Violence, 2019)

A vida imita a arte e a arte imita a vida no slasher 'Violência Aleatória' do diretor e co-roteirista Jay Baruchel; Jesse Williams e Jordana Brewster estrelam o filme


Imagem do filme 'Violência Aleatória'
Imagem do filme 'Violência Aleatória', de Jay Baruchel


Jay Baruchel estreou na direção de longas-metragens em 2017 com Os Brutamontes 2: O Último dos Executores, uma comédia ambientada no mundo dos esportes. Agora ele passeia por caminhos muito mais sombrios com Violência Aleatória, slasher estrelado por Jesse Williams (O Segredo da Cabana) e Jordana Brewster (Prova Final), onde a arte imita a vida e a vida imita a arte.

Adaptação da graphic novel de Justin Gray e Jimmy Palmiotti, o longa segue Todd Walker (Williams), um escritor de olhos arregalados que alcançou o sucesso com 'Slasherman', revista em quadrinhos ultra-violenta baseada em uma série de assassinatos reais (no universo do filme) ocorridos no final dos anos 80 e início dos anos 90. O assassino nunca foi capturado. E a revista de Walker se tornou um fenômeno de vendas.

PUBLICIDADE

O filme começa com o escritor passando por uma fase de bloqueio criativo, justamente quando se prepara para escrever o último número da revista. Walker está fazendo um tour na cidade onde ocorreram os assassinatos. Só que ao invés de inspiração, o que ele encontra é uma nova matança. Será que o verdadeiro Slasherman está de volta depois de tantos anos? Ou um fã enlouquecido se inspirou em seus quadrinhos para aterrorizar a cidade?

Jordana Brewster e Jesse Williams em imagem do filme 'Violência Aleatória'
Jordana Brewster e Jesse Williams em imagem do filme 'Violência Aleatória', de Jay Baruchel


Baruchel e seu co-roteirista Jesse Chabot aproveitam a premissa para falar sobre os efeitos da violência na mídia sobre a população em geral e vice-e-versa, mas evitam tomar partido na discussão. Apenas jogam a batata quente para o alto e deixam para o espectador a tarefa de julgar os personagens. Os melhores argumentos surgem através da diferença de opiniões entre Todd, que se apropriou de uma tragédia em prol do entretenimento, e sua namorada Kathy (Brewster), que está escrevendo um livro a partir da perspectiva das vítimas do Slasherman.

PUBLICIDADE

Já quando precisa espalhar corpos pelo chão, Baruchel não é nada tímido. O filme é um verdadeiro soco no estômago em matéria de violência. E não é aquela violência estilizada presente em muitos filmes de terror. São cenas cruas, brutais e revoltantes, que causam desconforto. E considerando que assisto filmes slashers quase toda semana e não costumo me impressionar com a maioria deles, é seguro dizer que a obra impiedosa de Baruchel tem potencial para chocar muita gente.

Imagem do filme 'Violência Aleatória'
Imagem do filme 'Violência Aleatória', de Jay Baruchel


Não posso dizer que morri de amores pelo visual do filme, marcado por uma iluminação surreal que varia entre o verde e o vermelho. Nem pelos personagens, que além de Todd e Kathy incluem a assistente Aurora (Niamh Wilson, de Mapas para as Estrelas) e o editor Ezra, interpretado pelo próprio Baruchel. Mas como eu estava com os nervos à flor da pele após presenciar as atrocidades do vilão, acabei torcendo bastante para que sobrevivessem.

Violência Aleatória termina de maneira um pouco anticlimática e a revelação final expõe alguns furos do roteiro. Mas com certeza o filme está acima da média das produções do gênero.

Nota: 6.5/10

Título original: Random Acts of Violence.
Gênero: Terror.
Produção: 2019.
Lançamento: 2020.
País: Estados Unidos.
Duração: 80 minutos.
Roteiro: Jay Baruchel, Jesse Chabot.
Direção: Jay Baruchel.
Elenco: Jesse Williams, Jordana Brewster, Jay Baruchel, Simon Northwood, Niamh Wilson, Isaiah Rockcliffe, Clark Backo, Victoria Snow, Eric Osborne, Nia Roam, Aviva Mongillo, Wade MacNeil, Amir Sám Nakhjavani, Kyle Gatehouse, Mark Andrada.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem